30/03/16

Tretinoína : elimina acne, rugas e manchas

Tretinoína (ou ácido retinoico), é um derivado natural da vitamina A (ou Retinol). Ácido retinoico é mais forte na sua acção do que Retinol, o Retinol podemos encontrar em muitos cosméticos a venda (combate as rugas e celulite). Tretinoína é um dos recursos mais amplamente utilizados no tratamento da acne, do envelhecimento e das manchas escuras provocadas pelo sol. Tem um efeito fantástico como esfoliante e potencia a renovação celular, aumenta a produção de colagenio e melhora a circulação sanguínea.

Tretinoína estimula a mitose das células, promove a renovação das células da epiderme, seca e elimina a pele superficial, desta forma forma-se uma nova camada da pele com aspecto mais uniforme e mais saudável por baixo. Essa renovação consegue eliminar comedões existentes e dificulta sua aparição, os comedões esses são responsáveis pela acne. Também reduz a actividade da bacteria P. acnes responsável pela acne.

Tretinoína ao eliminar as camadas superficiais da pele consegue reduzir as manchas, provoca dispersão mais uniforme dos grânulos de melanina ou até o seu desaparecimento total. Tretinoína além de tratar a acne, manchas e rugas também melhora a condição geral da pele.

Tretinoína e as suas acções:
  • eficaz no tratamento da acne vulgar leve ou moderada, sendo eficaz no tratamento de lesões inflamatórias e não-inflamatórias
  • reduz a oleosidade
  • reduz a actividade da bactéria P. acnes
  • reduz pontos negros
  • reduz poros dilatados
  • faz um peeling ligeiro a moderado da pele
  • promove a esfoliação de pele, ajuda a estimular o crescimento de novas células da derme, melhorando o brilho e a textura geral da pele
  • ajudar a reparar os efeitos nocivos do sol na pele como manchas de idade e sardas leves
  • reorganiza as fibras de colagénio. 
  • rugas finas e linhas de expressão
  • melhora o grão da pele
  • reduz ou elimina cicatrizes ou estrias
  • prepara a pele para alguns procedimentos, tais como cirurgias faciais e terapias com laser
  • agente antipsoriásico eficaz
É geralmente usado em concentrações de 0.1 a 1%, e a sua acção é lenta. No caso da acne consegue notar resultados no primeiro mês, enquanto nos casos mais profundos como rugas e estrias pode demorar ate 6 meses.


KETREL

O KETREL é um creme à base de Tretinoína (ou Ácido retinóico), concentreçao 0.5%.
Preço PVP 2,89

Aplicação: 
Ketrel
Comece por limpar a sua cara com um produto de limpeza suave e seque bem a pele antes de aplicar o Ketrel. Os cremes à base de tretinoína devem ser aplicados distante dos olhos, da boca, dos ângulos do nariz e das membranas mucosas em geral. A frequência da aplicação normalmente é indicada pelo dermatologista, o mais habitual é aplicar dia sim, dia não. Deixar o creme actuar durante a noite e retirar de manha com agua.

Como viram Ketrel é um dos produtos topo no tratamento da acne, a maior dificuldade
é que bastante agressivo e maioria das pessoas acaba por desistir porque seca muito a pele e começa a descamar imenso. Para isso tem de espaçar as aplicações e utilizar um bom creme reparador ou hidratante todos os dias, pode optar por exemplo pelo Bepanthene ou Halibut creme.

Da primeira vez recomendo deixar passar 3-4 dias ate voltar aplicar o produto, é o tempo suficiente para ver qual é a reacção da sua pele. O segredo é aplicar o mínimo possível, basta uma fina camada para fazer efeito.

Nas primeiras semanas a sua pele ainda esta a habituar-se ao creme e vai escamar mais do que o normal, e é muito provável que vai achar que o aspecto da pele em geral e das borbulhas esta a piorar, é normal porque os poros foram abertos e toda a sujidade esta a ser expulsa. È um tratamento bastante longo e é preciso ter paciência e continuar para notar diferenças, só ao fim de um mês começa a notar melhorias realmente visíveis. Não é recomendado a continuação da aplicação na presença de irritação cutânea.

Pode utilizar Ketrel para fazer uma esfoliaçao pontual, ajuda a limpar a pele e permite melhor penetração dos cremes da sua rotina diária.

MUITO importante: Tretinoína é fotosensibilizante, por isso tem obrigatoriamente usar protector solar 50+ durante o dia. Se não fizer isso pode queimar a pele e piorar o seu aspecto, porque a pele esta fragilizada e é mais fácil o sol provocar danos. Recomenda-se fazer este tratamento só no inverno ou nas alturas em que não há sol, evitar no verão!

Não usar no caso da gravidez e aleitamento

Tretinoína também pode ser encontrada nos produtos com nome comercial : Locacid , Retin-A.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

34 comentários:

  1. Olá!!! Eu já há uns anos que uso o ketrel, mas nesta passada semana descobri o epiduo. Será que podia fazer um post acerca do epiduo e do seu preço? É que gostaria de ter a opinião de um profissional médico antes de fazer a compra. Será que é melhor que o ketrel?
    Muitíssimo obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Hello,

    Great blog! Informative post on Tretinoin :)

    I will be in Portugal on holidays next month, could you tell me please if you can purchase Ketrel without a prescription, over the counter? And is it really only €2.89? This is SO cheap! :D

    Thanks!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. yes, it's really cheap. You can buy without a prescription , although some pharmacies may ask , try another pharmacy in this case.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Eu trabalho de noite. Acha melhor por creme de dia quando for dormir ou posso usar à noite sntes de ir trabalhar e depois maquilhar me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que será melhor colocar o creme antes de dormir, assim a sua acção não é alterada pela maquilhagem.

      Eliminar
  4. É bom para as estrias?

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! É possível comprar sem receita?

    ResponderEliminar
  6. Obrigado

    Foi uma grande ajuda

    Visita: http://padaandluda.com/

    ResponderEliminar
  7. Eu alguns dias e não coloquei protetor solar, mas também não estive exposta ao sol, será que foi muito mau??? Estou sempre dentro de um escritório mas não sei se é por agora ter noção do que fiz tenho a sensação que a minha pele ficou manchada :'(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só uma impressão, para as manchas aparecerem são precisos anos de acumulação de raios UV.

      Eliminar
  8. Boa tarde.
    Já uso o Ketrel vai fazer dois meses e uso todos os dias.No principio ficou muito seca e escamou.Usei o halibut por uns tempos e agora já não tenho esse problema.Até agora não vejo nenhuma diferença nas rugas instaladas. Será que vou ter algum resultado?. Terei que esperar mais tempo? Durante o dia uso um creme hidratante da nivea e o protector solar 50.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As rugas são atenuadas ao longo do tempo, mas não se pode esperar que desaparecem completamente. Experimente juntar algum creme anti-rugas para potenciar o efeito de ambos.

      Eliminar
  9. Boa noite.
    Comecei a usar o Ketrel há alguns dias e suspendi um creme anti manchas que usava habitualmente. Uso o Ketrel sobretudo devido às manchas. A minha questão é se devo continuar o "Eucerin - Even Brighter" ou se o suspendo. Receio efeitos nocivos já que o Ketrel tem uma ação muito, muito forte na pele. Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelas dicas! Também já uso!

    Visita: http://padaandluda.com/

    ResponderEliminar
  11. Bom dia para efeitos anti aging e combater flacides e rugas posso usar o ketrel com o serum skin structure da filorga que contem ácido hiauloronico? Em que frequeencia o ketrel e posso misturar os dois? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, comprei hoje o Ketrel para iniciar o tratamento. Tenho a pele seca e costumo fazer depilação a cera no buço e queixo. Devo parar com esse procedimento ou haverá alternativa? Obrigada.


    ResponderEliminar
  13. Mudei meu anticoncepcional, e estou tendo muita acne, miha pele está ultra oleosa, e a médica passou o acido tretinoina, faz mais de um mês que estou usando, comecei com 0,01% agora estou 0,02% e não estou obtendo resultado, continua surgindo mais e mais acnes. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia consultar um dermatologista, acne é muito complicado de tratar e precisa de ajuda de um profissional. Tretinoina é bom, mas pode ser preciso juntar algum outro creme ou mudar de tratamento.

      Eliminar
  14. Moro no Brasil, como faço p comprar???

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, como sei a concentração que devo usar?

    ResponderEliminar
  16. boa tarde
    quando fala em 'membranas mucosas em geral' refere-se a quê? (desculpe, mas não percebi). Tenho gastrite autoimune, há alguma contra-indicação? O creme é bom para atenuar as estrias da gravidez? Grata pela atenção :)

    ResponderEliminar
  17. apareceu me uma manchinha branca debaixo da lingua fui a um especialista na matéria e ele para alem de me dizer que nao tem nada a ver com cancer receitou-me ketrel creme e mandou-me aplicar sobre a dita mancha será que posso mesmo aplicar o creme no interior da boca?
    anónimo

    ResponderEliminar
  18. Olá boa noite. A minha filha tem 17 anos e a dermatoligista receitou-lhe o ketrel para as estrias que ela tem nas nadegas e são muitas... Ela aplica diariamente, só que entretanto (está a aplicar à cerca de 1 mês) começaram a aparecer umas pequeninas manchas redondas brancas na pele, umas maiores que outras e algumas parecem pigmentos, tipo pontinhos. Não sei muito bem se ela deva parar com o tratamento e vá novamente à dermatologista ou se é normal... Obrigada, cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite. Posso usar o ketrel a noite e de dia o creme ultra da la roche posay antes do protetor? Ou n é suficientemente hidratante? Obrigada

    ResponderEliminar
  20. ola tudo bem?? tenho muitos problemas com acne manchas na cara e a pele eh bastante sensivel o que m aconcelha a usar? a tritinuina ou a clinic em solucao.. e devido a acne tenho algunhs buraquinhos.. o que faco??

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde,

    O ketrel "corta" o efeito da pilula contraceptiva?

    Obrigada, Catarina

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    Boas dicas, gostei de ler seu artigo
    Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Bom dia para potenciar o ketrel é necessário adicionar vitamina A/E

    ResponderEliminar
  24. Olá. Gostaria de saber se posso aplicar o Ketrel nas costas?

    ResponderEliminar
  25. Bom dia :) Pode-se usar o Ketrel depois do creme hidratante ou tem de ser aplicado directamente na pele depois da limpeza?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é directamente na pele limpa, se não esta a diluir o efeito do Ketrel e pode nem notar o efeito.

      Eliminar
  26. Olá boa noite gostava de saber se o creme ketrel vai ter bons resultados nos meus grânulos fordyce? Como ouvi um documentário sobre estes grânulos que aparecem devido a nossa alteração hormonal. Comecei a reparar que tenho no meu lábio superior e no meu pênis. Dizem que o ácido tretinóina está nesta composição deste creme é verdade? Será que vou ter bons resultados? ou vou ter que usar outro creme ?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...