30/10/16

Zentel: desparasitação interna

Zentel é o medicamento mais conhecido em Portugal para fazer desparasitação interna tanto nos adultos como nas crianças. Com muita boa eficácia e a rapidez de acção.
Zentel: desparasitação interna

Zentel tem como princípio activo o albendazol na dose de 400 mg por comprimido (toma única). Este fármaco tem uma acção anti-helmíntica, devido à inibição da polimerização da tubulina que consequentemente reduz o seu aporte energético para níveis insuficientes à sua sobrevivência (não permite a entrada da glucose). O Zentel inicialmente imobiliza e seguidamente mata os helmintas suscetíveis.

O Zentel para tratamento com dose baixa e de curta duração está indicado na terapêutica de infestações intestinais simples ou mistas causadas pelos seguintes helmintas/protozoários:
  • Ascaris lumbricoides (Lombrigas)
  • Trichuris trichiura (Tricocéfalos)
  • Enterobius vermicularis (Oxiúros)
  • Ancylostoma duodenale e Necator americanus (Ancilóstomo)
  • Hymenolepsis nana e Taenia spp (Ténias)
  • Strongyloides stercolaris (Verme do Túnel)
  • Opistorchis viverrini e Clonorchis sinensis
  • Giardia lamblia Giardia em crianças
  • Larva migrans cutânea
O Zentel também é utilizado para tratamento com dose elevada e de longa duração das helmintíases sistémicas, neste caso tem de ser diagnosticado pelo medico e o tratamento é acompanhado pelas analises clínicas, especialmente por causa dos efeitos que pode provocar no fígado. Nos casos de toma única não costuma haver reacções adversas, nem qualquer sintomas.

Zentel é contraindicado durante a gravidez. As mulheres em risco de engravidar deverão utilizar um método contracetivo eficaz durante e até um mês após o tratamento. Zentel não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva.

Adultos e crianças com pelo menos 2 anos: toma única de 1 comprimido, pode ser tomado com ou após a refeição, ou em jejum. Se passado 3 semanas a eliminação de parasitas não for bem sucedida pode repetir o tratamento.

Em caso das crianças utiliza-se Zentel 20 mg/ml Suspensão oral que é um frasquinho pequeno, toma única também. Crianças de 1 a 2 anos de idade tem de tomar 10 ml em toma única (metade do frasco).


É frequente utilizar Zentel como medida profilática, toma se uma dose por ano só para prevenir (normalmente no outono os médicos tem tendência a prescrever mais). Nos casos em que lida com animais, crianças, não ingere comida bem cozinhada ou não tem hábitos de higiene suficientes recomenda se fazer profilaxia. Nos outros casos não há necessidade para tal, mas é uma escolha pessoal.

Preço do Zentel, 400 mg x 1 comp: € 4,24 (tem comparticipação com receita medica).

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

28 comentários:

  1. Olá pessoal estou gravida de 23 semanas e a minha medica prescreveu-me o Zentel para desparazitar. Será que devo tomar sem colocar a minha gestação em risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem parasitas neste momento?
      Acho que devia pedir uma segunda opinião a outra medica antes de tomar.

      Eliminar
  2. Boa noite
    O meu pequeno tem dois anos e meio como devo dar o zenitel?
    Na farmácia mandaram dar metade do frasco e daqui a 15 dias o restante mas no folheto não dão essa indicação, ele pesa 14550kg.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde o meu filho tem 5 anos, se li bem é para lhe administrar o frasco completo(20ml)? É será melhor em jejum após as refeições antes de deitar? Obrigada. JM


    ResponderEliminar
  4. Boa Noite, receitaram-me Zentel 400Mg, tomagem de um único comprimido, é suficiente para eliminar os oxiuros? quanto tempo para desaparecer a comichão?

    ResponderEliminar
  5. 0 MEU NETO TEM UM ECZEMA DITO ATOPICO QUE SE DESENVOLVWU À CERCA DE TRES ANOS DEPOOIS DE, NA ESCOLA, TER SIDO SUJEITO A "BULLING" DURANTE PELO MENOS DOIS ANOS. NESTE MOMENTO FAZ TRATAMENTO QUE MELHORA E PIORA CONFORME O SEU ESTADO IMOCIONAL E GOSTARIA DE SABER DA SUA PARTE A OPINIÃO SOBRE A TOMA DE UM DESPARASITANTE NATURAL OU QUIMICO QUE O AJUDASSE A LIBERTAR-SE DE TANTA COMICHÃO QUE LHE CAUSA CHAFGAS E PETECAS POR TODO O CORPO. MUITO OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  6. Sem querer abri um frasco de zentel mas não o administrei a minha filha e mantive-o no frigorifíco será que lhe posso dar agora? Esta dentro da validade. Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Tomei no sábado, quarta-feira seguinte, tive desinteria, já vai uma semana e não passa. Será normal este sintoma?

    ResponderEliminar
  8. Tomei ontem Zentel e hoje continuam saindo imensas lombrigas nas minhas fezes. Quanto tempo para fazer efeito o remedio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente só amanha, em principio o que esta a sair já esta morto.

      Eliminar
    2. E se saírem vivas? Já tomamos dois comprimidos em dois dias e hoje vi vivos no coco da minha menina. É normal?

      Eliminar
  9. Olá estou amamentando, raramente sinto dores de barriga mas notei que mas minhas fezes sairam uns bichinhos brancos enquanto adulta n me lembro de desparasitar posso tomar o zentel, e de quando a quanto tmpo o adulto tm q disparasitar?

    ResponderEliminar
  10. Estou que nem posso com as lombrigas tomei zentel hoje mais ainda tenho comichão é normal

    ResponderEliminar
  11. Em Portugal, é necessário apresentar prescricao medica para poder comprar albendazol??? Mt obrigada

    ResponderEliminar
  12. O meu filho tem 4anos dois em dois meses tem lombrigas o dou-lhe o zentel,agora pergunto isto e normal? Não faz mal dar tanto zentel ao meu filho no espaço tão curto de uma toma para a outra? E referido ainda lhe dou o reforço ao fim dos 15dias depois??!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fale com o medico, pode não estar a funcionar ou então pode precisas de tomar varias embalagens seguidas.

      Eliminar
  13. Qual melhor horário para tomar o comprimido.?

    ResponderEliminar
  14. Tive várias vezes lombrigas há alguns últimos, tomei sempre zentel e fez efeito ainda que por vezes reaparecessem passado algum tempo.
    Há cerca de dois anos que não tinha nada mas hoje senti a impressão/comichão que já conheço e vi uma lombriga viva nas fezes. Verifiquei que tinha zentel em casa mas fora de prazo (terminou o prazo a 10/2018) mas como fico muito desconfortável com a situação e por receio de esperar e agravar acabei por tomar o que tinha, fora da validade, há instantes. Terei feito mal?
    Entretanto consegui um comprimido dentro do prazo e tomei (passado umas horas de ter tomado o fora do prazo).
    Será que me fará mal? Receio que o comprimido fora do prazo possa comprometer o efeito do comprimido dentro do prazo ou que me faça mal visto que acabei por tomar os dois no mesmo dia, há instantes. Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, tomei zentel 400mg e não sabia que estava grávida na altura (3 semanas) na farmácia não me avisaram que só podia tomar na primeira semana do ciclo ou após teste de gravidez. Quais são os possíveis efeitos no feto? Que análises é exames devo fazer para saber se causou alguma malformação ao feto. Estou em pânico pois estou com 5 semanas e só tenho consulta daqui a 15 dias.devo ir às urgências?

    ResponderEliminar
  16. Olá. A minha filha tomou zentel. 2 horas após a toma vomitou. Será que tenho que repetir lhe a toma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio 2 horas são suficientes para absorver o medicamento.

      Eliminar
  17. Pode se dar a cães ,em comprimidos para vão de 35kg qual seria a dose ?

    ResponderEliminar
  18. Tomei zenetel à dois dias e ainda não fui à casa de banho, será normal

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...