02/03/16

Irritações e gretas nos lábios vaginais, como tratar ?

Irritações e cortes / fissuras / gretas nos lábios vaginais podem aparecer de repente e são bastante desconfortáveis. Normalmente aparecem devido a:
  • relações sexuais mais bruscos
  • secura vaginal
  • uso de pensos diários e durante a menstuação
  • infecções vaginais podem irritar a pele e a mucosa a volta da vagina
  • irritação após depilação
  • cortes com gillete
  • higiene não adequada
  • alergia a material da roupa interior, frequente com a roupa sintética

Para fazer tratamento começa com a higiene intima adequada com sabão de pH neutro ou produto especifico de higiene intima, não deve lavar-se mais do que 2 vezes por dia com estes produtos para evitar irritar ainda mais a pele. Se precisar refrescar-se durante o dia utiliza só a agua morna.

Depois da higiene intima pode aplicar pomada regeneradora para fazer barreira entre a pele e tecido /penso. As pomadas também criam uma barreira para prevenir que o xixi entre em contacto com a pele, urina aumenta irritação se a pele não estiver sã. As pomadas utilizadas neste caso são as mesmas que são usadas na muda de fralda: Lauroderme, Mitosyl, Halibut. As três tem na sua composição Vitaminas que ajudam na regeneração da pele e Óxido de Zinco (acção protectora, calmante, adstringente e antisséptica). Aplicar uma fina camada da pomada depois de fazer a higiene diária, pode voltar a aplicar durante o dia se achar necessário.

Avène Cicalfate, é uma opção menos económica mas muitas vezes recomendada pelos dermatologistas. Possui propriedades suavizantes e anti-irritantes, acção reparadora e acção antibacteriana, formando uma película protectora sobre a pele.

Outra boa opção é Bepanthen (pomada ou creme), regenera e hidrata muito bem a pele embora não forma uma camada protectora como as pomada com Óxido de Zinco. Pode usar a noite antes de dormir, se não estiver muito irritado de manha já sente um alivio notável. Bepanthen também é utilizado como calmante a seguir a fazer depilação para evitar a irritação da pele.

Se tiver cortes nos lábios vaginais ou irritação devido a infecção vaginal recomenda-se abster-se de relações sexuais durante uns dias para a ferida ter tempo de cicatrizar completamente. Para prevenir futuros cortes poderá usar lubrificante.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

47 comentários:

  1. mesmo muito obrigada pelas dicas. vou imediatamente proceder com o tratamento usando Lauroderme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve resultado?!
      Quak era seu Porblema. Preciso de ajuda

      Eliminar
  2. Antes de ontem, acordei com uma imensa vontade de fazer xixi. Fui para o banheiro. Ao comecar a urinar, senti como se tivessem passando giletes na minha vagina. E percebi que estou ferida. Completamente ferida. Ao redor do clitoris, nos labios inferiores e nos maiores tbm. Nao entendo porque estou assim. Nem agua eu suporto o contato. Choro ao fazer xixi. Dói demais. Sou virgem, e realmente queria saber pq isso aconteceu. ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TB queria muito saber o pq disso, eestou com as MSM coisas e tb sou virgem

      Eliminar
    2. Como pode ler no meu post há vários motivos para ficar com irritação, sexo é um deles, mas nem quer a mais frequente.

      Eliminar
    3. Eu sofro sempre com isso.Rodo ano nessa época de muito calor e baixa humildade.A minha região vaginal é muito quente e tenho até bolhas.geralmente uso um óleo ou a bapantol baby mesmo é sempre funciona.Piora com a depilação então quando for se depilar nesse clima,cuidado.

      Eliminar
    4. Tópico maravilhoso ...tudo muito bem explicado. ..estava louca achando que contraí alguma doença e no final das contas era fissura vaginal usei a ponada citada acima e graças a Deus estou melhor ...

      Eliminar
  3. Bem do lado do lábios grandes e os pelos dá minha vagina apareceu um risco tipo q a pele rebentou um corte e arde muito o q deve ser? Já pensei em doença venéreas o q devo passar?

    ResponderEliminar
  4. Ja desde a 1 semana prai que tinha cortes a volta da vagina, doia-me imenso ao fazer xixi e nao tolerava a agua. Fui deitando umas pomadas e hoje reparei que ja nao tenho os cortes mas continuo com imensa comichao na zona, com a pele toda vermelha, seca e a escamar! Deitei vaselina porque como ja tinha deitado outras pomadas e nao resolveram o problema de vez tenho medo de fazer pior, fiz mal ??

    ResponderEliminar
  5. iso de anticoncepcinal pode acabar afetando a lubrificacao?...mes passado tomava o anticoncepcional diane 35 agr esse mes passei para tamisa 30 e nn tenho libido e acabei criando fissuras, sera q o anticoncepcional pode causar isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola nao sei se resolveu seu problema,mais estava assim tambem ...o medico disse que rrs por causa do anticoncepcional..estou usando estrogenio! Mais com indicacao medica

      Eliminar
  6. Não consigui acha nenhuma dessas pomadas ,aonde eu encontro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra
      Bepantol ou Bepantriz ou outras quê substitua, é a mesma pomada para assaduras de bebê.

      Eliminar
  7. Boa noite!
    Já faz algum tempo que eu estava com fissura vaginal, tive problemas com ressecamento e durante a relação mal lubrificada, ficou essa fissura. Comecei passeando pomada ginecoligica e durante 2 dias a fissura fecha, mas toda relação ela abria novamente. Já estou nessa já nem sei quanto tempo, acho que mais de um ano. Procurei vários fóruns sobre isso, dicas, pomadas e não achava a solução, e muita gente reclamando da mesma coisa. Até que achei um vídeo de uma mulher dando a dica de uma pomada chamada CETRILAN, comprei a pomada e comecei passando sempre após o banho no local que costuma fissurar e em uma semana que estou usando consegui ter 2 relações sediais sem a fissura abrir, estou bastante esperançosa. Vou continuar usando, ela serve pra assadura e para fortalecer a pele onde está fraca.
    Espero com essa dica ajudar alguém da mesma forma que fui ajudada!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fissura se fechou totalmente?

      Eliminar
    2. Me diz se vc conseguiu se livrar do problema totalmente. Já estou a 5 meses nessa, n sei mais o que fazer.

      Eliminar
  8. Oi
    Após uma relação sexual sem lubrificante em 2 posições desconfortáveis um lado do meu labio vaginal fissurou ou cortou então já estava me sentindo incomodada ate então mesmo fissurada tive mais 2 relações sexuais e piorou tipo formou uma enorme bola tampando ate onde entra o pênis sera que é uma inflamação? DOI demais não consigo nem andar e muito menos ter relação isso nunca tinha acontecido antes acredito que foi a posição que machucou mais a falta de lubricação 😑

    ResponderEliminar
  9. Cetocort ou emiscort tem otimo resultado 2 ou 3 dias. Vao de 20 a 30 reais.

    ResponderEliminar
  10. Depois de um tratamento com varios antibióticos fortes tive candidiase tomei remédio e usei varias pomadas varginais mas agora acho que estou com fissuras nos labios da vargina pq se eu tiver relação arde imensamente é terrível o que vc me aconselha passa pq agora a doutora passou pra mim e meu marido tomarmos fluconazol um comprimido durante quatro semanas e estou passando uma pomada com óxido de zinco onde tem as fissuras por favor me ajude pois ja não sei o que fazer.obg

    ResponderEliminar
  11. Hoje fiz o Papanicolau e a enfermeira disse q estou com uma pequena ferida no lábio maior da minha vagina. Será o q e. Ja sou casada e tenho uma filha...
    E já apareceu outras vezes mas sempre uma e some.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi jessica também estou sofrendo com isso já usei varia pomada e comprimidos é nada. Vi varios post com pomada para afta tipo triancilona avenida vou ver se tenho algum resultado.

      Eliminar
    2. Isso tbm acontece cmg fica tipo uma semana e o corte some

      Eliminar
  12. Estava sofrendo com assaduras e cortes, e um dos cortes doía bastante quando ia fazer xixi. Fui na farmácia procurar uma pomada urgente pq a dor é enorme, aí me passaram uma pomada que vem escrito NISTATINA+ ÓXIDO DE ZINCO.Ela previne e trata assadurasobre e já trata dos cortes também. Em mim teve alívio rápido.

    ResponderEliminar
  13. Estou com uma ferida nos grandes labios vaginais uma em cada lado, fiz exames e estava com infecção vaginal e depois de um tempo essas fisuras apareceram, tava usando a pomada nistatina mas não adiantou, quero uma pomada que sare essa ferida de vez, comprei a clotomazol mas estou com medo de usar pois comprei sem pergunta ao médico, você pode me ajuda dizendo alguma coisa que eu possa fazer para essa ferida desaparecer de vez? Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Olá, estou com uma ferida nos lábios menores com presença de sangue após uma quase relação sexual sem lubrificação. Ao urinar senti muita dor e o incômodo continua. As recomendações são as mesmas?

    ResponderEliminar
  15. Olá boa noite, estou com um dos pequenos labios muito inchado e dolorido, queria saber se alguém pode me dá uma dica pra aliviar.

    ResponderEliminar
  16. ola! ja tem tres semanas que estou com uma ferida em um lado do labio menor da vagina, passei bepantriz parece que fez foi piorar a ferida, e quando vou vou fazer xixi doi bastante, gostaria que vcs me ajudasse?

    ResponderEliminar
  17. Estou com (acho que um corte) corte na quela partezinha que eh abertinha abaixo do clitóris e estar muito vermelha, doi muito quando eu tomo banho, nem consigo tocar direito, quando sento que o tecido da calcinha toca doi que só as vezes ate quando eu ando, as vezes coça bastante (acho que deve estar cicatrizando (não sei direito) incomoda basta, isso foi após quando tive relação (oral) sangrou pouco, ja tem 5 dias que estou assim e nada, estava passando uma pomada de assadura/queimadura mas não to tendo resultado, me ajuda por favor!

    ResponderEliminar
  18. Olá meus lábios vacinal está com uns machucado pois de uma coceira e eu coceir e formou este machucado como eu fasso pra curar

    ResponderEliminar
  19. O penis do meu marido tambem raxa,e agora tambem estou estou com o mesmo problema,encomoda muito,e nao sei o que fazer.tenho medo que seja slgo grave.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser herpes genital que vocês tenham. Não tem cura.. Vai e volta sempre. Mas o medico pode dar medicação para aliviar os sintomas. Mas o melhor é procurar o médico.

      Eliminar
  20. Já faz uns 5 dias que estou com uns caroços nos lábios da vagina e dói muito coça muito,fico com dificuldade pra andar direito e quando vou fazer xixi arde de mais,que pomada devo passar pra secar rapido?

    ResponderEliminar
  21. Do nada apareceu fissuras vaginais. O q pode ser a causa? A unica coisa diferente q fiz, foi ficar muito tempo sentada. Isso pode ser o motivo?

    ResponderEliminar
  22. Tive relação depois de 15 dias sem, e machucou mt minha vagina, estou bem esfolada e sofro muito pr fazer xixi, nao entendo porque eu estava muito lubtificada. Será fungos ou algo do tipo

    ResponderEliminar
  23. A nestatina é boa to com um corte perto da vagina dou muito a hora q vou urina entao quero saber se nestatina é boa

    ResponderEliminar
  24. Estou com uma ferida no labio vaginal, e doo muito ainda mais anoite,ja passei Cetocort indicado pelo farmacêutico mais nada adiantou oq devo fazer

    ResponderEliminar
  25. Boa noite. Estou com um ferimento na vagina. Minha dra receitou uma pomada mais logo percebi que nao houve resultados. Vi em outros sites que nistatina tbm é recomendável para ferimentos na vagina. Entre essas três pomadas: nistatina,bepanthen e lauroderme qual é a mais recomendável para ferimentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nistatina não adiantou de nada, o que está me aliviando é xylocaina e aciclovir. To querendo uma que feche os cortes mais rápidos, pois sinto que ta passando mais tá demorando.

      Eliminar
  26. Boa noite.
    Há 5 dias atrás tive relação sexual com meu namorado, por ter sido mais brusco e ele não ter cortado a unha, me cortou. Na hora não senti nada,só vimos a quantidade de sangue. Como isso (de eu sangram por algum corte) já tinha acontecido e só ficava incômodo um pouco mas parava, continuamos a relação mesmo com o sangue. Acabou, tomei banho, limpei tudo e coloquei um absorvente. Como das outras vezes, sangrou um pouco e incomodou, mas passou. 3 dias depois começou a arder e doer muito, ontem doía quando encostava e hoje arde MUITO quando urino. Não sei o que passar, mal consigo ver o corte e saber onde realmente dói. Estava passando nebacetin,mas não ajudou (a pomada sempre me salvou). Não sei mais o que fazer e sinto muita dor.

    ResponderEliminar
  27. Olha ja faz um tempo que eu nao tenho relaçao sexual.E nasceu uma feridas bem feias na minha vagina! Oque devo fazer...?

    ResponderEliminar
  28. Faz 1 semana que estou com caroço na vagina, perto do clitóris e na parte da entrada do canal vaginal, doi demais, principalmente para fazer xixi, pois com o contato da urina é quase insuportável, fui ao médico ginecologista que me examinou e diagnósticou candidiase, porém meu corrimento esta com coloração meio esverdeada, estou passando a pomada para dormir porém não está fazendo efeito nenhum, tomei fluconazol também via oral, mais Até o momento não vejo melhoras, esta quase impossível de andar , usar calças , trabalhar e principalmente fazer xixi .. oque sera que pode ser? Oque posso passar para curar esses caroços que não cricattizam .

    ResponderEliminar
  29. Eu sempre estou assim por causa da depilação quando vou fazer acabo que me cortando e justamente o clitóris dessa vez é muito doloroso ter ferimentos vaginais

    ResponderEliminar
  30. Tomem muito cuidado também com o parceiro de vocês, quando eles vão tocar na vagina as vezes acaba machucando por está com a unha grande 🤦 e acaba que não sentimos dor na hora só depois. Então e bom sempre toma cuidado com isso!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...