11/06/16

Monuril no tratamento da infecção urinária

Infecção urinária é um problema muito comum, especialmente nas mulheres. Infecção pode ser causada por varias bactérias ( bactérias da flora intestinal ou vaginal) e pode atingir regiões diferentes do sistema urinário. Em mulheres costuma atingir a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite). Nos homens as bactérias podem alojar-se na próstata, nos testículos e nos rins.

Sintomas da infecção urinária:
  • dor na bexiga (sente um peso em baixo da barriga)
  • dor e ardência ao urinar
  • dificuldade para iniciar a micção
  • urgência miccional
  • vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades
  • urina com mau odor e coloração alterada
  • hematúria (urina com sangue) em certos casos
  • dor na lombar e febre (sinais de pielonefrite)
Pode ter infecção, mas sem sintomas, que é detectada nos exames da rotina. Maior parte das infecções nem precisa do tratamento, melhora passado alguns dias.

As infecções urinárias são tratadas com antibióticos. Recomenda-se fazer um exame a urina para saber qual é o tipo da bactéria que tem e depois tratar com antibiótico certo.

Durante a infecção urinária e para prevenir mais infecções é recomendado que beba muita água, use roupa interior larga e de algodão e mantenha a região íntima bem limpa.

Monuril

Monuril é o medicamento mais popular no tratamento de infecção urinaria, é um antibiótico, cuja substancia activa é Fosfomicina (3g). Frequentemente é prescrito pelos medico sem antes fazer teste a urina.

Esta indicado, em adultos e crianças com mais de 12 anos, para:
Monuril no tratamento da infecção urinária
  • tratamento de infecções agudas não complicadas das vias urinárias baixas (cistite), causadas por bactérias sensíveis à fosfomicina
  • tratamento de infecções urinárias pós-operatórias
  • prevenção de infecções do tracto urinário resultantes de intervenções cirúrgicas e manobras de diagnóstico
  • bacteriúria assintomática na gravidez -presença de bactérias na urina sem sintomas de infecção (este medicamento apenas deve ser tomado durante a gravidez ou o aleitamento se os seus benefícios justificarem os riscos potenciais)
Toma habitual: toma uma saqueta e passado 24h toma outra saqueta do antibiotico. É aconselhável tomar o medicamento com o estômago vazio, ou seja, duas a três horas antes ou depois da ingestão de alimentos, preferivelmente antes de deitar e após esvaziada a bexiga. Cada saqueta deve ser diluída num copo de água ou de outro líquido e tomada de imediato.

Apesar de uma dose única equivalente a 3g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura, os médicos normalmente recomendam a toma de 2 saquetas para prevenir e garantir eliminação total das bactérias.

Monuril geralmente é bem tolerado. Contem sacarose (açúcar), por isso os diabéticos tem de ter cuidado. Monuril tem sua absorção diminuída pela metoclopramida (medicamento para reduzir os vómitos).

Após o início do tratamento os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias. Caso não ocorra melhora, o médico deverá ser informado.

Monuril não interfere com a eficácia da pílula.


Monuril, 3 g x 2 saquetas: preço € 8,35
Existe também em generico.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

46 comentários:

  1. Olá tomo a pílula e estou com infeção urinária. Gostaria de saber se o antibiótico fosfomicina monuril corta o efeito da pílula? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monuril não interfere com a eficácia da pílula

      Eliminar
  2. Boa noite. Tomo a pílula e acaba amanhã e tomei fosfomicina monuril para a infecção urinária, ontem e hoje. Posso parar com a pílula e o período vem a mesma ou tenho de continuar a tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque havia de parar? acabe o ciclo da pílula normalmente.

      Eliminar
  3. Boa noite comecei a tomar a pílula a pouco tempo e tenho uma dúvida se me pudesse ajudar. É assim se depois de tomar a pílula vomitar ou tiver diarreia como se faz? Porque a pílula perdeu o efeito. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for pouco depois da toma (ate 4h) pode tomar um novo comprimido de um novo blister ou então proteger-se nas 2 semanas seguintes.

      Eliminar
  4. Precisa de receita? Meu médico de família mandou eu tomar, falei com ele ao telefone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um antibiótico, por isso devia ter receita, mas se explicar a situação na farmácia pode conseguir comprar sem receita.

      Eliminar
    2. Esta sua resposta é completamente leviana! Já estava a achar muito mau falar de produtos sujeitos a receita médica num blog sabendo perfeitamente a grande e perigosa tendência para a auto-medicação, principalmente por não frisar em nenhum deles de forma bem visível que são medicamentos para compra exclusiva com receita (cortisonas, antibacterianos...). O meu choque ficou completo com esta publicação. NUNCA, EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA deve ser dispensado um antibiótico na farmácia sem autorização médica! Se é esse o trabalho que faz enquanto farmacêutica, eu como colega fico extremamente envergonhada com o trabalho que está a fazer. É por estas e por outras que quando tentamos fazer um trabalho responsável os clientes, que chegam com o rei na barriga, se indignam dizendo que compram sempre esse tipo de medicação sem receita. E nem vale a pena tentar explicar os riscos para a saúde pública quando a leviandade parte dos próprios profissionais de saúde.

      Eliminar
    3. Catarina só tenho a dizer que espero que nunca se cruze com uma pessoa como você num caso de desespero como o de uma infecção urinária em que mal pode sair de casa, porque daí a umas tem d3 sair de viagem (trabalho). E sabendo de todos os males que um antibiótico faz e a habituacao/resistência que cria. Dou um bem haja ao colega de profissão que em permitiu vir trabalhar com humanidade para que daqui a 4 dias possa estar com minha ginecologista e averiguar o que se passa. Mais perigoso seria vir trabalhar e chegar ao ponto de sangrar. Volto a dizer um dia que precise espero que nao lhe apareça uma pessoa como a senhora.

      Eliminar
    4. Sofia Costa subscrevo na integra!

      Eliminar
  5. Bom dia, tomei monuril no início do ano pra tratar uma cistite, estou com mesmo problema hj, posso toma-lo novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estiver com os mesmos sintomas pode tomar.

      Eliminar
  6. Estou com sintomas de infeção urinária. As análises revelaram hemoglobina, proteínas e leucócitos. Estou a tomar Furadantina. Li na bula que não é antibiótico, será que cura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nitrofurantoína é um antibiótico antigo muito usado no tratamento das infecções urinarias.

      Eliminar
  7. Boa tarde, gostaria de saber, o medicamento Urispás interfere com a eficácia da pílula?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Devido a uma cistite tive de recorrer ao antibiótico Fosfomicina e receitaram-me também o Spasmoplex. Tomo a pílula Minigeste e comecei o blister no dia 12. Tive relações sexuais sem proteção adicional no dia 14 mas tive que tomar o antibiótico no dia 16... Sei que tenho de tomar precauções durante este ciclo mas o problema é que passaram apenas dois dias entre as relações sexuais e a toma do antibiótico. A minha dúvida é se o Fosfomicina interfere com a Minigeste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosfomicina não interfere com a eficácia da pílula.

      Eliminar
  9. boa tarde, estou gravida e tomei o medicamento ha 3 dias atras, acontece que deste entao estou com diarreia, e normal? que faco? ainda nao consegui contactar a minha medica, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns antibióticos podem provocar disturbios gastrintestinais, pode tomar UL-250 para regular a flora intestinal.

      Eliminar
  10. E com o implanon interfere?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite.
    À uma semana estava com uma infeção urinária e a minha médica receitou-me Monuril, alternado com o Urispás. Mas após 5 dias a tomar Urispás fiz uma pausa porque já não tinha sintomas, passados 2 dias voltei a sentir dores fortes e novamente os sintomas da infeção urinária. Devo ir ao médico outra vez para tomar novamente o antibiótico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode aguardar uns dias para ver se melhora sem tomar nada, se não melhorar provavelmente tem de tomar antibiótico novamente.

      Eliminar
  12. Boa tarde,
    Foi-me receitado o Fosfomicina Generis, li a burla e não refere nada acerca da pílula. Gostaria de saber por favor, se este medicamento interfere com a pílula minigest. Obrigada

    ResponderEliminar
  13. bom dia. gostaria de saber se fosfomicina morunil não intrefere com o efeito da pilula, nem reduz o efeito desta, visto que hoje na farmacia me disseram que havia riscos mas a resposta me pareceu pouco consistente. obrigada

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,

    após 24h da toma da última saqueta, há problema em consumir alcool? obrigada

    ResponderEliminar
  15. Posso tomar o Monuril de manhã, estou aflita com os sintomas, e não sei se quero aguentar até à noite sem tomar. Devo faze-lo?

    ResponderEliminar
  16. Tomei monuril mas nao tinha o estomago vazio. Quer dizer que os sintomas nao vão passar totalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja passaram 4 horas desde que tomei o monuril e ainda sinto o ardor e vontade excessiva de urinar, é notmal?

      Eliminar
    2. Tem de dar tempo ao medicamento para começar a sentir efeito.

      Pode tomar Spasmoplex entretanto para aliviar os sintomas.

      Eliminar
  17. Tomei agora as 3 um saque dose única a noite eu poderia beber?

    ResponderEliminar
  18. E interfere com a eficácia da pílula Denille? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não interfere com a eficácia da pílula.

      Eliminar
  19. Boa noite gostaria de saber se a furadantina corta o efeito da pílula? Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde queria saber se com cistite o ginocanesten faz efeito ou se tem mesmo que recorrer a antibiotico?

    ResponderEliminar
  21. Boa Tarde, à 6 dias atrás tomei Fosfomicina Monuril 3g, numa única toma à noite ao deitar por indicação do médico. Hoje sinto que voltaram alguns dos sintomas apesar de que sem vestígios de sangue nem odor, porém tenho um peso na bexiga e dor no final da micção. Devo tomar outra carteira ou pode ser outro problema maior?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  22. Oi Boa tarde!
    Estou com infecção urinária e o médico me receitou Monuril 5,631g/8g dose única. Porém na bula não mostra em quanto de água eu tenho que dissolver a saqueta.
    Haveria como me informar ?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, há dois meses estive com uma infeção urinária. Tomei Fosfomicina e Urispás. Recentemente, comecei a sentir os sintomas novamente, como ainda tenho Urispás em casa comecei a tomar outra vez. Mas será que a infeção desaparecerá, que devo fazer? Obrigada.

    ResponderEliminar
  24. Tomei Monuril ontem a noite antes de dormir, meia noite... quando foi umas 2 horas tive diarreia. Vi na bula que é uma reação adversa mas, perde o efeito do remédio?? Obrigada

    ResponderEliminar
  25. Tomei fosfomicina dia 6 e 7 de julho, na semana seguinte tive a menstruação e tomei a pílula certinha! Iniciei uma nova carteira à 5 dias, mas tive relações sem protecção, há um dia, corro algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...