12/11/16

Ginkgo Biloba: efeito na memória e na circulação

O extracto seco de folhas de Ginkgo Biloba está incluído no grupo de medicamentos à base de plantas usados no tratamento da demência. A demência é uma doença que pode causar falta de memória, confusão ou dificuldade em encontrar as palavras corretas. A Ginkgo Biloba pode ser uma ajuda preciosa para melhorar a memória e circulação sanguínea (em todo o corpo).

Este fitoterápico possui duas substâncias activas consideradas as responsáveis por seus efeitos no nosso organismo: flavonoides (efeito antioxidante) e terpenos (melhoram a circulação sanguínea através da dilatação dos vasos sanguíneos e da redução da viscosidade do sangue). Desta forma Ginkgo Biloba provoca vasodilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, aumentando a perfusão de sangue no cérebro, previne a formação de coágulos e otimiza a utilização de glicose pelo cérebro, como resultado tem efeito positivo na memoria. Há médicos que prescrevem este medicamento com intuito de atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer.
 
Ginkgo Biloba: efeito na memória e na circulação
Ginkgo Biloba também é amplamente utilizado na insuficiência de circulação arterial nos membros inferiores, especialmente nos idosos e na altura do frio para evitar aparecimento das frieiras.

Ginkgo Biloba também pode ser útil nos casos de vertigens, zumbidos, os espasmos visuais e desequilíbrios graças ao seu efeito vasodilatador.

Como Ginkgo Biloba melhora a circulação, pode ter efeito potenciador se for misturado com outros medicamentos. Mas não são conhecidas quaisquer interacções com outros medicamentos.

Posologia pode variar mediante a sua patologia, a media recomendada é 1/2 comprimidos 2 a 3 vezes por dia.

Apesar de ser uma planta já utilizada há muito tempo e pela experiência própria poderei dizer que metade dos medidos recomendam a sua utilização, infelizmente continua a não haver provas cientificas quanto a sua eficácia. Muito pelo contrario alguns estudos mais recentes indicam que não têm qualquer efeito no atraso do aparecimento da doença de Alzheimer. Recentemente Ginkgo Biloba deixou de ser comparticipado e provavelmente deve-se a falta da sua evidencia da eficácia cientifica.

Na farmácia poderá encontrar Ginkgo Biloba por exemplo com o nome comercial de Biloban ou Gincoben. Preço +/- 8 euros.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...