01/10/11

Vacina da Gripe 2011/2012

Hoje é o primeiro dia em que pode adquirir a sua vacina da gripe na farmácia. Todos os anos a vacina é reformulada para incluir as variantes de cada um dos 3 subtipos que prevêem estar em circulação neste inverno, por esta razão a vacina tem de ser tomada todos os anos ate por que a protecção é temporária e tem de ser reforçada.

No ano 2011/2012 os 3 subtipos da vírus influenza da vacina trivalente são:
           ·         influenza tipo B
·         influenza tipo A H2N3
·         influenza tipo A H1N1 da gripe suína

Os gruposalvo prioritários para vacinação são:
·    Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; 
·         Doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade
·         Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas
·         Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados 

A vacina está contra indicada para:
·         pessoas com antecedentes de reacção grave a uma dose anterior da vacina
·         pessoas com alergia grave ao ovo
A vacina não está contra-indicada em grávidas

A vacina é feita com vírus inactivos, pelo que não é susceptível de desencadear a infecção/doença. Embora não evite a 100% o contágio, diminui a probabilidade de infecção e diminui a gravidade dos sintomas.

As vacinas sazonais não conferem a protecção contra a gripe aviaria, mas protege conta a gripe suína. Para alem das proteínas superficiais dos vírus da gripe suína e dos vírus da gripe aviaria existe também uma diferença na letalidade, gripe suína raramente é letal, a gripe aviaria mata cerca de 50% das pessoas que infecta.
Os vírus da gripe suína e da gripe aviaria pertencem ao tipo A, porém são de subtipos diferentes, o primeiro é do subtipo H1N1 e o segundo é do subtipo H5N1.

Em Portugal são comercializados 7 vacinas: Chiroflu®, Fluad®, Fluarix®, Influvac®, Istivac®, Istivac Infantil®, Intanza®. O preço das vacinas varia entre 6 e 8 euros e única diferença entre elas é o nome comercial. As vacinas estão licenciadas para administração a partir dos 6 meses de idade, à excepção Fluad® (pessoas com idade igual ou superior a 65 anos), Intanza® (pessoas com idade superior a 60 anos) e Istivac Infantil® (crianças dos 6 aos 35 meses de idade).

Influvac é a vacina mais prescrita neste momento, as receitas são validas até ao final do ano. As vacinas podem ser tomadas na sua farmácia gratuitamente ou por um preço simbólico. A vacina ainda demora algumas semanas para atingir o seu poder de protecção máxima por isso é melhor toma la quanto antes para estar preparado para o inverno. :)

1 comentário:

  1. Gostaria de saber o preço das 7 vacinas da gripe comercializadas e qual a mais adequada para pessoas com doença crónica - Asma

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...