26/10/11

"Pílula do dia seguinte"

Contracepçao de emergencia (CE), mais conhecida como "pílula do dia seguinte" é o único método que pode ser utilizado para prevenir a gravidez após a relação sexual e pode ser utilizada com segurança por qualquer mulher, mesmo quando há contra indicações para a toma de contraceptivos orais hormonais.
CE não é um contraceptivo de uso regular,deve ser só usado em ultimo recurso! Se achar que precisa da pílula do dia seguinte não entre em pânico, informe se e tome as precauções necessárias. Depois de fazer um breve questionario só para confirmar a necessidade da toma o farmacêutico pode dispensar lhe a pílula, neste momento no mercado existem 4 pílulas do dia seguinte, pode adquirir 2 delas na farmácia sem receita medica:
Não sujeitas a receita medica:
  • Norlevo ou Postinor, são iguais e contem a mesma substancia activa que é 1,5mg de Levonorgestrel.
Bloqueia a ovulação prevenindo assim a fecundação caso relação sexual tenha ocorrido na fase pré-ovulatoria e também altera o endométrio impossibilitando a nidação de um eventual ovo.
Consiste na toma única de um comprimido em qualquer momento durante o ciclo menstrual, ate no máximo de 72 horas ( 3 dias). A eficácia diminui com o tempo decorrido após a relação sexual não protegida:
-95% se tomado nas primeiras 24h
-85% se tomado entre as 24 e as 48h
-58% se tomado entre as 48 e as 72h

Sujeitas a receita medica:
  • Tetragynon (4 comprimidos), composição é 0,050 mg de etinilestradiol + 0,250 mg delevonorgestrel.
Provoca alterações no processo de diferenciação do endometrio, cria condições desfavoráveis para nidação do ovo. Diminui a fase luteinica do ciclo.
Toma 2 comprimidos assim que for possível, ate no máximo de 72 horas ( 3 dias), os outros 2 comprimidos são tomados 12h depois (este intervalo do tempo é importante).
  • Ellaone, composição é 30 mg de acetato de ulipristal.
É um modelador selectivo sintético, oralmente activo, do receptor da progesterona que actua devido á sua ligação de elevada afinidade ao receptor da progesterona humano. O principal mecanismo de acção é a inibição ou o atraso da ovulação.
È a ultima pílula do dia seguinte a ser lançada e é a única que apresenta a eficácia constante ate ao 5 dia após a relação sexual ( 120h ). As mulheres com asma grave não devem usar este método!

Nesta pílulas todas recomenda se a toma o mais rápido possível, diminuindo a possibilidade de uma gravidez indesejada. Após a toma, pode sentir náuseas, tonturas, dores abdominais, tensão mamaria, hemoragia ligeira, perturabações menstruais que podem acelerar ou atrasar a menstruação seguinte...  Caso vomite ate 3 horas após a toma do comprimido, deve repetir a toma. Estes efeitos indesejáveis desaparecem normalmente no período de 48 horas após a toma. Se tiver um atraso superior a uma semana, deve realizar um teste de gravidez. Não é recomendada a toma repetida do medicamento durante o mesmo ciclo menstrual, devido a sua grande carga hormonal e pode resultar em graves alterações no ciclo. Após a utilização de um contraceptivo de emergência, recomenda-se a utilização de um método contraceptivo de barreira. Levonorgestrel é excretado no leite materno. Por isso, recomenda-se que a mulher amamente imediatamente antes da toma do CE e evite amamentar durante pelo menos 8 horas. 
Quero sublinhar que nenhuma pílula do dia seguinte consegue provocar aborto, só previne a gravidez se o ovo ainda não estiver implantado!! Se já estiver gravida a pílula não faz mal nenhum ao bebe.
Toma da CE não é recomendado em mulheres com disfunção hepática grave, síndromas de má absorção grave, tais como a doença de Crohn, podem diminuir a eficácia. No caso da Tetregynon há mais contra indicações, por isso esta pílula actualmente raramente é prescrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...