19/06/16

Kombucha: benefícios e a preparação

Chá de kombucha é consumido mundialmente por causa das suas propriedades refrescantes e benefícios para a saúde humana. È uma bebida com sabor doce e ligeiramente ácido, produzido a partir da fermentação de chá açucarado com uma cultura simbiótica de bactérias do ácido acético e leveduras (fungo de chá ou também chamado cogumelo do chá). Kombucha é composto por uma camada de película celulósica flutuante que possui a aparência de uma panqueca.

Há vários estudos que foram feitos e que afirmam que beber chá de kombucha pode prevenir vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares , promover as funções do fígado , e estimular o sistema imunológico.

Alguns benefícios que já foram comprovados ou ainda estão em estudo:

Desintoxicar o organismo
Reduzir o nível de colesterol e aterosclerose
Reduzir a pressão arterial
Reduzir os problemas inflamatórios
Aliviar a artrite , reumatismo e sintomas da gota
Melhorar a actividade do fígado e das glândulas
Normalizar a actividade intestinal, o equilíbrio da flora intestinal , reduzir as hemorroidas
Reduzir a obesidade e regular o apetite
Prevenir / curar a infecção da bexiga e reduzir a calcificação renal
Proteger contra a diabetes
Aumentar a resistência do corpo ao cancro
Tem um efeito antibiótico contra bactérias , vírus e leveduras
Melhorar o sistema imunitário
Aliviar a bronquite e asma
Reduzir distúrbios menstruais e de afrontamentos na menopausa
Melhorar a pele, cabelos , unhas e saúde
Reduzir o desejo pelo álcool
Reduzir o stress e distúrbios nervosos , actua na insónia
Aliviar dores de cabeça
Melhorar capacidade visual
Combater o envelhecimento
Melhorar o metabolismo geral


Modo de preparação:

Preparar chá de kombucha é bastante e simples e não precisa de grandes cuidados. Chá preto e açúcar branco são os ingredientes principais, no entanto pode variar, por exemplo pode utilizar chá verde.
ingredientes necessários para preparação da kombucha

Vai precisar de uma colónia saudável-uma panqueca (de preferência com algum liquido da preparação anterior). Uma chávena de açúcar. Algumas saquetas de chá preto e um recipiente grande de vidro.
Ferver a quantidade da agua necessária, depois introduzir as saquetas de chá e dissolver o açúcar. Depois de arrefecer o preparado pode passar para o frasco (evita que o vidro racha devido ao calor).
Quando estiver pronto e preparação estiver a temperatura ambiente pode introduzir a panqueca no meio do chá com o liquido da preparação anterior, se não tiver o liquido não tem problema, o cogumelo vai demorar mais tempo a começar a fermentar ou então pode colocar algumas gotas do vinagre só para acidificar a preparação. Enquanto o frasco esta em repouso convém tapar com pano ou folha do papel da cozinha para evitar que entra pó ou moscas.
Passado 2 semanas, em principio, já pode beber. A quantidade de açúcar que colocar e o tempo que deixar fermentar vai influenciar o sabor da bebida, como é uma questão de gosto aconselho ir experimentando.

A medida que o tempo vai passando vai formar-se uma nova camada da kombucha, uma película em cima que vai engrossar, pode deitar fora ou oferecer a alguém. Pode guardar a kombucha no frigorífico durante uns dias se for preciso, enquanto troca da preparação. Em Portugal pode também adquirir uma colónia no olx.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...