29/04/12

Magnésio: resolve as cãibras

O magnésio é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo. Cerca de 60% do magnésio encontra-se no esqueleto, 27% nos músculos e a restante percentagem nas outras células do organismo. Este importante mineral está envolvido em mais de 300 reacções metabólicas essenciais ao nosso organismo.

O papel do magnésio na saúde é variado. Participa na formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. Essencial para a fixação correcta do cálcio no organismo.
Magnésio: resolve as cãibras

Em caso de carência, verificamos sintomas de espasmos musculares, agitação, anemia, anorexia, ansiedade, mãos e pés gelados, alteração da pressão sanguínea, insónia, irritabilidade, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais e taquicardia. A deficiência de magnésio pode causar endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas. O magnésio é recomendado como suplemento na prevenção de algumas condições físicas: hipertensão, diabetes Mellitus, osteoporose.

Seu excesso pode provocar: rubor facial, hipotensão, fraqueza muscular, náuseas, insuficiência respiratória, boca seca e sede crónica.


Os principais benefícios em tomarmos suplementos alimentares de magnésio:
  • Produção de energia (falta de magnésio pode resultar em falta de energia crónica) 
  • Combater o stress (pessoas que sofrem de ansiedade e outras desordens nervosas mostraram ter deficiências de magnésio significativas. O magnésio combate o stress porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio) 
  • Um coração saudável (magnésio melhora a situação cardíaca, prevenindo problemas cardiovasculares) 
Nalguns casos é preciso repor os níveis de magnésio no nosso organismo, casos como: doenças gastrointestinais, diarreias, mau funcionamento dos rins ou alcoolismo, 3ª idade, visto poder existir perdas elevadas na urina ou fezes.


Doses diárias recomendadas:

Homens: 400 mg/dia
Mulheres: 350 mg/dia



É difícil diagnosticar a falta de magnésio no organismo, os sintomas mais frequentes são cãibras e tremores nas pernas. São as alturas em que eu tomo este suplemento, neste momento o meu preferido é o Magnesiocard devido ao sabor agradável e a grande concentração. Costumo precisar nas alturas em que vou ao ginásio e começo sentir fraqueza nas minhas pernas, uma caixinha de Magnesiocard resolve este problema.


Os suplementos disponíveis na farmácia são:
Magnésio: resolve as cãibras
  • Magnesiocard ou Metabol-MG são 20 saquetas. Pode tomar 2 ou 3 saquetas por dia o que corresponde a dose média diária. Magnesiocard tem um ligeiro sabor a limão. O preço é 5 euros e tal.
  • Magnesona e Magnoral são ampolas bebíveis. Pode tomar 2 ou 3 ampolas por dia o que corresponde a dose média diária.  Magnesona tem um sabor doce (enjoativo na minha opinião). O preço são 5 e 7 euros respectivamente.
  • Magnesium-OK é o magnésio mais vendido e apresenta-se em forma de comprimidos. Quero chamar atenção que cada comprimido só contem 145 mg do magnésio. Magnésio-OK é bom para manter níveis diárias de magnésio no organismo, mas não é muito eficaz no caso de carência imediata. Contem varias outras vitaminas, por isso funciona como um complexo. Toma 1 comprimido por dia. Custa até 15 euros.
Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

35 comentários:

  1. Excelente artigo...
    Eu estava com dores nos joelhos e nas ancas, e tremores em todo o corpo eram frecuentes (com mais incidência nas pernas), para alem de me sentir muito em baixo :(. Fui a médico e ele passou-me duas caixas de Magnesiocard e uma embalagem de Cálcio + Vitamina D3 Ratiopharm. Comecei ontem a tomar, adora resta esperar que actue..
    Parabéns pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio esses produtos fizeram-te efeito rapidamente? Tenho andado com câimbras nas pernas e falta de força nos braços.

      Eliminar
  2. Fico contente por gostar do meu artigo ! :)
    O magnésio vai fazer efeito rápido e vai ajudar lhe nos tremores, o cálcio é que provavelmente vai ter de tomar durante muito tempo e vai demorar para fazer algum efeito. Poderá falar com o seu medico para ver se não precisa de tomar Glucosamina, é um suplemento natural funciona como um lubrificante de todas as articulações.
    As melhoras :)

    ResponderEliminar
  3. Atençao a não tomar calcio com magnesio...... Dar no minimo 3 horas entre os 2. Leia o folheto de cada produto que vai tomar pois magnesio e calcio juntos não convina e faz mal. ;)

    ResponderEliminar
  4. O magnesiocard, magnesona o magnoral não contêm essa quantidade de magnésio. Possui um derivado de magnésio que corresponde a uma quantidade muito menor de magnésio propramente dito.

    Magnesiocard: Para determinação da posologia ter em atenção a equivalência entre Mg2+ e Cloridrato tri-hidratado de L-aspartato de magnésio:
    1 mmole Mg2+ = 2 mEq Mg2+ = 24,3 mg de Mg2+ = 245,92 mg de Cloridrato tri-hidratado de L-aspartato de magnésio
    A dose diária média recomendada é de 0,247 mmol (6,0 mg) de magnésio por kg de peso.

    ResponderEliminar
  5. boas. eu já tomava magnesiocard devido a umas dores musculares bem como espasmos.

    Agora comecei a treinar.... e sinto dores intensas no corpo todo. Posso continuar a tomar o magnesiocard ou interfere com o crescimento muscular?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos.
    Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida sobre o magnesium-ok.
    O valor de vitamina B6 presente é de 3571 da ddr enquanto os valores das restantes vitaminas situam-se pelos 50/70/100 da ddr.
    O valor da vitamina b6, sendo tão alto será prejudicial para a saúde?
    Este suplemento parece bastante completo com zinco magnesio vitamina D,C etc mas de facto o valor acima referido assusta um pouco.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vitamina B6 aumenta a quantidade de magnésio que entra nas células, por isso normalmente são ingeridos em conjunto.
      B6 é uma vitamina hidrossolúvel, por essa razão o excesso é facilmente eliminado do organismo. É muito pouco provável ocorrer intoxicação com a vitamina B6, de qualquer maneira a ingestão de qualquer complexo vitaminico deve ser cíclico, por exemplo toma durante 3 meses e faz intervalo e depois volta a tomar.

      Eliminar
  7. A magnesona provoca diarreia?

    ResponderEliminar
  8. Em Dezembro de 2009 fiz um Bypass de então para cá é me aconselhado fazer exercícios, como por exemplo caminhadas. Acontece que sinto bastante dificuldade em andar por muito tempo derivado a dores musculares nas barrigas das pernas, falei com o meu farmacêutico que me aconselhou tomar duas ampolas de Magnesona diariamente, comecei precisamente a tomada hoje 08-05-2014, será que posso continuar com esta medicação, ou será prejudicial ao meu estado clinico, atendendo a que só daqui por 8 meses tenho consulta com a minha cardiologista.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,só vi agora este artigo e gostei imenso,está muito explicito! Vou resumir a minha situaçao; estou a fazer um desmame de comprimidos no.qual já devia ter acabado e fui prolongando. Neste momento não tomo nada,mas o stress voltou,como a ansiedade e ataques de panico,a irritabilidade excessiva e oscilação de humor também excessiva. Aconselharam-me ampolas de magnesio pois fortalecia-me o organismo,até pq sinto tonturas,fraca,sensação de cair para o lado e as pernas tremem,tal como o corpo,suores frios e batimento cardiaco acelarado. O q me aconselha? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode tomar magnésio a vontade, pode ajudar no seu caso.
      Pelo que percebi esteve a tomar ansioliticos, provavelmente terá de consultar o medico e voltar a medicação habitual. Pode experimentar Valdisperte, um calmante natural.

      Eliminar
    2. E o magnésio pode ser tomado em conjunto com cloreto de potássio?

      Eliminar
  10. Com os sintomas que apresenta, uma consulta psiquiatrica seria o ideal. Porque são sintomas de ansiedade somática ou generalizada. O alprazolam ou victan ajudarão. Contudo só com receita medica. Creio que valdisperte já não fará grande efeito. Sofro do mesmo. E é o que tomo. Junto com um antidepressivo. Vai ajudar a controlar a ansiedade e sentir-se-a muito melhor.

    ResponderEliminar
  11. Fala-se que o magnésio não liga com a lactose, leites, queijo e iogurtes, pode originar dores abdominais e diarreia. É verdade?

    ResponderEliminar
  12. Gostava de saber se o magnésio faz engordar? obrigado

    ResponderEliminar
  13. Magnesona corta o efeito da pilula arankelle?

    ResponderEliminar
  14. Bom dia. Tenho andado stressada e a dormir 4/5 horas por noite. Comecei ontem a tomar Magnesona, 2 ampolas por dia, por quanto tempo devo tomar ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode tomar magnésio durante bastante tempo...
      Mas isso não lhe vai alterar o sono, devia procurar algum hipnótico, de preferência que não causa habituação.

      Eliminar
  15. Estou a ver que aqui há muitos "médicos" sem a devida inscrição na ordem. Aconselho a procurarem o vosso médico, que já vos conhece e não a fazer auto medicação, nem medicação indicada por terceiros. Há substancias que aparentemente podem ser benéficas para a saúde, mas por outro lado, podem ter efeitos irremediveis. Fica a dica.

    ResponderEliminar
  16. Andava a sentir me muito cansada e com alguma ansiedade. Fui à médica de família e aconselhou me a tomar magnésio rapid.
    Ao fim de duas semanas já ne sentia melhor. Vou iniciar a 2a caixa, já que ela me disse que teria que tomar pelo menos 2 meses.
    Gostaria de saber qual a opinião sobre o produto, este nunca tinha tomado, só conhecia magnésio OK.
    E se este complexo faz engordar... Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Não se deve conciliar o magnesona com produtos lácteos?

    ResponderEliminar
  18. Queixei-me ao meu médico de cansaço nas pernas e ele receitou-me Magnésio OK. Acontece que os tomei durante 1 semana e não consegui tomar mais, porque causavam-me sonolência e muita sede. Chegava a acordar durante a noite 3 vezes com a boca seca para beber copos de água. Gostaria de saber se mais alguém teve estes efeitos com este produto? Obrigado

    ResponderEliminar
  19. Caro Anónimo,
    Tem toda a razão, parece haver aqui muitos "médicos", mas....provavelmente este "médicos" pesquisam mais do que verdadeiros médicos, provavelmente estes "médicos" querem saber mais e ajudas alternativas, Se o Caro Anónimo, é médico, sabia que o LDN em baixas doses (4mg) é altamente benéfico para doenças auto-imunes...porque é tão dificil obter uma receita dessas? Sim, já pedi aos meus médicos, não passam, mesmo que eu assuma os efeitos secundários possíveis, sabe, é que há medicamentos que dão mais dinheiro como o infliximab, humira, etc etc....Atenção, não digo que o Sr. não seja um bom profissional, espero sinceramente que seja, e como está aqui, deve ser com certeza!

    ResponderEliminar
  20. tenho muitas dores nas costas e nas pernas sera que o cloreto de magnesio me faz bem as dores

    ResponderEliminar
  21. Pelo que li, gostava de tomar Magnesium-ok.

    Mas fiquei um pouco assustada por me terem alertarem a ter cuidado em não beber leite e alguns legumes.

    e também tenho medo que interfira com a pílula contraceptiva.


    Podem-me ajudar nestas questões

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde, magnesona interfere com a pilula minigeste? obrigada

    ResponderEliminar
  23. Tenho esclerose múltipla e estou a pensar tomar magnesona como suplemento para me ajuda.
    Não é prejudicial pois não??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Boas, alguém me pode dizer quantas vezes por dia devo tomar magnoral obrigado.

    ResponderEliminar
  25. Boa noite magnisona engorda quantas ampolas posso tomar

    ResponderEliminar
  26. Boas tomo sedoxil a noite e as vezes em sos alprazolam..posso tomar o magnesona sem medo? Porque no folheto di. Que interagem mas nao diz o que faz

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...