28/11/17

Vacina da gripe provoca a gripe?

Chegou o frio e as noticias estão novamente a falar das urgências sobrelotados por causa da gripe.

Ao balcão muitas vezes oiço as pessoas a dizer: tomei a vacina e fiquei doente passado uns dias, a culpa é da vacina por isso não tomo mais. Infelizmente é um engano comum e tem se espalhado cada vez mais.

Não digo que toda a gente tem de tomar a vacina (este ano temos Influvac e Istivas), mas há grupos de risco que tem de tomar ou porque são mais frágeis ou porque lidam diariamente com pessoas em risco. Direcção-geral da Saúde apela à vacinação. 

Para comprovar isso vi hoje nas noticias e partilho aqui as opiniões de uma Pneumologista (Cecília Longo). Vacina serve para prevenir a gripe e as complicações, a aplicação deve ser feita em Outubro antes de chegar o frio e as doenças. A eficácia da vacina não é imediata, por isso convém vacinar-se logo enquanto esta bom tempo, para não correr o risco de já estar infectado.

O período da incubação da gripe são 3-5 dias, por essa razão se a pessoa ficou constipada depois de tomar vacina é porque provavelmente já estava a encubar o vírus. E também como já referi a vacina não é imediata, por isso se ficou doente foi uma coincidência.

É importante relembrar que a gripe não é tratada com antibióticos. Antibióticos matam bactérias, a gripe é um vírus. Muito pelo contrario ao tomar antibiótico sem necessidade pode baixar a sua imunidade ao matar as boas bactérias que nos temos e que nos mantém saudáveis.

A vacina só não deve ser tomada por alguém que tem alergia ao ovo, porque a vacina ainda é encubada em ovo de galinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...