03/12/17

Pankreoflat

Pankreoflat  é um medicamento muito antigo e muito popular especialmente na população idosa. Faz parte dos medicamentos substitutos das enzimas digestivas.

Cada comprimido revestido contém 172 mg de pancreatina e 80 mg de dimeticone:

  • Pancreatina - é uma combinação de enzimas digestivas (proteínas). As 3 principais enzimas são a protease, amilase e a lípase.  Estas enzimas são normalmente produzidas pelo pâncreas e é importante na digestão de gorduras, proteínas e açúcares. Pancreatina é usada para substituir as enzimas digestivas quando o pâncreas não as produz em quantidade suficiente. A pancreatina normaliza a digestão removendo os processos fermentativos e de decomposição, causa mais frequente da formação patológica de gases.
  • Dimeticone - substância utilizada para combater a flatulência, é uma substância à base de silício. O silício destrói de maneira rápida e segura a espuma existente nos intestinos, possibilitando assim, a absorção dos gases patologicamente acumulados, pela mucosa intestinal. 

Indicações terapêuticas:
- Acumulação excessiva de gases abdominais de várias origens
- Dor devido a distensão abdominal e cólicas
- Sensação de enfartamento
- Preparação dos doentes para diagnóstico radiológico abdominal, renal e ósseo e para várias endoscopias digestivas.

Normalmente é bem tolerado sem efeitos adversos, raramente podem acontecer perturbações gastro-intestinais. O Pankreoflat  não deve ser administrado na pancreatite aguda, nem nas agudizações da
pancreatite crónica.

O efeito anti-espuma do dimeticone poderá ser negativamente afectado pela utilização concomitante de anti-ácidos (hidróxido de alumínio e carbonato de magnésio).

Pankreoflat não é absorvido no tracto gastro-intestinal. Pelo que não se espera toxicidade a
nível da reprodução ou sobre o desenvolvimento fetal ou neo-natal. No entanto, dado que não foram realizados estudos na mulher grávida ou lactante, deve-se ter cuidado especial aquando da administração do medicamento nestas circunstâncias.

Não interfere com pílula.

Posologia:1 a 2 comprimidos revestidos às 3 refeições ou quando sentir necessidade.
Na preparação dos doentes para exames abdominais, uma das importantes indicações, 3 comprimidos 3 vezes ao dia, nos dias que antecedem o exame e 2 comprimidos na manhã do exame, em jejum.

Preço: +/- 5 euros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...