22/01/17

ZITHROMAX e a gripe/constipação

Na época de gripe um dos antibióticos mais vendidos na farmácia, penso que estará no Top 2, é o ZITHROMAX cuja substancia activa é azitromicina (500 mg por comprimido). A azitromicina é um antibiótico da mesma família da claritromicina e da eritromicina, família de macrólidos.

ZITHROMAX tem um amplo poder de acção e utiliza-se para tudo que sejam infeções respiratórias tanto do tracto respiratório superior como do tracto respiratório inferior (amigdalites/faringites, sinusites, bronquites, pneumonias). Tambem pode ser utilizado para tratar infecções causadas por bactérias na pele, nos tecidos moles, nos ouvidos e nas doenças sexualmente transmissíveis provocadas por Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoea não multiresistente.

É sempre bom relembrar que qualquer antibiótico só tem capacidade para matar as bactérias e não tem qualquer efeito no vírus. Sendo que o vírus é o maior responsável pelas gripes e constipações.

ZITHROMAX é bem tolerado pela maioria dos doentes.

Em 2013 foi lançado um estudo em que concluíram que o medicamento pode causar um ritmo cardíaco irregular potencialmente fatal em alguns pacientes. O FDA chama a atenção dos médicos, para que tenham cuidado ao prescrever o antibiótico a pacientes com problemas cardíacos.

ZITHROMAX pode tornar a sua pele mais sensível ao sol, tem de utilizar protector solar para evitar possíveis queimaduras.

No adulto e também nas crianças com peso superior a 45 kg a posologia recomendada para a maioria das indicações é de 500 mg 1 vez ao dia (1 comprimido de 500 mg) e a duração do tratamento é de 3 dias. O medicamento deverá ser administrado, preferencialmente sempre à mesma hora, todos os dias, só uma vez ao dia.

Nos casos mais graves o medido pode pedir para tomar 2 embalagens seguidas.

Deverá tomar os comprimidos de ZITHROMAX com água ou outra bebida, com ou sem alimentos. Não deve tomar ZITHROMAX ao mesmo tempo que os antiácidos.

Não existe evidencia de perigo para o feto, mas como qualquer medicamento antes de tomar o antibiótico o medico tem de avaliar a sua necessidade.

ZITHROMAX não interfere com a eficácia da pílula.

Preço: 5,27 euros. Existem vários genéricos no mercado.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...