20/01/17

Bisoltussin - tosse seca

Inverno traz frio e constipações que normalmente vem acompanhadas da tosse. Tosse seca, neste caso que é mais irritante e que demora mais tempo a passar e é a mais difícil de ser curada. A tosse seca tem tendência a piorar a noite e por exemplo nos ambientes que podem irritar como frio ou fumo.

Se tiver na duvida se a sua tosse é seca ou com expectoração, pode ver este meu post.

Há frequentemente esta duvida em que as pessoas dizem que tem a tosse seca porque a expectoração não sai, se tem expectoração mesmo que seja pouca é porque a tosse é com expectoração e precisa de uma ajuda para fluidificar e remover o muco. Por outro lado se não tem nenhuma expectoração tem de tomar por exemplo um xarope para tosse seca para aliviar os sintomas e diminuir o reflexo de tossir. Se utilizar xarope para tosse seca e tiver expectoração, a redução do reflexo da tosse pode conduzir a uma acumulação grave de muco.

Um dos xaropes mais populares é o Bisoltussin, que é da família do Bisolvon (tosse com expectoraçao). Bisoltussin Tosse Seca é um medicamento antitússico indicado para o tratamento sintomático da tosse irritativa e seca. A substância activa é o dextrometorfano, actua ao nível do centro da tosse, inibindo-o. Desta acção resulta o efeito antitússico do medicamento. Actua na origem da tosse com efeito até 6 horas para uma noite de sono descansada (início de ação entre 15 e 30 minutos.).

O Bisoltussin Tosse Seca está contra-indicado durante o aleitamento, uma vez que não pode ser excluída a possibilidade de ocorrência de depressão respiratória nas crianças. Não é recomendado durante a gravidez.

Bisoltussin Tosse Seca deve ser utilizado com precaução em doentes com função hepática diminuída ou que estejam a tomar antidepressivos do tipo IMAO - inibidores da monoaminoxidase.

Em caso de auto-medicação, a administração deverá limitar-se a 3 - 5 dias. Se a sua tosse dura ha mais de 2 semanas recomendo visitar o medico para poder excluir possiveis complicaçoes.

Bisoltussin não contém açúcar (sacarose) e por isso pode ser tomado por diabéticos.

Nenhum xarope para tosse interfere com a eficácia da pílula.

Xarope Bisoltussin Tosse Seca

Adultos e jovens com mais de 12 anos: 5 a 10 ml, com intervalos de 4 horas ou 15 ml com intervalos de 6-8 horas. A dose máxima diária é 60 ml.

Crianças dos 6 aos 12 anos: 2,5 a 5 ml, com intervalos de 4 horas. A dose máxima diária é 30 ml.

O Bisoltussin Tosse Seca não deve ser administrado a crianças com menos de 6 anos de idade.

Preço: +/- 7,50 euros

Bisoltussin Pastilhas Moles

É um formato prático para quem não quer nem pode ter o xarope sempre por perto. Tem com um agradável aroma de mel, limão e mentol.

Adultos e crianças com mais de 12 anos: As pastilhas moles são para dissolver lentamente sob a língua.

1 a 2 pastilhas a cada 4 horas, ou até 3 pastilhas a cada 6 a 8 horas.

A dose diária máxima é 12 pastilhas.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Estou com tosse com expectoração há menos de um dia e a minha mãe deu-me um Bissoltussin (tosse seca) sem se dar conta, e eu quando vi já era tarde.

    O que posso fazer para não piorar? Tomei 15ml de Bissoltussin, quando poderei tomar Bissolvon? (que é aquilo q devia ter tomado mesmo)
    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...