25/08/16

Epiduo: tratamento da acne

O Epiduo é utilizado no tratamento da acne severa e persistente. Este gel combina dois componentes activos, o Adapaleno e o Peróxido de benzoílo que actuam em conjunto, mas de maneira diferente:
  • Peróxido de benzoílo (2,5%) - agente anti microbiano, com a capacidade de combater o Propionibacterium acnes, bactéria responsável pelo aparecimento de borbulhas. Ao mesmo tempo amacia e esfolia a camada superficial da pele, reduz os cravos e os comedões
 Epiduo: tratamento da acne
  • Adapaleno (0,1%) - pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como retinóides e actua especificamente na pele nos processos que originam a acne. Os retinoides em geral são indicados tanto para acne inflamatória, como para acne não inflamatória. Os retinoides são químicos derivados da vitamina A, o adapaleno é uma substância parecida com ácido retinóico ou tretinoína (Ex: Ketrel), tem a capacidade de reduzir a produção de sebo (oleosidade) e inibir a formação de comedões e tem propriedades anti-inflamatorias. Adaptaleno é um retinoide tópico sintético da 3 geraçao, apesar da tretinoina ter eficácia maior,o adaptaleno apresenta menos reacções adversas, por essa razão é muitas vezes o eleito
A associação do peróxido de benzoílo com o retinoide adapaleno apresenta bons resultados e é mais
eficaz do que ambas as substancias isoladamente. Para alem de eficácia aumentada, o probabilidade de irritações inicias, típicas deste tipo de tratamento, parece ser mais reduzida.

O tratamento deve durar, no mínimo, 3 meses, só depois pode avaliar a sua eficácia. Epiduo precisa de tempo para alterar a camada superficial da pele e para eliminar as bactérias presentes. Não vai obter resultados melhores ou mais rápidos se aplicar mais vezes do que o recomendado. É um tratamento com eficácia comprovada, vale bem o tempo e o dinheiro investido.

O Epiduo só deve ser utilizado em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 9 anos. Aplique uma camada fina e uniforme de gel nas áreas afectadas com acne, uma vez por dia, ao deitar, evitando o contacto com os olhos, lábios e narinas. A pele deve estar limpa e seca antes da aplicação. Lave cuidadosamente as mãos após utilizar Epiduo.

No inicio de utilização pode aplicar 2-3 vezes por semana para habituar a pele e evitar as reacções. Depois de notar melhorias significativas pode começar a reduzir a utilização, em principio não será preciso fazer aplicações diárias, ate poderá passar a utilizar outro produto menos complexo.

Efeitos secundários frequentes que aparecem no local de aplicação: vermelhidão, irritação da pele, secura da pele, descamação, sensação de queimadura e dor na pele (picadas, dor). Com o tempo a pele habitua-se e não sentira estes sintomas.


Não utilize Epiduo em zonas que apresentem feridas, cortes ou eczema.

Evite a exposição excessiva ao sol e lâmpadas UV, tem de utilizar protector 50+ o ano todo para evitar a formação de manchas.

Evite o contacto do Epiduo com o cabelo ou tecidos com fibras coloridas, uma vez que os pode descolorar.

O Epiduo não deve ser utilizado durante a gravidez.


Preço: 60g +/- € 35

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

2 comentários:

  1. Cara Jovem Farmacêutica, obrigada pelo seu blog. Encontrei-o hoje por acaso ao procurar informações sobre o epiduo e achei-o muito interessante.
    Será que me pode responder a esta dúvida? A minha filha, com 25 anos, ainda não se conseguiu livrar da acne, a qual é muito persistente apesar dos muitos cuidados que tem coma pele e a alimentação. Já tomou o orotrex e a Diane 25(com aconselhamento médico)os quais foram eficazes na altura mas deixou-os quando soube que podiam levar a problemas de saúde no futuro, e a acne voltou! Neste momento(para além dos produtos de limpeza e do benzac) está a usar aquela máscara de luz da Neutrogena e pelo menos a pele regenera mais facilmente das lesões das borbulhas. Acha que pode usar o epiduo e continuar com a máscara ou os dois tratamentos são incompatíveis? Contendo o epiduo um retinóide também há perigo para o feto caso surja uma gravidez não programada?
    Se puder responder neste blog agradecia.
    Obrigada
    Maria Eduarda Araújo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...