14/06/16

Vacina Bexsero e os prazos de administração.

Em 2015 maior parte dos médicos passou a prescrever uma nova vacina para as crianças e bebes: Bexsero. Este medicamento é indicado na prevenção activa contra doença meningocócica invasiva causada por Neisseiria meningitidis do grupo B. Em quase todos os casos são necessárias 2 doses com intervalo mínimo de 2 meses entre a primeira e a segunda dose. O preço de cada dose é € 90,09.

De momento encontra se esgotada devido ao aumento do consumo durante o ano de 2016, o que provoca muita ansiedades nos pais. A duvida é sobre os prazos de administração da vacina.

De acordo com o RCM da Bexsero não existe um intervalo máximo de tempo entre doses de imunização primária. Deste modo, recomenda-se que os indivíduos que ainda se encontrem a completar o esquema de imunização, o façam assim que possível, sem necessidade de recomeço do mesmo.

Direção Geral de Saúde, faz uma referência a algumas regras gerais de vacinação nomeadamente sobre o intervalo entre a administração de vacinas: “Intervalos superiores ao recomendado no calendário vacinal não reduzem a concentração final de anticorpos protectores. A interrupção do esquema vacinal apenas requer que se complete o esquema estabelecido, independentemente do tempo decorrido desde a administração da última dose

Isso quer dizer que mesmo que a vacina continue esgotada nos próximos meses não tem mal nenhum em aplicarem a segunda/terceira dose mais tarde do que esta marcado. Única diferença é que ate completarem o esquema de imunização a criança não esta protegida contra Neisseiria meningitidis porque o nível dos anticorpos criados pela vacina não é suficiente. Mas a vacina não perde a sua eficácia se não for tomada nas datas marcadas, assim que completar o esquema começa o efeito protector.

Convém só relembrar caso haja outras vacinas que ainda esteja a tomar pelo Plano Nacional de Vacinação convém toma-las nas datas marcadas e terá de aguardar algum tempo, a volta de um mês e só depois pode tomar a vacina Bexsero. No caso da duvida é melhor falar com o pediatra.

Vacina Bexsero e os prazos de administração. Posologia

1 comentário:

  1. JÁ NÃO ESTÁ ESGOTADA, AS FARMÁCIAS FORAM ABASTECIDAS HOJE.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...