08/07/18

IECA e tosse

Hoje vou falar novamente da tosse, mas um tipo da tosse diferente. Tosse provocada por um grupo dos medicamentos que trata hipertensao e que continua a ser bastante utilizado pela sua eficacia..

Fármacos do tipo IECA, inibidor da enzima conversora da angiotensina I (ECA)

ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuinda a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial. A angiotensina II também age nos rins, estimulando uma maior absorção de sódio (sal), o que também acaba por provocar o aumento da pressão arterial. Portanto, se a angiotensina II é uma hormona que causa aumento da pressão, impedir a sua produção impede que haja hipertensão.

Medicamentos muito utilizados em patologias cardiovasculares, a tosse seca noturna é relatada por 5-35% dos pacientes. Há pouca relação dose-resposta e embora o início da tosse possa aparecer 6 meses após iniciada a terapêutica, normalmente ocorre na primeira semana do tratamento.

Deve-se destacar que a remissão da tosse pode ocorrer em poucas semanas, porém uma faixa significativa dos pacientes pode relatar até três meses para cessar esta reação adversa.

Caracteristicamente, esta é uma tosse persistente e não produtiva e desaparece após a descontinuação da terapia. Não adianta tentar tratar com xaropes ou anti-histaminicos porque a tosse so vai desaparecer quando mudar a medicaçao para baixar a tensao arterial ( tem de ser o medico a fazer esta substituiçao ).

Qual é a razão ta tosse? Esse tipo de tosse é ocasionada devido a uma enzima análoga à ECA que é a responsável pela degradação de bradicinina no trato respiratório. Com o bloqueio da ECA os níveis de bradicinina aumentam, a mesma irá desencadeia um processo pró-inflamatório nos pulmões, com desenvolvimento de irritações na mucosa pulmonar. Logo, esta irritação desencadeará o reflexo da tosse.

È facil saber se esta a tomar um IECA, tem de olhar para substancia activa do seu medicamento. Os nomes dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) acabam em -pril.

Captopril (Nome comercial: Capoten)

Cilazapril (Nome comercial: Inibace)

Enalapril (Nome comercial: Renitec)

Lisinopril (Nome comercial: Zestril, Lipril, Coversyl)

Ramipril (Nome comercial: Triatec)

Trandolapril (Nome comercial: Gopten)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...