16/08/14

Saúde no trabalho: Postura correcta

Esta semana estive a tirar o curso de Segurança, Higiente e Saude no Trabalho.
Decidi partilhar convosco um tópico relativamente a Saúde no trabalho, mais concretamente Posturas de trabalho quando utiliza o computador, pessoalmete passo imenso tempo ao computador e muitas vezes acabo por me queixar de algumas dores e de fadiga. Penso que nunca é demais relembrar as boas praticas quando esta a trabalhar.


Monitor – óculos
Se usa os óculos, não coloque o monitor numa posição tão alta que o obrigue a inclinar a cabeça para trás para ver o ecrã.

Teclado

Posicionar o teclado directamente à sua frente.
Regular a altura e a inclinação do teclado.
Colocar rato próximo do teclado e ao mesmo nível.

Rato

Não deve inclinar o pulso acentuadamente para o outro lado.
Deve manter o pulso numa posição confortável e neutra e o rato alinhado pelo antebraço.
Não apoie as palmas das mãos nem dobre os pulsos acentuadamente para baixo enquanto esta a escrever.
Mantenha os pulsos numa posição confortável e neutra.

Mesa de trabalho
Não deve existir falta de espaço para os documentos.
Organize a área de trabalho de modo a não ter de se inclinar repetidamente para a frente para ver e alcançar o material de consulta frequentemente utilizado como livros, documentos ou o telefone.

Porta documentos e telefone
Se utilizar um suporte para documentos, posicione-o perto do monitor, com o mesmo ângulo e à mesma distancia e altura que o monitor.
Quando não esta a ser utilizado, o telefone deve poder ser alcançado facilmente.

Telefone
Não coloque o telefone entre o ouvido o ombro.
Utilize um auricular para libertar as mãos e para o ajudar e evitar as posições desconfortáveis.

Apoio dos pés
Os apoios para os pés melhoram a postura ao estar sentado porque elevam as pernas e permitem que os braços se relaxem para trás naturalmente.
Devem ser facilmente ajustáveis, com uma superfície anti-deslizante e um mecanismo que permita uma inclinação para trás e para diante.

Pés, joelhos e pernas
Não balouce os pés, nem comprima as coxas.
Descanse os pés firmemente no chão ou num descanso para os pés.

Costas
Não se incline demasiado para a frente.
Distribua o seu peso uniformemente e utiliza o assento e as costas para apoias o corpo.

Iluminação
Deve combinar os meios de iluminação artificial e natural.
Deve evitar os reflexos.


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