Pantelmin está indicado no tratamento de infestações simples ou mistas causadas por:
- Enterobius vermicularis (enterobíase ou oxiuríase)
- Trichuris trichiura (tricocefalíase)
- Ascaris lumbricoides (ascaridíase)
- Ancylostoma duodenale, Necator americanus (ancilostomíase)
- Strongyloides stercoralis (estrongiloidíase)
A dose de Pantelmin que tem de tomar depende da espécie de parasita com que estiver infestado. Normalmente é tomado como prevenção neste caso a posologia é a seguinte:
Crianças: 1 copo de medida (5 mililitros) da suspensão, de manhã e à noite, durante 3 dias seguidos. Agitar o frasco antes de tomar.
Adultos: Tome 1 comprimido, de manhã e à noite, durante 3 dias consecutivos. Não interfere com alimentos.
Um copo de medida (5 ml) da suspensão contém a mesma quantidade de substância ativa do que um comprimido.
Não administre Pantelmin em crianças com idade inferior a 1 ano sem indicação do médico.
Contacte o seu médico antes de tomar Pantelmin se estiver a fazer tratamento com algum medicamento contendo metronidazol (também conhecido pelo nome comercial Flagyl).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
É frequente utilizar Pantelmin como medida profilática, toma-se uma dose por ano só para prevenir (normalmente no outono os médicos tem tendência a prescrever mais). Nos casos em que lida com animais, crianças, não ingere comida bem cozinhada ou não tem hábitos de higiene suficientes recomenda se fazer profilaxia. Nos outros casos não há necessidade para tal, mas é uma escolha pessoal.
Preço, Pantelmin Comprimidos / Xarope : +/- 5 euros
Qual a diferença entre este e o zentel? Já tomei ambos e com o pantelmin nunca consegui resolver acabando por tomar depois tambem o zentel. Ou seja, acabava por fazer dois tratamentos para o mesmo sem necessidade pois se tomasse logo o zentel resolvia. São diferentes? Na farmácia recomendavam sempre que trouxesse este em vez do zentel.
ResponderEliminar