Desta vez vou falar de um tratamento que queria fazer há anos, mas confesso que estava cheia de medo. Finalmente ganhei coragem (depois de falar com mais um dermatologista) e fiz peeling químico com TCA. O ácido tricloroacético (TCA) é um agente de peeling que promove uma coagulação protéica importante quando em contato com a pele. Desta forma a camada superficial more e descama, revelando a pele mais bonita e mais lisa por baixo.
A razão pela qual optei por este tratamento foi para tentar eliminar os buraquinhos que ficam na pele depois da acne, termo técnico utilizado pelo dermatologista é “picotado”.
Nunca tive muita acne, mas sempre que tenho uma borbulha mais profunda fico com uma marca. Ao longo do ultimo ano experimentei vários peelings caseiros como acido glicólico e não notei diferença nenhuma, para alem de deixar a pele mais macia.
Fui a um sitio especializado para fazer um peeling mais agressivo e mais profundo.
No meu caso foi utilizado TCA 30%. È um procedimento simples e rápido. Foi aplicado o liquido com acido pelo técnico na minha cara, mal começou a aplicar senti um pequeno ardor que foi aumentando. Quando aplicou o acido na cara toda estava a arder bastante, mas nada que não pode ser suportado. No meu caso particular fez logo o efeito, quer dizer que formou se uma película branca, chamada “freezing” que traduz se na coagulação mais ou menos intensa das proteínas cutâneas. Segundo o técnico há pessoas tem de esperar ate 15 min para a pele começar a reagir. Logo de seguida o resto do acido foi removido com um agente neutralisador e foi aplicado um creme regenerador.
Dia 1:
Não sinto nada de especial, no sitio onde foi aplicado o acido a pele é mais rosada e é possível notar os contornos. Facilmente passa despercebido, pode ir trabalhar que ninguém nota.
Dia 2
Praticamente igual, mas a pele começa a ficar mais seca. Tenho de aplicar camadas mais grossas da Nivea. Vou alternando a Nivea com Bepanthene creme para ajudar a regenerar a pele.
Dia 3
A pele esta ainda mais seca e enrugada e faz mais comichão , começa a escamar a volta da boca e do nariz. Todo o creme que aplico é absorvido rapidamente.
Outros dias
A pele continua a escamar cada vez mais, saindo placas da pele cada vez maiores sem deixar marcas.
Resumindo:
No meu caso posso dizer que foi uma perda de tempo, não alterou o aspecto da minha pele e do “picotado”. A pele ficou mais macia e lisa, o mesmo efeito obtido por qualquer outro peeling. Passado 1-2 semanas a pele voltou ao estado habitual.
Entretanto fui a 2 dermatologistas diferentes e disseram que não há muito a fazer e não me sugeriram nada. Se alguém conseguir resolver um problema igual ao meu agradeço que partilhe aqui :)
Hallo. A minha dermatologista retira esse tipo de problemas com o laser a co2 fraccionado. Beijinhos
ResponderEliminar