30/10/16

Zentel: desparasitação interna

Zentel é o medicamento mais conhecido em Portugal para fazer desparasitação interna tanto nos adultos como nas crianças. Com muita boa eficácia e a rapidez de acção.
Zentel: desparasitação interna

Zentel tem como princípio activo o albendazol na dose de 400 mg por comprimido (toma única). Este fármaco tem uma acção anti-helmíntica, devido à inibição da polimerização da tubulina que consequentemente reduz o seu aporte energético para níveis insuficientes à sua sobrevivência (não permite a entrada da glucose). O Zentel inicialmente imobiliza e seguidamente mata os helmintas suscetíveis.

O Zentel para tratamento com dose baixa e de curta duração está indicado na terapêutica de infestações intestinais simples ou mistas causadas pelos seguintes helmintas/protozoários:
  • Ascaris lumbricoides (Lombrigas)
  • Trichuris trichiura (Tricocéfalos)
  • Enterobius vermicularis (Oxiúros)
  • Ancylostoma duodenale e Necator americanus (Ancilóstomo)
  • Hymenolepsis nana e Taenia spp (Ténias)
  • Strongyloides stercolaris (Verme do Túnel)
  • Opistorchis viverrini e Clonorchis sinensis
  • Giardia lamblia Giardia em crianças
  • Larva migrans cutânea
O Zentel também é utilizado para tratamento com dose elevada e de longa duração das helmintíases sistémicas, neste caso tem de ser diagnosticado pelo medico e o tratamento é acompanhado pelas analises clínicas, especialmente por causa dos efeitos que pode provocar no fígado. Nos casos de toma única não costuma haver reacções adversas, nem qualquer sintomas.

Zentel é contraindicado durante a gravidez. As mulheres em risco de engravidar deverão utilizar um método contracetivo eficaz durante e até um mês após o tratamento. Zentel não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva.

Adultos e crianças com pelo menos 2 anos: toma única de 1 comprimido, pode ser tomado com ou após a refeição, ou em jejum. Se passado 3 semanas a eliminação de parasitas não for bem sucedida pode repetir o tratamento.

Em caso das crianças utiliza-se Zentel 20 mg/ml Suspensão oral que é um frasquinho pequeno, toma única também. Crianças de 1 a 2 anos de idade tem de tomar 10 ml em toma única (metade do frasco).


É frequente utilizar Zentel como medida profilática, toma se uma dose por ano só para prevenir (normalmente no outono os médicos tem tendência a prescrever mais). Nos casos em que lida com animais, crianças, não ingere comida bem cozinhada ou não tem hábitos de higiene suficientes recomenda se fazer profilaxia. Nos outros casos não há necessidade para tal, mas é uma escolha pessoal.

Preço do Zentel, 400 mg x 1 comp: € 4,24 (tem comparticipação com receita medica).

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

09/10/16

Faktu : alivio das Hemorróidas

Faktu : alivio das Hemorróidas
O Faktu está indicado para o tratamento de: hemorróidas não complicadas, fissuras ou rásgadas anais após diagnóstico médico prévio. Prurido e eczema anal. É um produto bastante procurado na farmácia e que pode ser utilizado diariamente ou só quando for necessário. Hemorróidas não podem ser curadas nem com esta nem com outra pomada qualquer, única coisa que pode fazer é aliviar os sintomas e evitar as crises hemorroidárias.

A principal substância activa da pomada Faktu, o Policresuleno, actua como hemostático local, coagulando as proteínas sanguíneas e originando a contracção dos pequenos vasos sanguíneos. Deste modo, as hemorragias do canal anal e na região perianal são rapidamente controladas ao mesmo tempo estimula a cicatrização e promove a reepitelização (formação de uma nova camada de células). O Policresuleno coagula as células morta e facilita a sua eliminação.
O efeito anti-séptico do Policresuleno impede a infecção secundária da região ferida anorectal. Deste modo, é prevenida a inflamação. As propriedades adstringentes de Policresuleno impedem o aparecimento de exsudação, que é um sintoma frequentemente associado às hemorróidas.

A Cinchocaína, um anestésico local, favorece a eliminação da dor e do prurido, sintomas frequentes de afecções anorectais.  A associação das duas substâncias activas Policresuleno e Cinchocaína elimina rapidamente a hemorragia, dor, prurido e exsudação, impede as inflamações e promove a regeneração do tecido afectado.


Posologia: Aplicar a pomada sobre as lesões, 2-3 vezes por dia interna ou externamente.

Em caso da aplicação interna de Faktu é aconselhável uma evacuação prévia e higiene cuidada
da zona afectada.
Para aplicação interna: Retirar a protecção do aplicador, adaptá-lo à bisnaga e introduzi-lo no recto. Com uma ligeira pressão sobre a bisnaga a pomada sai pelos orifícios laterais do aplicador e espalha-se de forma uniforme sobre a zona afectada. Girando o aplicador, a pomada distribui-se em toda a volta.


No caso de gravidez e de aleitamento, apesar de não haver estudos de segurança do Faktu, é uma pratica comum ser recomendado pelo medico.


Nos casos mais difíceis ou nas crises hemorroidais é frequente utilizar as pomadas que contem na sua composição cortisona, para reduzir a inflamação (por exemplo Scheriproct). As pomadas com cortisona não devem ser usadas diariamente, só mesmo para controlar as crises.

Para quem sofre de hemorróidas diariamente ou não consegue resolver o problema só com pomadas, é recomendável tomar Daflon 500, que são comprimidos que conseguem controlar a qualidade das veias e por seguinte controlar as crises hemorroidárias.

Preço: +/- 10 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

08/10/16

Fucidine : infecções da pele

Fucidine : infecções da pele
O ácido fusídico (fusidato de sódio) é um antibiótico de uso tópico com acção bactericida local frente a infecções de pele e mucosas por germes Gram-positivos, especialmente por Staphylococcus aureus (bactéria frequentemente encontrada na pele de pessoas saudáveis).

O ácido fusídico é utilizado no tratamento de infecções primárias da pele, sem gravidade, superficiais, não extensas, causadas por microorganismos sensíveis ao ácido fusídico, está particularmente indicado no tratamento de infecções da pele, localizadas ou gerais: furúnculos, impetigos, piodermites, abcessos, foliculites, acne infectado, feridas infectadas.

Fucidine creme / pomada

Em Portugal o ácido fusídico é encontrado com o nome comercial Fucidine creme ou pomada. É um produto bastante popular para qualquer infecção na pele, os casos mais frequentes que aparecem na farmácia são furúnculos, pelos encravados que infeccionaram ou cutículas inflamadas.

A actividade antibacteriana do Fucidine não é afectada pela presença de pus, a sua absorção percutânea é rápida e tem boa eficácia.

Tem de aplicar o creme 2/3 vezes por dia e massajar o local. Repetir durante alguns dias.

A apresentação em creme é mais popular, pomada é mais gordurosa e normalmente utiliza se nos casos em que a pele esta mais seca. Se for para ter em casa como reserva recomendo comprar Fucidine creme.

Preço: +/- 5 euros

Fucicort 1 mg/g + 20 mg/g, creme

Composiçao: Valerato de Betametasona e Ácido fusídico

Fucicorte é igual na sua eficácia a Fucidine, mas é mais forte, porque tem na sua composição uma cortisona em creme.

Fucicort é um antibiótico que associa a poderosa acção antibacteriana tópica do ácido fusídico com o efeito anti-inflamatório, antipruriginoso e vasoconstritor da betametasona. Fucicort está indicado no tratamento das infecções cutâneas bacterianas causadas por Staphylococcus, em que se verifique um componente inflamatório importante. Por exemplo um furúnculo muito inflamado e que precisa de um tratamento mais urgente e que não pode ser resolvido só com uma Fucidine.

Fucicort também utiliza-se no casos de psoriase com alguma infecção localizada.

Preço: +/- 6 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...