12/02/14

Fluimicil, alivia a sua tosse com expectoração

Fluimucil tem como substância activa a acetilcisteína. A acetilcisteína, tem uma acção mucolítica ("quebra" o muco) e fluidificante (diminui a viscosidade) . Diminui a viscosidade e a elasticidade da expectoração e estimula os mecanismos que ajudam a deslocar o muco (acetilcisteína provoca a quebra das pontes de dissulfeto deixando o muco mais fluido, aumentando a actividade ciliar).
A acetilcisteína tem uma acção antioxidante comprovada, protege o epitélio respiratório contra a agressão de radicais livres, pois é um precursor da glutationa.
Por outras palavras, quando esta com expectoraçao e não consegue tira-la mesmo ao tossir, Fluimiuil fluidifica esta expectoração e faz com que seja mais fácil elimina-la.

Ao comparar com outros medicamentos disponíveis no mercado para a expectoração a Fluimucil tem uma grande vantagem por ser um mucolitico, enquanto os outros são expectorantes (por exemplo Bissolvon, Broncoliber). Expectorantes provocam aumento do volume das secreções, em vez de fluidifar estas secrecçoes. Por esta razão os expectorantes não são aconselhados a quem tem problemas em tossir / eliminar a expectoraçao ( pessoas acamadas ou crianças pequenas) e nestes casos só agravam a tosse.

Fluimucil frequentemente é prescrito pelos médicos como adjuvante mucolítico no tratamento antibacteriano das infecções respiratórias. Ao fluidificar o muco facilita a acção do antibiotico, por essa razão deve ser tomado enquanto estiver a tomar o mesmo. Existe interação de Fluimucil com alguns antibióticos, portanto recomenda-se o uso intercalado entre os medicamentos. Sugere-se o uso de Fluimucil 2 horas antes ou depois da administração do antibiótico (amoxicilina + ác. clavulânico não fazem parte destes antibióticos).


Advertências e precauções :
  • A Acetilcisteína está contra-indicada em caso de úlcera gastroduodenal ou se tem asma.
  • A acetilcisteína pode ser utilizada durante a gravidez e lactação após uma avaliação cuidada do risco/benefício realizada pelo seu médico, neste momento não há estudos que comprovam efeitos nocivos.

Apresentaçoes:

Fluimucil 600 mg: 20 comprimidos efervescentes (toma única para adulto)   P.V.P a volta de 7 euros
Fluimucil 200 mg: granulado para solução oral x 20 saquetas ( pode ser tomado 3 vezes por dia nos adultos ou toma única para criança)
Fluimucil 2%: solução oral x 200 ml (criança)
Fluimucil 4%: solução oral x 200 ml (adulto)

O comprimido efervescente (forma mais utilizada) deve ser dissolvido em ½ copo de água (100 mL) e ingerido em seguida. Há relatos de provocar desconforto gastointestinal, neste caso aconselho a ingerir com uma maior quantidade de agua.


Curiosidade: A acetilcisteína apresenta um efeito protector nas intoxicações por paracetamol. A acetilcisteína pode permitir reparar o dano oxidativo por produzir cisteína e glutationa e pode agir como fonte de sulfato para permitir a união com o paracetamol, desta forma evita lesões permanentes no fígado.



Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...