Daltonismo é o nome que se atribui a uma alteração congénita (deficiência de transmissão hereditária) , que consiste na insuficiência visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de cerca de 30.000 cores. O daltónico apenas consegue identificar ou diferenciar entre 500 e 800 cores.
Não tem cura e afecta maioritariamente os homens - quase 10% da população masculina é daltónica, em diferentes graus, mas com alguma dificuldade na interpretação da cor.
No dia 27 de Maio o designer Miguel Neiva apresentou o seu projecto "ColorAdd", que teve como origem uma tese de mestrado.
Este projecto apresenta uma solução que permite aos daltónicos identificar as cores
através dum código de cores universais, o ColorAdd®, que foi já adoptado pela empresa de tintas CIN e tem despertado interesse internacional pela ajuda que da аs pessoas portadoras desta deficiência.
Este código oferece aos daltónicos independência sem ter de recorrer a constante ajuda dos terceiros, uma mais fácil integração social e com o consequente aumento de bem-estar e auto confiança.
A incapacidade de distinguir as cores não afecta só o dia a dia tambйm influencia a escolha da profissão. Sem nos apercebermos disso mas muitas das profissões exigem a capacidade de distinguir as cores, profissões tais como pilotagem de aviões, navegação marítima, a indústria gráfica, a indústria química, a geologia, a arqueologia, actividades ligadas à área da informática ou áreas financeiras, a decoração e a moda, entre outras.
Algumas das aplicações do código:
- Saúde/hospitais (a triagem nos hospitais é feita pela cor)
- Material informativo/transportes (sistema de transportes de diversos países tem a cor como um dos principais factores de identificação)
- Vestuário e têxteis ( o código e colocado nas etiquetas do vestuário, permite ao daltónico a identificação da cor da peça no acto da compra)
Já viu este código na sua cidade?
Sem comentários:
Enviar um comentário