14/02/16

Herpes labial , o que fazer?

O herpes labial é uma infecção que é causada pelo Vírus herpes simplex tipo 1 (HSV) que está dormente (latente) nos gânglios nervosos da face, quando o vírus é activo aparece em forma de umas bolhas pequenas de liquido aglomeradas que depois originam uma ferida. Pode aparecer no lábio, no nariz, na vagina ou na pele a volta. A duração da fase inicial das bolhas de liquido dura em media 3-4 dias, depois forma-se ferida e a crosta que vai desaparecendo devagar, o tempo depende da pessoa e do tamanho da lesão. Um terço da população vai ter manifestações repetidas do herpes, infelizmente é impossível de eliminar o vírus do organismo.

Vários factores podem activar o vírus: constipações, gripe, menstruação, cansaço, perturbações emocionais, stress, dieta pouco equilibrada, lesões físicas, excesso da radiação solar ou do frio (usar sempre protector labial com SPF e protector solar no rosto quando for para a praia ou para as pistas de esqui ).

O herpes labial é contagioso, pode infetar outras partes do seu corpo e as pessoas a sua volta. Deverá evitar beijar e ter sexo oral se você ou o seu parceiro tiverem uma lesão de herpes labial. Não partilhe copos, toalhas, lâminas de barbear, escovas de dentes ou quaisquer outros objetos que toquem a boca. A fase de maior contagio é logo no inicio quando há bolhas, deve evitar tocar na ferida e a seguir tocar nas outras partes do seu corpo, especialmente olhos e partes intimas.

Mesmo sendo comum, o herpes labial pode ser muito desconfortável, especialmente pela parte estética. Normalmente passa sem deixar marcas ou deixa pequenas marcas que desaparecem com o tempo.

Herpes labial
Não é possível livrar-se do vírus do herpes labial, mas pode acelerar a cura quando este se desenvolver! Deve aplicar creme antiviral ( o mais conhecido é o ZOVIRAX ) na zona afectada logo nos primeiros sinais de aparecimento do herpes labial. O melhor momento para se iniciar o tratamento é assim que comece a notar a sensação de uma picada, comichão ou formigueiro, antes mesmo que apareça qualquer sinal visível do herpes labial. Mais vale colocar o creme mesmo se tem duvidas se precisa ou não, mal não faz.

O ZOVIRAX contém 5% de aciclovir, ajuda a impedir o vírus de se reproduzir e acelera a cicatrização, na fase mais tardia pode continuar a aplicar o ZOVIRAX ou algum creme cicatrizante para hidratar a ferida. Na fase inicial deve aplicar o creme varias vezes ao dia, de preferência ter sempre uma camada do creme em cima do herpes.

ZOVIRAX creme apresenta-se numa bomba doseadora pratica e custa +/- 7 euros.
Existe também o genérico,chama se aciclovir e custa +/- 3 euros.
Outra opção bastante conhecida é o creme chamado Fenivir (penciclovir), igualmente eficaz no combate a herpes e custa +/- 8 euros.

Há um truque que eu uso e funciona comigo, apesar de não haver provas cientificas. Aplicar/pressionar algodão embebido em álcool durante alguns minutos na área que esta com formigueiro, ajuda a reduzir a quantidade das bolhas e herpes passa mais rápido. Tem algum truque que quer partilhar?


Se tem herpes labial com muita frequência, mais de 3/5 vezes por ano pode considerar a opção de tomar os comprimidos para ver se consegue reduzir a frequência de aparecimento. Terá de falar com o medico e pedir receita, pode ser necessários fazer algum tratamento prolongado.

Tratamento normal consiste em tomar durante 5 dias ZOVIRAX comprimidos 200 mg, cinco vezes por dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo a dose da noite. Nem sempre funciona porque a dificuldade consiste em começar o tratamento antes de aparecerem as lesões do herpes.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

2 comentários:

  1. estou a experimentar o bepatente plus e vou ver o que acontece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe faz de forma caseira: Corta meio dente de Alho, e esfrega na zona do formigueiro por alguns minutos... não resolve a 100%, mas alivia e não nascem tantas bolhinhas.
      Abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...