28/02/16

Melatonina e o sono

A melatonina, é uma hormona naturalmente produzida por uma glândula localizada no cérebro, denominada glândula pineal. A melatonina está envolvida na coordenação do ciclo do sono, actua em células de zonas específicas do cérebro e ajuda a adormecer.

Os seus níveis sanguíneos aumentam normalmente na ausência da luz, atingindo o seu nível máximo a meio da noite por volta das 2-3 da manha e diminui gradualmente ao longo da noite. A função mais conhecida da melatonina é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.

Estudos demonstram que as mulheres tem níveis mais elevados de melatonina, por isso são mais sensíveis as mudanças sazonais e alterações da luz.

Há 3 situações típicas em que a concentração da melatonina no organismo é reduzida:
  • Alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz artificial, inibe a produção da melatonina, por isso normalmente estas pessoas tem dificuldades em dormir ou não descansam o suficiente.
  • O envelhecimento também leva a redução da produção da hormona, por isso, os distúrbios de sono / insónias são mais frequentes em adultos ou idosos. Com a idade o sono é menos profundo e desperta-se mais vezes.
  • Fenomeno jet-lag. Ocorre quando fazemos uma viagem para um local com fuso-horário muito diferente do país original. O ritmo circadiano do seu organismo fica desregulado e pode levar vários dias ate ajustar a rotina de sono.
Existem suplementos com a melatonina sintética que podem ser úteis nas 3 situações. Através da substituição da hormona, o suplemento aumenta os níveis de melatonina no sangue, ajudando pessoas a adormecer, libertam a melatonina lentamente, ao longo de algumas horas, simulam a produção natural de melatonina pelo organismo. Melhora a qualidade do sono, promovendo um sono mais profundo e mais reparador, depois de acordar sentimos que descansamos bem.

Melatonina é utilizada em monoterapia (isoladamente) para o tratamento a curto prazo da insónia primária (dificuldade em adormecer ou em ficar adormecido, ou sono de má qualidade durante, pelo menos, um mês) em doentes adultos e idosos. “Primária” significa que a insónia não tem uma causa identificada, nomeadamente quaisquer outras causas médicas, mentais ou ambientais. Pode ser um complemento de tratamentos com benzodiazepinas.

A dose varia de 1 a 5 mg dependendo da necessidade do indivíduo. Geralmente inicia-se o tratamento com doses mais baixas e aumenta-se conforme a necessidade. Idosos podem necessitar de doses mais altas. Nem todas as pessoas reagem a melatonina , mas há muitos estudos que comprovam a sua eficácia. Normalmente toma-se 1 comprimido a noite 1 hora antes da hora de dormir.

Em Portugal a melatonina pode ser encontrada em medicamento Circadin 2 mg

1 comentário:

  1. Posso tomar melatonina continuamente? A partir de que idade é aconselhada? Vi um médico no you tube a aconselhar só a partir dos 23 anos e durante 1 mês...
    Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...