19/11/19

Fungos nas unhas

A onicomicose ou aparecimento de fungos nas unhas, provoca uma alteração da unha, tornando-a branca ou amarela, quebradiça, a escamar, chegando a provocar a destruição total da unha.

12% da população sofre de fungos nas unhas, dos quais 88% dos casos são tratados. Em caso de não tratamento, a infecção pode propagar-se a diferentes partes do pé e inclusivamente do corpo. Pode também contaminar as pessoas a sua volta, que vivem consigo.

A maior parte das pessoas só se preocupa com esse problema na altura em que os pés estão expostos. Apesar já ter passado o verão vou recomendar que é mesmo a altura perfeita para começar o tratamento e sabe porque? Porque é das maiores pragas que temos (das relativamente inofensivas), porque vão passar longos meses ate conseguir livrar-se dos fungos.
  • 6 meses - tratamento das unhas das mãos
  • 9-12 meses - tratamento das unhas dos pés (a unha cresce mais devagar)
Tem de se mentalizar que vai ter de ter muita paciência e não desistir a meio do tratamento (pode piorar o problema). Mesmo quando acha que o fungo foi eliminado é preciso continuar o tratamento por mais um mês pelo menos para garantir que teve eficácia total.

Como o desenvolvimento do problema ocorre muito devagar maior parte das pessoas nem se apercebe até a unha estar já meio estragada. Nesta altura ainda pode tentar resolver o problema com os produtos tópicos (normalmente são vernizes ou produtos idênticos que pode comprar sem receita medica) que são óptimos para os casos leves. Se a sua unha já esta afectada em mais de 50% quase de certeza vai ter de fazer o tratamento tópico e o tratamento oral (o seu medico recomenda lhe os comprimidos mais indicados para o seu caso).

Os tratamentos tem de ser feitos de forma continua e a evolução deve ser avaliada 3 em 3 meses, não adianta olhar todos os dias que não vai notar diferença nenhuma. Pode desenhar um esquema como esse:


Já teve fungos? Foi difícil livrar-se deles?


1 comentário:

  1. Boa tarde, qual é o tratamento que aconselha para as unhas dos pés? Também tenho comichão na pele, entre os dedos. Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...