17/04/19

Tiocolquisido e os efeitos adversos


Costuma ter torcicolos e/ou tomar relaxante muscular (Tiocolquisido)? Então é melhor ler a informação que foi enviada para as farmácias para relembrar as conclusões de um estudo de 2014.

Tiocolquisido é um relaxante muscular. É usado em adultos e adolescentes a partir dos 16 anos como tratamento adjuvante para contrações musculares dolorosas. É utilizado para episódios agudos relacionados com a coluna vertebral.

Os estudos pré-clínicos demonstraram que um dos metabolitos, um dos produtos que se forma no seu corpo ao tomar tiocolquisido demonstrou, em estudos com animais e estudos em laboratório, poder causar danos em algumas células (numero anormal de cromossomas). Em humanos, este tipo de danos em células é um fator de risco para cancro, lesões em fetos, aborto espontâneo e problemas de fertilidade nos homens. Este risco aumenta com a exposição a longo prazo.


Não tome este medicamento se:
  • Esta gravida ou pensa que pode estar gravida
  • Esta a amamentar
  • É uma mulher com potencial para engravidar que não utiliza métodos contracetivos.
Não exceda as doses recomendadas e a duração de tratamento:
  • 8 mg de 12 em horas para as formulações orais. A duração do tratamento esta limitada a 7 dias consecutivos.
  • 4 mg de 12 em 12 horas para a formulação intramuscular (injeção). A duração do tratamento esta limitada a 5 dias consecutivos.

No mercado em Portugal temos estes nomes comerciais com o Tiocolquisido na sua composição: Relmus, Adalgur N, Coltramyl.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...