25/10/15

NIZORAL: adeus caspa

Conhecemos a caspa como finas escamas brancas que provêm do couro cabeludo. Podem ser de dois tipos: caspa seca ou oleosa.
  • Caspa seca esta relacionada com uma aceleração da regeneração das células do couro cabeludo, isso quer dizer que a pele renova demasiado rápido. A caspa é formada por pequenas e brancas partículas que facilmente se soltam e é acompanhada por cabelos oleosos e couro cabeludo seco.
  • A caspa oleosa apresenta menos queda de escamas brancas, as partículas têm maiores dimensões e tendem a fixar-se na raiz do cabelo. É acompanhada por cabelos oleosos, vermelhidão, com ou sem comichão, irritações no couro cabeludo. Nota se menos do ponto de vista das pessoas que nos rodeiam mas é mais incomodativo. Caspa oleosa pode estar relaciona com uma dermatite seborréica, psoríase ou por crescimento excessivo de um fungo.
Tanto caspa seca como oleosa tendem a piorar com o frio ou durante inverno seco. A caspa não é contagiosa.


Aqui vou abordar o motivo mais frequente da caspa: excesso de um fungo, mais concretamente levedura Malassezia globosa.

O Malassezia globosa é um microrganismo que aparece naturalmente no couro cabeludo de qualquer pessoa e se estiver em excesso reduz a oleosidade do couro cabeludo. Levedura cria uma substância que irrita a pele chamada ácido oleico. A pele de cerca de 50% das pessoas reage de maneira adversa ao ácido oleico. Esta sensibilidade causa a caspa.

NIZORAL 

O NIZORAL champô é um medicamento para tratar infeções da pele por fungos e leveduras. Tanto o couro cabeludo como peito e face, podem ser tratadas com o champô. A substância ativa é o cetoconazol, é uma substância sintética com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias.

champoo anti caspa
Exemplos de quando pode usar NIZORAL: no couro cabeludo quando tem películas brancas (caspa). Na face ou no peito quando tem manchas castanhas e avermelhadas com descamação branca ou amarela (dermite seborreica), manchas irregulares no tronco, pequenas, de cor branca ou acastanhada (pitiríase versicolor).

Aplicação: 
Lave as zonas infetadas da pele com o NIZORAL champô, e deixe o medicamento atuar durante 3 a 5
minutos, antes de enxaguar. Para tratamento aplicar duas vezes por semana, durante 2 a 4 semanas. Depois de concluir tratamento e para prevenir novos casos.: uma vez por semana, ou uma vez de duas em duas semanas. Pode ser usado por adultos e crianças.

Se costuma lavar o cabelo mais do que 2 vezes por semana é aconselhável alternar o NIZORAL com champô para o uso diário. Lavar frequentemente os cabelos com champos para cabelos oleosos piora o problema pois isso estimula as glândulas sebáceas, que produzem ainda mais sebo.

Do ponto de vista estético há um problema com este champô é que resseca muito o cabelo, o cabelo torna se mais frágil e duro e quebra mais facilmente. Para tentar reduzir isso,especialmente se tiver o cabelo comprido, tenta a plicar o champô mais próximo do couro cabeludo e o resto do cabelo lavar com champô normal.


Como viram nem todos os casos da caspa podem ser tratados com NIZORAL, sendo um antifúngico só trata o problema dos fungos. Não deixa de ser um óptimo tratamento, no caso da duvida de qual é a origem da sua caspa aconselho sempre experimentar NIZORAL. Nos casos mais graves, especialmente quando o couro cabelo esta irritado será preciso também tratamentos com corticóides para descongestionar a inflamação (o melhor será consultar um dermatologista).

O preço do NIZORAL +/- 12 euros.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

4 comentários:

  1. Descobri hoje o seu blog e adorei as suas dicas! Mto obrigado vou continuar a ler

    ResponderEliminar
  2. Posso lavar com outro shampoo antes ou depois de utilizar nizoral?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...