28/10/17

CHAMPIX : tratamento para deixar de fumar

Hoje vou falar de um medicamento que tem sido a ajuda numero 1 para deixar de fumar, medicamento que normalmente é recomendado pelo medico. Não vou dizer que vai resolver o problema milagrosamente, nada disso, mas que tem sido bastante útil e com eficácia comprovada. Nos estudos feitos ate os utilizadores com mais de 25 anos de uso conseguiram deixar de fumar. 

CHAMPIX, cuja substancia activa é vareniclina, é eficaz na cessação tabágica pela sua acção no cerebro. Vareniclina liga-se a recetores nicotínicos, reduzindo a vontade de fumar e os sintomas de abstinência, também tem capacidade para fazer com que não sinta tanto prazer depois de fumar.

Através destes mecanismos CHAMPIX pode ajudar alguns pacientes a parar de fumar. Assim, é possível parar de fumar sem que haja efeitos ligados à abstinência, bem como a ansiedade.

Champix normalmente é bem tolerado, a queixa mais comum tem a ver com tonturas e enjoos, pode ocorrer em 30% dos pacientes, mas que vai desaparecendo com a continuação do tratamento. Com base nas características da vareniclina e na experiência clínica até à data, CHAMPIX não apresenta interações clínicas significativas com outros fármacos.

A cessação tabágica, com ou sem tratamento, está associada a vários sintomas. Por exemplo, foram notificados em doentes que tentavam deixar de fumar disforia ou humor depressivo, insónias, irritabilidade, frustração ou raiva, ansiedade, dificuldade de concentração, agitação, diminuição do ritmo cardíaco, aumento do apetite ou aumento de peso. Por essas razoes recomenda-se escolher bem a altura em que vai tentar deixar de fumar, deve ser uma fase da sua vida em que não tenha muitas preocupações e stress.


A dose recomendada de vareniclina é de 1 mg duas vezes por dia, após uma semana de iniciação:

Dia 1 – 3: 0,5 mg uma vez por dia
Dia 4 – 7: 0,5 mg duas vezes por dia
Dia 8 – Até final do tratamento: 1 mg duas vezes por dia

O doente deve estabelecer uma data para parar de fumar. Geralmente, o tratamento com CHAMPIX deve iniciar-se 1-2 semanas antes desta data. Os doentes devem ser tratados com CHAMPIX durante 12 semanas.


Para os doentes bem sucedidos que pararam de fumar no final das 12 semanas, pode considerar-se um período de tratamento adicional de 12 semanas com CHAMPIX 1 mg, duas vezes por dia, para a manutenção da abstinência.

Para os doentes que não consigam ou não queiram deixar de fumar abruptamente, deve ser considerada uma abordagem gradual para parar de fumar durante o tratamento com CHAMPIX. Os doentes devem reduzir o ato de fumar nas primeiras 12 semanas do tratamento e parar de fumar até ao final desse período de tratamento. Os doentes devem então continuar a tomar CHAMPIX por um período adicional de 12 semanas para perfazer um total de 24 semanas de tratamento .

Os doentes que não conseguem tolerar as reacções adversas do CHAMPIX podem ter a sua dose temporariamente ou permanentemente reduzida para 0,5 mg, duas vezes por dia.

Na terapêutica de cessação tabágica, o risco de recaída é elevado no período imediatamente a seguir ao final do tratamento. Pode ser considerada uma diminuição gradual da dose para doentes com risco elevado de recaída.

CHAMPIX pode ser administrado com ou sem alimentos.

Como medida de precaução, é preferível evitar a utilização de vareniclina durante a gravidez e amamentação.

O medicamento é eliminado pelos rins, portanto, pacientes com algum problema de função renal devem tomar doses reduzidas.


CHAMPIX tem 2 apresentações, a embalagem de iniciação que tem 2 dosagens (0.5 e 1mg) e a embalagem de manutenção (1mg).

10/10/17

Maxilase - anti-inflamatório natural

Maxilase é vulgarmente conhecido como um anti-inflamatório. Substância activa é alfa-amilase que é uma enzima que tem actividade antiedematosa e anti-inflamatória. É utilizado na terapêutica e profilaxia do edema em variadas situações e como adjuvante da antibioterapia. As enzimas são também conhecidas como catalisadores biológicos ou substâncias capazes de acelerar determinadas reacções químicas, sem interferir no produto final das mesmas.


O modo de acção da alfa-amilase no edema inflamatório caracteriza-se por:

- Hidrólise com os polissacáridos de exsudado inflamatório, tornando-o mais fluido

- Inibição da permeabilidade capilar anormal (que se encontra aumentada durante o primeiro estádio da inflamação) diminuindo a saída dos líquidos dos vasos permitindo a reabsorção mais fácil do edema

Quando a administração dos anti-inflamatórios enzimáticos é feita pela via oral, raramente tem-se observado efeitos colaterais. Este grupo de medicamentos possuem apenas acção anti-inflamatória sendo praticamente isentos de acção analgésica.

Maxilase é mais frequentemente prescrito pelos médicos para tratar a inflamação e dor na garganta, mas também pode ser utilizado em Otorrinolaringologia, Estomatologia, Urologia, Ortopedia e Traumatologia. A grande vantagem do Maxilase em comparação com outros anti-inflamatórios como Brufen por exemplo é que não afecta o estômago, é um produto mais natural.

Este medicamento deve ser evitado pelas pessoas intolerantes a algum tipo de açucares. Tem na sua composição sacarose e lactose.

Normalmente é bem tolerado e não interfere com os outros medicamentos. Não interfere com a pílula contraceptiva.


Aconselha-se a toma de Maxilase antes das refeições: 
1 Comprimido revestido três vezes por dia antes das principais refeições.

A dose habitual do xarope é:
Lactentes e crianças até 3 anos de idade (15 Kg): 1 colher de chá (5 ml) 3 vezes por dia.
Crianças com mais de 3 anos de idade (> 15 Kg): 1 colher de sobremesa (10 ml) 3 vezes por dia.

Preço do Maxilase 20 comprimidos: 4,79 €

01/10/17

Pantelmin : desparasitação interna

Pantelmin é um medicamento contra os parasitas do intestino e apresenta-se em comprimidos e em suspensão oral. A substância ativa é o mebendazol. Cada comprimido contém 100 mg de mebendazol.

Pantelmin está indicado no tratamento de infestações simples ou mistas causadas por:

  •  Enterobius vermicularis (enterobíase ou oxiuríase)
  • Trichuris trichiura (tricocefalíase)
  • Ascaris lumbricoides (ascaridíase)
  • Ancylostoma duodenale, Necator americanus (ancilostomíase)
  • Strongyloides stercoralis (estrongiloidíase)

A acção terapêutica de Pantelmin se inicia no primeiro dia de tratamento, provoca um processo auto-destrutivo do verme.

A dose de Pantelmin que tem de tomar depende da espécie de parasita com que estiver infestado. Normalmente é tomado como prevenção neste caso a posologia é a seguinte:

Crianças: 1 copo de medida (5 mililitros) da suspensão, de manhã e à noite, durante 3 dias seguidos. Agitar o frasco antes de tomar.
Adultos: Tome 1 comprimido, de manhã e à noite, durante 3 dias consecutivos. Não interfere com alimentos.

Um copo de medida (5 ml) da suspensão contém a mesma quantidade de substância ativa do que um comprimido.

Não administre Pantelmin em crianças com idade inferior a 1 ano sem indicação do médico.

Contacte o seu médico antes de tomar Pantelmin se estiver a fazer tratamento com algum medicamento contendo metronidazol (também conhecido pelo nome comercial Flagyl).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

É frequente utilizar Pantelmin como medida profilática, toma-se uma dose por ano só para prevenir (normalmente no outono os médicos tem tendência a prescrever mais). Nos casos em que lida com animais, crianças, não ingere comida bem cozinhada ou não tem hábitos de higiene suficientes recomenda se fazer profilaxia. Nos outros casos não há necessidade para tal, mas é uma escolha pessoal.


Preço, Pantelmin Comprimidos / Xarope : +/- 5 euros