30/09/17

Vacina da gripe 2017


A partir de amanha, dia 1 de Outubro 2017 as vacinas da gripe vão começar a ser vendidas nas farmácias.

Os utentes mais idosos vão poder tomar a dose anual nos centros de saúde (pessoas com idade igual ou superior a 65 anos). Existem algumas patologias que dão direito a tomar vacina gratuitamente, pode consultar a lista no SNS.

As considerações gerais sobre as vacinas da gripe pode ver no meu post mais antigo.

15/09/17

Intivag : repõe o PH fisiológico da flora vaginal

A flora vaginal normal é composta pelas bactérias e fungos e encontra-se num estado de equilíbrio biológico, resistente a agressores químicos e físicos. A flora bacteriana normal consiste basicamente em lactobacilos acidófilos (bacilos de Doderlein ou células Doderlein) que fermentam/transformam o glicogénio (que é um açúcar) da parede vaginal originando ácido láctico. O ácido láctico irá manter a vagina com pH ácido (pH 3,8-4,5) o que impede o crescimento de micróbios patogénicos e é um meio óptimo para os lactobacilos.

Uma alteração na flora vaginal pode ocorrer por vários motivos, os principais são toma de medicamentos (antibióticos e antifungicos), doenças, tratamentos hormonais (pílula), medidas de higiene incorrectas, gravidez, menopausa, tratamentos agressivos (quimioterapia, radioterapia), mudança de parceiro sexual.

INTIVAG é um tratamento novo que saiu agora no mercado, cuja publicidade pode ver na TV.

Intivag : repõe o PH fisiológico da flora vaginal
É indicado para todas as mulheres, que querem repor o PH fisiológico da flora vaginal, funciona graças à ação do Ácido Lático que equilibra o PH natural da flora vaginal e protege contra infeções (por exemplo a famosa Candidíase).

As infecções podem desequilibrar a flora vaginal, provocando mal estar, prurido e desconforto. Nos casos de mulheres particularmente sensíveis com infecções recorrentes poderá ser necessário fazer um tratamento mais prolongado, por exemplo durante meio ano depois de vir o período fazer um ciclo de aplicação de óvulos para equilibrar a flora vaginal.

Tratamento de 1 óvulo (contem 5mg de ácido lático), ao deitar, durante 7 a 14 dias.

Intivag em embalagem com 10 óvulos, preço: +/- 15 euros

13/09/17

Hyalotim: para as situações de secura vaginal

Quero apresentar uma novidade do mercado que parece me muito útil especialmente para as senhoras na 3 idade, até podem ver publicidade na TV nos próximos meses.

HYALOTIM é um novo tratamento para toda e qualquer mulher que sofre ou possa vir a sofrer com as consequências inevitáveis, desconfortáveis e dolorosas causadas pela baixa de estrogénio no seu organismo. Pode ser usado pelas mulheres de todas as idades, incluindo na gravidez.

Hyalotim: para as situações de secura vaginal
Hyalotim Óvulos vaginais é ideal para as situações de secura vaginal devido ao envelhecimento e menopausa, com ácido hialurónico e ácido lático, indicados para a hidratação e regeneração da mucosa vaginal.

Pode ser usado em substituição ou como complemento aos tratamentos hormonais, como por exemplo cremes com estriol.

Hyalotim é novo pela sua dupla acção dos dois componentes: Ácido Hialurónico e Ácido Lático. Nesta combinação ajuda a aliviar a comichão e o desconforto associados a secura, auxilia a regeneração da mucosa após o parto, reduz o desconforto durante a relação sexual, evita a inflamativo.
  • Ácido Hialurónico (10mg): hidrata, restaura e forma barreira protetora que promove cicatrização. Aporta tonicidade e elasticidade aos tecidos.
  • Ácido Lático (5mg): equilibra o PH natural da flora vaginal e protege contra infeções.

MODO DE UTILIZAÇÃO:
Tratamento ao deitar, durante 14-20 dias. Lave bem as mãos antes de aplicar. Empurre suavemente o óvulo para dentro da vagina, com o dedo. Se o óvulo estiver muito mole coloque-o no frigorífico uns minutos antes de o retirar do blister.

Hyalotim em embalagem com 10 óvulos, preço +/- 15 euros.