26/12/16

Dulcolax - eficaz na obstipação

Dulcolax é um dos laxantes mais conhecidos e vendidos na farmácia, muito eficaz em casos de obstipação com resultados visíveis da noite para o dia (tempo de acção 6 a 12 horas). Dulcolax estimula a contracção dos músculos do intestino e, consequentemente, empurram o seu conteúdo. Também facilitam a eliminação ao acumularem água para amolecer o conteúdo do intestino.

Substância ativa (em cada comprimido): 5mg de Bisacodilo

Os comprimidos revestidos devem ser tomados inteiros à noite com água para que a evacuação se produza de manhã, são fáceis de engolir e suaves para o estômago pois actuam apenas onde é necessário, no cólon.

Precauções: não deve ser tomado diariamente durante longos períodos. A utilização prolongada e excessiva poderá provocar desequilíbrio electrolítico e hipocaliemia. A substância ativa de Dulcolax, o Bisacodilo, não penetra na barreira cerebral, não tendo sido notificado qualquer potencial aditivo que pode levar a dependência.

Note que é muito importante evitar beber leite ou um antiácido ao mesmo tempo que toma o Dulcolax. Estas substâncias são alcalinas e podem dissolver demasiado cedo o Revestimento de Proteção. Pelo mesmo motivo, Dulcolax Comprimidos Revestidos nunca deve ser esmagado ou mastigado antes de engolido pois, caso contrário, o Revestimento de Protecção deixa de ser eficaz. Se tomou um anti-ácido, aguarde pelo menos uma hora antes de tomar Dulcolax de forma a impedir que o revestimento se dissolva antes de chegar ao intestino e possa causar irritação gástrica e/ou cólicas.

Pode ser tomado a partir de 6 anos. Pode ser tomado durante a amamentação. Não interfere com a eficácia da pílula.


Dulcolax Supositórios

Como os comprimidos revestidos, o componente activo em Dulcolax Supositórios é o Bisacodilo (10 mg ): um composto com um elevado perfil de segurança e de eficácia comprovada.

Com Dulcolax Supositórios, o componente activo é misturado com um material do tipo cera totalmente seguro, sólido à temperatura ambiente mas que se dissolve à temperatura corporal para permitir que o componente tenha uma acção a nível local. Acçao rápida, demora entre 10 a 30 min.

Dulcolax Supositórios é especialmente moldado de modo a ser fácil de inserir no recto. Remova o supositório da embalagem plástica e introduza o supositório, com a parte pontiaguda para frente, no recto. Para melhores resultados, deve deitar-se durante 15 a 20 minutos e tentar reter o supositório no recto enquanto puder. Reter o supositório significa manter o supositório no recto, não o deixando sair. A utilização dos supositórios pode conduzir a sensações dolorosas e irritação local, especialmente nas fissuras anais e proctite ulcerosa.

Vantagens de supositório em relação ao comprimido: acção muito rápida, não corre o risco de sentir desconforto intestinal e pode ser tomado por indivíduos com dificuldade de deglutição.

O seu médico pode aconselhá-lo quanto ao uso de um supositório antes de determinadas intervenções clínicas (ex: colonoscopia).

Adultos e crianças com mais de 10 anos: 1 supositório (10 mg) para efeito imediato.

11/12/16

Colchicina no tratamento da gota

Este medicamento é usado para prevenir ou tratar ataques de gota (recidivas). Normalmente os sintomas de gota se desenvolvem de repente e envolvem apenas uma ou poucas articulações. A gota é causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que é um produto do metabolismo das proteínas. Quando os níveis de ácido úrico no sangue são muito altos, o ácido úrico pode formar cristais duros nas articulações o que provoca inflamação aguda e dores ao movimentar-se. O dedão do pé (joanete), joelho ou tornozelo são os mais frequentemente afetados.

Alguns dos factores de risco para o surgimento das crises são a obesidade, sexo masculino (40 anos ou mais), a insuficiência renal, o uso de alguns medicamentos, o consumo excessivo de alguns alimentos (como a carne e o marisco) e o excesso de bebidas alcoólicas, especialmente cerveja.

A colchicina, diminuindo o inchaço e diminuir o acumulo de cristais de ácido úrico que causam dor
na articulação afetada(s). Embora o seu modo de ação é desconhecido.
O efeito anti-inflamatório da colchicina na artrite gotosa aguda é relativamente seletivo para esta doença e é eficaz apenas em alguns casos nos outros tipos de artrite.
Colchicina no tratamento da gota


A colquicina é utilizada nas seguintes situações: 
  • Gota (tratamento prolongado com dose baixa)
  • Acesso agudo de gota (dose mais alta durante alguns dias)
  • Terapêutica de prevenção de acessos de gota quando no início de tratamentos hipouricemiantes com inibidores de síntese de ácido úrico ou com uricosíricos.

Acesso agudo de gota:
1º dia: 3 comprimidos (1 comprimido de manhã, 1 comprimido ao meio dia, 1 comprimido à noite);
2º e 3º dias: 2 comprimidos por dia (1 comprimido de manhã e 1 comprimido à noite); 4º dia: 1 comprimido à noite
Dias seguintes: 1 comprimido à noite

Prevenção dos acessos de gota aquando dos tratamentos hipo-uricemiantes: A dose diária profilática de colquicina depende da frequência e da gravidade dos episódios anteriores e pode variar de 0,5 mg duas a quatro vezes por semana até 1,5 mg por dia. É normalmente eficaz numa dose oral de 0,5-1 mg por dia, ajustada de modo a não causar diarreia. O tratamento com colquicina deve manter-se até pelo menos um mês após a redução da concentração de urato no sangue e que é comum a cobertura profilática durante 3 a 4 meses. É aconselhada uma vigilância hematológica semestral (despistagem sistemática dos efeitos secundários).


Nos indivíduos em idade de procriar, deverá ser instaurada uma contracepção eficaz qualquer que seja o parceiro tratado. É recomendado interromper o tratamento com colquicina três meses antes da concepção. A contracepção deverá manter-se até 3 meses após a interrupção da colquicina.

Contém Lactose e Sacarose.

É um daqueles medicamento que quanto menos tomar melhor. Maior parte dos pacientes sente disconfortos intestinais quando começam a tomar colquicina.

Reacções adversas muito frequentes: Diarreias, náuseas, vómitos (até 80% dos doentes). Podem ser os primeiros sinais de sobre dosagem. É necessário então diminuir as doses ou mesmo parar com o tratamento. Incluem problemas gastro-intestinais e neutropenia. Altas doses podem também lesar a medula óssea e levar a uma anemia

Dose tóxica cerca de 10 mg.
Dose constatada mortal, acima de 40 mg
Não há antídoto específico da colquicina.


Preço Colchicine, 1 mg x 20 comp: € 4,65

06/12/16

BioActivo Multivitaminas

BioActivo Multivitaminas

BioActivo Multivitaminas da laboratorio Pharma Nord pode ser um boa opção se quiser fazer um suplemento vitaminico nesta altura de ano. É mais que frequente os médicos mandarem fazer suplementos no inverno, é uma altura em que as defesas do sistema imunitário começam a enfraquecer devido a mau tempo e a alimentação mais pobre. Habitualmente os suplementos tomam-se durante 3 meses seguidos, depois faz um intervalo e se quiser pode repetir.

As vitaminas solúveis em água não são armazenadas no corpo, sendo excretadas de forma relativamente rápida, por essa razão não há problema nenhum se tomar em excesso, porque o excesso é rapidamente eliminado. As vitaminas solúveis em gordura(Vitamina A /D /E /K), por outro lado, ficam armazenados no fígado ou nos tecidos gordurosos e demoram mais tempo a sair do organismo. Ao tomar vários suplementos ao mesmo tempo ou o mesmo sem intervalo tem de ver as concentrações das Vitaminas lipossolúveis que esta a ingerir.

BioActivo Multivitaminas Contém 12 vitaminas essenciais e 6 minerais que estão bem balanceados, contem vários antioxidantes (o zinco, a vitamina C e a vitamina E), incluindo a levedura de selénio pantenteada e contém um conjunto completo de vitaminas B.

O BioActivo Multivitaminas não contém ferro, porque nem todas as pessoas beneficiam de um suplemento de ferro. O excesso do ferro pode cortar o efeito antioxidante das outras vitaminas.

BioActivo Multivitaminas
O selénio contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e bom funcionamento da glândula tiróide.
O zinco participa na manutenção da pele, cabelo, visão, unhas e ossos normais.
O crómio contribui para a manutenção dos níveis normais de glucose no sangue (diminui o apetite pelos doces).
O magnésio contribui para uma função muscular saudável.
A vitamina C contribui para a formação de colagénio para a manter ossos, gengivas, pele, dentes e cartilagem saudáveis, contribui para o normal metabolismo de produção de energia.
A vitamina D participa na manutenção de ossos, dentes e função muscular saudáveis.
A vitamina B1 contribui para uma função normal do coração.
Àcido fólico que contribui para a formação normal do sangue
Biotina que contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso.

Posologia: Tem de tomar 1 comprimido por dia, por exemplo ao almoço. Quanto ao tamanho do comprimido é bom, facil de deglutir.

Quanto ao preço são +/- 19 euros por 60 comprimidos, por mês fica menos de 10 euros (é um bom preço para as vitaminas).

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

29/11/16

Bilaxten / Lergonix: anti-histamínico da 2 geração

A Bilastina é um anti-histamínico da nova geração usado no alívio dos sintomas de febre dos fenos (espirros, prurido, corrimento nasal, congestionamento nasal e olhos vermelhos e lacrimejantes) e outras reacções alérgicas semelhantes. Além disso, a Bilastina provou melhorar a qualidade de vida, e todos os sintomas nasais e oculares associadas à rinite alérgica. Também pode ser usado para o tratamento de erupções cutâneas que causam prurido (dermatite ou urticária).

A grande novidade e vantagem da Bilastina é o seu perfil de segurança, demonstrou não ter efeitos secundários adversos cardíacos, não afecta a capacidade de condução ou estado de alerta. Não tem efeito sedativo (não provoca sono) ou melhor dizendo quase não tem segundo os estudos.

Bilaxten / Lergonix 20 mg  
Bilaxten / Lergonix: anti-histamínico da 2 geração

Na farmácia pode adquirir a Bilastina com o nome comercial Bilaxten ou Lergonix. A nível da eficácia tem se demonstrado tão eficaz como por exemplo o Zyrtec (um anti-histamínico mais conhecido).

A posologia habitualmente recomendada é de 1 comprimido de Bilaxten / Lergonix ao dia, em dose única, uma hora antes ou duas horas depois da ingestão de alimentos ou bebidas, inclusive de sucos de frutas (não devem ser tomados com alimentos). Poderá ser indicado pelo medico posologia maior em casa de necessidade.

Os dados sobre o uso da Bilastina nas mulheres grávidas ou a amamentar são inexistentes ou muito limitados, por isso deve evitar tomar.

Não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva.

Preço de 20 comprimidos : € 7,69

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

27/11/16

Antigrippine Trieffect

Antigrippine em Novembro de 2016 mudou de composição e passou a chamar-se Antigrippine Trieffect. Antigrippine Trieffect é um medicamento não sujeito a receita médica, especialmente desenvolvido para o alívio dos sintomas de constipações e gripes:
Antigrippine Trieffect
  • dor de cabeça
  • dor de garganta
  • congestão nasal e pingo
  • dores corporais
  • febre
Cada comprimido contém 500 mg de paracetamol ( baixa a febre e alivia as dores) e 5 mg de cloridrato de fenilefrina (descongestiona o nariz em 30 minutos, por um mecanismo de vasoconstrição direta). Ao contrário dos anti-histamínicos de primeira geração, o cloridrato de fenilefrina descongestiona o nariz sem provocar sonolência

Antigrippine Trieffect está indicado para adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos. Tomar 2 comprimidos, 3 vezes ao dia. A dose máxima recomendada são 6 comprimidos em 24 horas.

Não recomendado durante a gravidez Não recomendado a mulheres em período de amamentação. Não interfere com a eficácia da pílula.

É sempre bom relembrar que nenhum antigripal cura constipações e gripes, só alivia as sintomas, por isso assim que estiver melhor pare de tomar e tem de escolher o antigripal eficaz conforme os sintomas que tiver. Por exemplo neste caso se tiver tosse e a garganta inflamada e não tiver febre, nem nariz a pingar não vale a pena tomar Antigrippine Trieffect.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

26/11/16

Egostar / Molinar: Vitamina D em comprimido

A vitamina D pertence a um grupo de pró-hormonas lipossolúveis com os dois principais precursores biologicamente inertes - vitamina D3 (colecalciferol) e a vitamina D2 (ergocalciferol). A vitamina D3 é formada na pele exposta à radiação ultravioleta B solar (a pré-vitamina D3 é rapidamente convertida em vitamina D3 pela temperatura cutânea).

O colecalciferol (vitamina D3) é importante para a homeostase do cálcio e para a saúde do esqueleto. A sua função principal é aumentar a eficiência da absorção de cálcio a partir do intestino delgado. A vitamina D também melhora a absorção do fósforo do intestino delgado distal. A absorção adequada de cálcio e fósforo do intestino é importante para a mineralização óssea adequada. A segunda função principal da vitamina D é o envolvimento na maturação de osteoclastos, que reabsorvem o cálcio a partir dos ossos.

Ao fazer analises clínicas para determinar níveis no sangue da Vitamina D, maior parte da população vai ter níveis insuficientes, dai que actualmente a Vitamina D é um assunto muito popular e é uma vitamina amplamente prescrita. Sendo os idosos, as pessoas institucionalizadas e as mulheres pós-menopáusicas populações de risco. A principal causa é a escassez de vitamina D nas fontes alimentares e a falta de exposição solar.

Egostar / Molinar  
Egostar / Molinar

São as 2 apresentaçoes da Vitamina D em comprimidos no mercado, embalagem com 3 comprimidos (3 meses de tratamento).

Cada comprimido revestido por película de Egostar/Molinar 22.400 U.I. contém 560 µg decolecalciferol. Um comprimido (22.400 U.I.) a cada 28 dias (equivalente a 800 U.I./dia).

Egostar/Molinar está indicado na prevenção e no tratamento da deficiência em vitamina D, em adultos. A duração do tratamento dependerá da indicação, da severidade da doença e da resposta do doente ao tratamento.

Egostar/Molinar : Toma um comprimido por mês, a qualquer hora do dia, durante ou fora das refeições. Normalmente é bem tolerado.


Vitamina D –quanto mais melhor?

Apesar de assunto de Vitamina D estar na moda, ainda há muita controvérsia sobre a quantidade certa que devemos administrar e sobre a concentração no sangue necessária para ser eficaz. A consequência mais grave resultante de sobre dosagem aguda ou crónica é a hipercalcemia devida à toxicidade da vitamina D. Os sintomas podem incluir arritmia cardíaca, naúseas, vómitos, anorexia, obstipação, polidipsia, poliúria, desidratação, hipercalciúria com formação de cálculos renais, nefrocalcinose, fraqueza muscular, apatia, debilidade ou alterações da consciência, entre outros. Adicionalmente, a sobredosagem crónica pode resultar na calcificação dos vasos e dos tecidos.

Durante o tratamento de longa duração os níveis séricos de cálcio e a função renal devem ser regularmente monitorizados, em particular em doentes idosos em tratamento concomitante com glicosídeos cardíacos ou diuréticos e em doentes com elevada propensão à formação de cálculos. Em caso de hipercalcemia ou sinais de comprometimento da função renal a dose deve ser reduzida ou o tratamento descontinuado.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

13/11/16

Mycostatin: tratamento de candidíase oral

Nistatina é um antifúngico que actua por impedir o crescimento dos fungos.

Mycostatin (nistatina) indicado no tratamento de infecções fúngicas (candidíase) da cavidade oral, tais como aftas e sapinhos. Pode ser uma situação esporádica devido a sistema imunitário enfraquecido ou uma situação recorrente devido a uma doença prolongada. Pode ser aplicado nas crianças e bebes desde o dia em que nascem. Em casos não muito avançados a melhoria é notada quase imediatamente e o tratamento é rápido e eficaz.
Mycostatin: tratamento de candidíase oral

Mycostatin apresenta se em forma de suspensão oral, para aplicação tópica na boca e subsequente ingestão. Tem agradável aroma de cereja.

Posologia e modo de administração:

Nos lactentes, a dose recomendada é de 1 ou 2 ml (100.000 a 200.000 unidades de nistatina) administrada quatro vezes ao dia.
Nas crianças e adultos, a dose recomendada varia de 1 a 6 ml (100.000 a 600.000 unidades de nistatina) administrada quatro vezes ao dia.

Aplicar a dose de Mycostatin sobre a área afectada. Manter na boca tanto tempo quanto for possível (alguns minutos) e só depois deglutir. Evitar comer ou beber nos 10 min seguintes. Nos lactentes e em crianças jovens, aplicar metade da dose em cada lado da boca.

Manter o tratamento pelo menos 48 horas após os sintomas terem desaparecido, se verificar agravamento ou persistência das queixas para além de 5 dias de tratamento, deve procurar o médico.

Nos casos de gravidez e aleitamento não se aconselha a sua utilização.

Preço: +/- 4,5 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

12/11/16

Ginkgo Biloba: efeito na memória e na circulação

O extracto seco de folhas de Ginkgo Biloba está incluído no grupo de medicamentos à base de plantas usados no tratamento da demência. A demência é uma doença que pode causar falta de memória, confusão ou dificuldade em encontrar as palavras corretas. A Ginkgo Biloba pode ser uma ajuda preciosa para melhorar a memória e circulação sanguínea (em todo o corpo).

Este fitoterápico possui duas substâncias activas consideradas as responsáveis por seus efeitos no nosso organismo: flavonoides (efeito antioxidante) e terpenos (melhoram a circulação sanguínea através da dilatação dos vasos sanguíneos e da redução da viscosidade do sangue). Desta forma Ginkgo Biloba provoca vasodilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, aumentando a perfusão de sangue no cérebro, previne a formação de coágulos e otimiza a utilização de glicose pelo cérebro, como resultado tem efeito positivo na memoria. Há médicos que prescrevem este medicamento com intuito de atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer.
 
Ginkgo Biloba: efeito na memória e na circulação
Ginkgo Biloba também é amplamente utilizado na insuficiência de circulação arterial nos membros inferiores, especialmente nos idosos e na altura do frio para evitar aparecimento das frieiras.

Ginkgo Biloba também pode ser útil nos casos de vertigens, zumbidos, os espasmos visuais e desequilíbrios graças ao seu efeito vasodilatador.

Como Ginkgo Biloba melhora a circulação, pode ter efeito potenciador se for misturado com outros medicamentos. Mas não são conhecidas quaisquer interacções com outros medicamentos.

Posologia pode variar mediante a sua patologia, a media recomendada é 1/2 comprimidos 2 a 3 vezes por dia.

Apesar de ser uma planta já utilizada há muito tempo e pela experiência própria poderei dizer que metade dos medidos recomendam a sua utilização, infelizmente continua a não haver provas cientificas quanto a sua eficácia. Muito pelo contrario alguns estudos mais recentes indicam que não têm qualquer efeito no atraso do aparecimento da doença de Alzheimer. Recentemente Ginkgo Biloba deixou de ser comparticipado e provavelmente deve-se a falta da sua evidencia da eficácia cientifica.

Na farmácia poderá encontrar Ginkgo Biloba por exemplo com o nome comercial de Biloban ou Gincoben. Preço +/- 8 euros.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

30/10/16

Zentel: desparasitação interna

Zentel é o medicamento mais conhecido em Portugal para fazer desparasitação interna tanto nos adultos como nas crianças. Com muita boa eficácia e a rapidez de acção.
Zentel: desparasitação interna

Zentel tem como princípio activo o albendazol na dose de 400 mg por comprimido (toma única). Este fármaco tem uma acção anti-helmíntica, devido à inibição da polimerização da tubulina que consequentemente reduz o seu aporte energético para níveis insuficientes à sua sobrevivência (não permite a entrada da glucose). O Zentel inicialmente imobiliza e seguidamente mata os helmintas suscetíveis.

O Zentel para tratamento com dose baixa e de curta duração está indicado na terapêutica de infestações intestinais simples ou mistas causadas pelos seguintes helmintas/protozoários:
  • Ascaris lumbricoides (Lombrigas)
  • Trichuris trichiura (Tricocéfalos)
  • Enterobius vermicularis (Oxiúros)
  • Ancylostoma duodenale e Necator americanus (Ancilóstomo)
  • Hymenolepsis nana e Taenia spp (Ténias)
  • Strongyloides stercolaris (Verme do Túnel)
  • Opistorchis viverrini e Clonorchis sinensis
  • Giardia lamblia Giardia em crianças
  • Larva migrans cutânea
O Zentel também é utilizado para tratamento com dose elevada e de longa duração das helmintíases sistémicas, neste caso tem de ser diagnosticado pelo medico e o tratamento é acompanhado pelas analises clínicas, especialmente por causa dos efeitos que pode provocar no fígado. Nos casos de toma única não costuma haver reacções adversas, nem qualquer sintomas.

Zentel é contraindicado durante a gravidez. As mulheres em risco de engravidar deverão utilizar um método contracetivo eficaz durante e até um mês após o tratamento. Zentel não interfere com a eficácia da pílula contraceptiva.

Adultos e crianças com pelo menos 2 anos: toma única de 1 comprimido, pode ser tomado com ou após a refeição, ou em jejum. Se passado 3 semanas a eliminação de parasitas não for bem sucedida pode repetir o tratamento.

Em caso das crianças utiliza-se Zentel 20 mg/ml Suspensão oral que é um frasquinho pequeno, toma única também. Crianças de 1 a 2 anos de idade tem de tomar 10 ml em toma única (metade do frasco).


É frequente utilizar Zentel como medida profilática, toma se uma dose por ano só para prevenir (normalmente no outono os médicos tem tendência a prescrever mais). Nos casos em que lida com animais, crianças, não ingere comida bem cozinhada ou não tem hábitos de higiene suficientes recomenda se fazer profilaxia. Nos outros casos não há necessidade para tal, mas é uma escolha pessoal.

Preço do Zentel, 400 mg x 1 comp: € 4,24 (tem comparticipação com receita medica).

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

09/10/16

Faktu : alivio das Hemorróidas

Faktu : alivio das Hemorróidas
O Faktu está indicado para o tratamento de: hemorróidas não complicadas, fissuras ou rásgadas anais após diagnóstico médico prévio. Prurido e eczema anal. É um produto bastante procurado na farmácia e que pode ser utilizado diariamente ou só quando for necessário. Hemorróidas não podem ser curadas nem com esta nem com outra pomada qualquer, única coisa que pode fazer é aliviar os sintomas e evitar as crises hemorroidárias.

A principal substância activa da pomada Faktu, o Policresuleno, actua como hemostático local, coagulando as proteínas sanguíneas e originando a contracção dos pequenos vasos sanguíneos. Deste modo, as hemorragias do canal anal e na região perianal são rapidamente controladas ao mesmo tempo estimula a cicatrização e promove a reepitelização (formação de uma nova camada de células). O Policresuleno coagula as células morta e facilita a sua eliminação.
O efeito anti-séptico do Policresuleno impede a infecção secundária da região ferida anorectal. Deste modo, é prevenida a inflamação. As propriedades adstringentes de Policresuleno impedem o aparecimento de exsudação, que é um sintoma frequentemente associado às hemorróidas.

A Cinchocaína, um anestésico local, favorece a eliminação da dor e do prurido, sintomas frequentes de afecções anorectais.  A associação das duas substâncias activas Policresuleno e Cinchocaína elimina rapidamente a hemorragia, dor, prurido e exsudação, impede as inflamações e promove a regeneração do tecido afectado.


Posologia: Aplicar a pomada sobre as lesões, 2-3 vezes por dia interna ou externamente.

Em caso da aplicação interna de Faktu é aconselhável uma evacuação prévia e higiene cuidada
da zona afectada.
Para aplicação interna: Retirar a protecção do aplicador, adaptá-lo à bisnaga e introduzi-lo no recto. Com uma ligeira pressão sobre a bisnaga a pomada sai pelos orifícios laterais do aplicador e espalha-se de forma uniforme sobre a zona afectada. Girando o aplicador, a pomada distribui-se em toda a volta.


No caso de gravidez e de aleitamento, apesar de não haver estudos de segurança do Faktu, é uma pratica comum ser recomendado pelo medico.


Nos casos mais difíceis ou nas crises hemorroidais é frequente utilizar as pomadas que contem na sua composição cortisona, para reduzir a inflamação (por exemplo Scheriproct). As pomadas com cortisona não devem ser usadas diariamente, só mesmo para controlar as crises.

Para quem sofre de hemorróidas diariamente ou não consegue resolver o problema só com pomadas, é recomendável tomar Daflon 500, que são comprimidos que conseguem controlar a qualidade das veias e por seguinte controlar as crises hemorroidárias.

Preço: +/- 10 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

08/10/16

Fucidine : infecções da pele

Fucidine : infecções da pele
O ácido fusídico (fusidato de sódio) é um antibiótico de uso tópico com acção bactericida local frente a infecções de pele e mucosas por germes Gram-positivos, especialmente por Staphylococcus aureus (bactéria frequentemente encontrada na pele de pessoas saudáveis).

O ácido fusídico é utilizado no tratamento de infecções primárias da pele, sem gravidade, superficiais, não extensas, causadas por microorganismos sensíveis ao ácido fusídico, está particularmente indicado no tratamento de infecções da pele, localizadas ou gerais: furúnculos, impetigos, piodermites, abcessos, foliculites, acne infectado, feridas infectadas.

Fucidine creme / pomada

Em Portugal o ácido fusídico é encontrado com o nome comercial Fucidine creme ou pomada. É um produto bastante popular para qualquer infecção na pele, os casos mais frequentes que aparecem na farmácia são furúnculos, pelos encravados que infeccionaram ou cutículas inflamadas.

A actividade antibacteriana do Fucidine não é afectada pela presença de pus, a sua absorção percutânea é rápida e tem boa eficácia.

Tem de aplicar o creme 2/3 vezes por dia e massajar o local. Repetir durante alguns dias.

A apresentação em creme é mais popular, pomada é mais gordurosa e normalmente utiliza se nos casos em que a pele esta mais seca. Se for para ter em casa como reserva recomendo comprar Fucidine creme.

Preço: +/- 5 euros

Fucicort 1 mg/g + 20 mg/g, creme

Composiçao: Valerato de Betametasona e Ácido fusídico

Fucicorte é igual na sua eficácia a Fucidine, mas é mais forte, porque tem na sua composição uma cortisona em creme.

Fucicort é um antibiótico que associa a poderosa acção antibacteriana tópica do ácido fusídico com o efeito anti-inflamatório, antipruriginoso e vasoconstritor da betametasona. Fucicort está indicado no tratamento das infecções cutâneas bacterianas causadas por Staphylococcus, em que se verifique um componente inflamatório importante. Por exemplo um furúnculo muito inflamado e que precisa de um tratamento mais urgente e que não pode ser resolvido só com uma Fucidine.

Fucicort também utiliza-se no casos de psoriase com alguma infecção localizada.

Preço: +/- 6 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

18/09/16

Fenistil Gel é óptimo para a comichão

Fenistil Gel 

Fenistil Gel é usado para o alívio das alergias da pele e em vários tipos de pruridos (comichões), o uso mais frequente será no caso de picadas de insectos e consequente comichão no local da picada.

 Fenistil Gel é óptimo para a comichãoFenistil Gel está indicado no tratamento de:
  • Picada de insectos
  • Queimaduras de 1º grau, incluindo as solares
  • Tratamento sintomático localizado de eczema e dermatite, com diagnóstico médico prévio
A substância activa do Fenistil é o maleato de dimetindeno, que pertence ao grupo dos medicamentos chamados anti-histamínicos, que são usados para o alívio das alergias da pele e em vários tipos de pruridos (comichões). Por exemplo alergia alimentar, como aparecimento de algumas borbulhas e comichão depois de ingerir algum alimento.

Fenistil Gel acaba com o prurido porque bloqueia a acção da histamina, que é uma substância libertada pelo nosso organismo durante as reacções alérgicas. Aplicado na pele Fenistil Gel alivia o prurido e as irritações. Fenistil Gel apresenta também um efeito anestésico local.

Em caso de comichao muito grave ou lesões extensas, a aplicação local de Fenistil Gel deve ser suplementada com o tratamento com um anti-histamínico de administração oral ou talvez substituído pela cortisona, conforme avaliação do medico.

Posologia: Aplicar 2 a 4 vezes por dia na área afectada, se passado alguns dias não melhorar é melhor consultar o medico. Nos casos nao graves, como picada de insectos, o alivio é quase imediato.

Apesar de poder ser aplicado nas queimaduras, há productos que são mais indicados para esse efeito como Bepanthene ou Biafine. Mas se não tiver mais nada em casa pode usar Fenistil.

Pode ser aplicado nas crianças e gravidas (desde que seja por pouco tempo).

Preço 30g : +/- 8 euros


Fenistil Roll-on

Apresenta a mesma eficácia do Fenistil gel, mas é mais liquido porque é emulsão cutânea.  Com a vantagem de ter uma embalagem mais pequena e com aplicação pratica através de roll-on. È um produto fácil de transportar na carteira.

Preço 8 ml: +/- 8 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

25/08/16

Epiduo: tratamento da acne

O Epiduo é utilizado no tratamento da acne severa e persistente. Este gel combina dois componentes activos, o Adapaleno e o Peróxido de benzoílo que actuam em conjunto, mas de maneira diferente:
  • Peróxido de benzoílo (2,5%) - agente anti microbiano, com a capacidade de combater o Propionibacterium acnes, bactéria responsável pelo aparecimento de borbulhas. Ao mesmo tempo amacia e esfolia a camada superficial da pele, reduz os cravos e os comedões
 Epiduo: tratamento da acne
  • Adapaleno (0,1%) - pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como retinóides e actua especificamente na pele nos processos que originam a acne. Os retinoides em geral são indicados tanto para acne inflamatória, como para acne não inflamatória. Os retinoides são químicos derivados da vitamina A, o adapaleno é uma substância parecida com ácido retinóico ou tretinoína (Ex: Ketrel), tem a capacidade de reduzir a produção de sebo (oleosidade) e inibir a formação de comedões e tem propriedades anti-inflamatorias. Adaptaleno é um retinoide tópico sintético da 3 geraçao, apesar da tretinoina ter eficácia maior,o adaptaleno apresenta menos reacções adversas, por essa razão é muitas vezes o eleito
A associação do peróxido de benzoílo com o retinoide adapaleno apresenta bons resultados e é mais
eficaz do que ambas as substancias isoladamente. Para alem de eficácia aumentada, o probabilidade de irritações inicias, típicas deste tipo de tratamento, parece ser mais reduzida.

O tratamento deve durar, no mínimo, 3 meses, só depois pode avaliar a sua eficácia. Epiduo precisa de tempo para alterar a camada superficial da pele e para eliminar as bactérias presentes. Não vai obter resultados melhores ou mais rápidos se aplicar mais vezes do que o recomendado. É um tratamento com eficácia comprovada, vale bem o tempo e o dinheiro investido.

O Epiduo só deve ser utilizado em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 9 anos. Aplique uma camada fina e uniforme de gel nas áreas afectadas com acne, uma vez por dia, ao deitar, evitando o contacto com os olhos, lábios e narinas. A pele deve estar limpa e seca antes da aplicação. Lave cuidadosamente as mãos após utilizar Epiduo.

No inicio de utilização pode aplicar 2-3 vezes por semana para habituar a pele e evitar as reacções. Depois de notar melhorias significativas pode começar a reduzir a utilização, em principio não será preciso fazer aplicações diárias, ate poderá passar a utilizar outro produto menos complexo.

Efeitos secundários frequentes que aparecem no local de aplicação: vermelhidão, irritação da pele, secura da pele, descamação, sensação de queimadura e dor na pele (picadas, dor). Com o tempo a pele habitua-se e não sentira estes sintomas.


Não utilize Epiduo em zonas que apresentem feridas, cortes ou eczema.

Evite a exposição excessiva ao sol e lâmpadas UV, tem de utilizar protector 50+ o ano todo para evitar a formação de manchas.

Evite o contacto do Epiduo com o cabelo ou tecidos com fibras coloridas, uma vez que os pode descolorar.

O Epiduo não deve ser utilizado durante a gravidez.


Preço: 60g +/- € 35

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

21/08/16

Buscopan Compositum N para os espasmos

Buscopan Compositum N é um medicamento indicado para adultos no alívio de dor ou desconforto abdominal associado a espasmos transitórios e moderados do trato gastrointestinal e na dismenorreia primária (dores/colicas menstruais).
Buscopan Compositum N

Buscopan Compositum N proporciona um alívio rápido e eficaz devido à sua ação dupla: elimina efetivamente a causa da dor porque tem um efeito relaxante do músculo, atuando apenas onde a dor ocorre, no abdómen. O analgésico inibe a acção das substância que provocam a dor.

As substâncias ativas são:
  • brometo de butilescopolamina (10 mg) - relaxa a musculatura lisa quando esta está contraída de forma não fisiológica (espasmo), e tem um efeito rápido no bloqueio da dor.
  • paracetamol (500 mg) - possui propriedades analgésicas que funcionam como complemento dos efeitos do brometo de butilescopolamina.

Indicado para o tratamento de dores :
  • do estômago (por exemplo no caso da diarreia)
  • do intestino
  • no tracto biliar
  • no tracto urinário 
  • dos orgãos genitais femininos (por exemplo, dismenorreia).

Posologia:
Adultos (a partir de 10 anos): 1 a 2 comprimidos, 3 vezes por dia. A dose diária máxima não deve exceder os 6 comprimidos. Não deve ser administrado por um período superior a 3 dias, exceto se assim tiver sido prescrito pelo médico.

Não se recomenda a utilização de Buscopan Compositum N durante a gravidez e aleitamento, apesar de não haver evidência de efeitos adversos.

Preço: 20 comprimidos +/- 4 euros

Buscopan

Buscopan simples é a versão menos utilizada do Buscopan Compositum N .

Buscopan
Buscopan actua apenas onde a dor ocorre e trata a causa da dor, tem na sua composição apenas o brometo de butilescopolamina, que é um antiespasmotico.

A dose habitual de Buscopan, para adultos e crianças com mais de 6 anos, é: 1 a 2 comprimidos (10 a 20 mg), 3 a 5 vezes por dia.

Preço: 20 comprimidos +/- 4 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

19/08/16

Locetar EF - verniz antifúngico

Ter fungo nas unhas é uma das maiores pragas que podemos ter. Bastante inofensivo a primeira vista mas muito difícil de tratar e de eliminar. A infecção inicia-se, habitualmente, a partir das margens laterais da unha, alternando o aspecto e a cor da unha, unhas ficam mais grossas e com cor branca, amarela ou castanha. Começa por afectar uma unha e se não for tratado estas manifestações podem piorar com o passar do tempo, levando à destruição da unha e contágio de unhas adjacente.

Quanto mais cedo começar a tratar mais fácil e rápido será o tratamento. Se for no inicio pode experimentar aplicar um dos vernizes antifungicos que combatem o fungo a partir de exterior. Se a unha esta muito danificada (metade ou mais), aplicação de verniz não será suficiente para combater o fungo e terá de tomar antifungico em comprimidos, mas para isso terá de consultar o medico para ver o tratamento mais adequado.

Locetar EF  

O Locetar EF verniz para as unhas é um antifúngico
Locetar EF - verniz antifúngico
utilizado no tratamento de onicomicoses (infecções nas unhas provocadas por fungos) em adultos. A substância ativa do Locetar EF é o cloridrato de amorolfina, penetra e difunde-se pela placa da unha permitindo erradicar fungos de difícil acesso no leito da unha.

A duração do tratamento depende essencialmente da intensidade, da localização da infeção e da capacidade de crescimento das unhas. O tratamento deve ser continuado sem interrupções até crescimento completo de uma unha saudável e cura das áreas afetadas. Na generalidade traduz-se por 6 meses para as unhas das mãos e 9 a 12 meses para as unhas dos pés. Depois de não conseguir ver as lesões ao olho nu, convém continuar o tratamento por algum tampo para garantir a cura total. Considerando que as unhas crescem lentamente, as primeiras melhorias observam-se após 2 a 3 meses, desde o início do tratamento. É preciso ter muita paciência e fazer o tratamento sem falhar.

O Locetar EF verniz deve ser aplicado nas unhas afetadas uma ou duas vezes por semana (normalmente, uma aplicação por semana é suficiente).

Cada embalagem contém 30 compressas embebidas em álcool isopropílico a 70%, 10 espátulas reutilizáveis e 30 limas descartáveis.

Instruções para a utilização:

1. Lime as áreas afetadas das unhas (em particular a superfície da unha) tanto quanto possível utilizando a lima descartável.

2. Use a compressa embebida em álcool, fornecida nas saquetas para limpar a unha.

3. Aplique o verniz na totalidade da superfície da unha afetada com uma das espátulas (não limpe a espátula no bordo do frasco e não utilizar as mesmas espátulas nas infectadas e nas unhas saudáveis para não espalhar a infeção).

4. Feche o frasco imediatamente após cada aplicação.

5. Deixe secar a unha durante 3-5 minutos.

6. Limpar a espátula com a compressa usada e repetir o procedimento para cada unha afetada.

Limpe a espátula reutilizável entre cada passagem de uma unha a tratar para a outra, de modo a evitar a contaminação do verniz (limpar com a compressa usada).


Outras considerações:

Aguarde até que o verniz medicamentoso tenha secado antes de lavar as mãos ou pés.

Evite qualquer contacto do verniz com os olhos, ouvidos ou membranas mucosas (por exemplo boca ou narinas). Se o Locetar EF entrar em contacto com olhos ou ouvidos, lave de imediato com água e contacte o seu médico, farmacêutico ou o hospital mais próximo.

Não use verniz cosmético o ou unhas artificiais durante o tratamento com o verniz medicamentoso.

Feche bem o frasco, para o verniz não evaporar.

O Locetar EF verniz para as unhas medicamentoso não deve ser utilizado durante a gravidez ou amamentação, a menos que seja manifestamente necessário.


Preço: +/- 23 euros (não é comparticipado)
De momento existem alguns genéricos no mercado.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

15/08/16

Viabom, Vomidrine, Enjomine

Viabom, Vomidrine, Enjomine enjoo
Quem nunca sentiu enjoos numa viagem de carro ou de avião? Poucas pessoas podem dizer que sim. Convém ter sempre algum comprimido a mão, nem que seja para dar ao colega ao lado :)

Em Portugal temos 3 principais nomes comerciais: Viabom (50mg), Vomidrine (50mg), Enjomine (100mg). Se reparar os 3 tem a mesma substancia activa que é dimenidrinato, embora há variação quanto a dosagem.

Viabom, Vomidrine, Enjomine

O dimenidrinato é um anti-histamínico que também possui propriedades antieméticas e

O dimenidrinato deve ser administrado oralmente 15-30 minutos antes de começar a viagem.

Posologia (comprimido com 50mg):

De 2 a 6 anos: ¼ a ½ comprimido 2 a 3 vezes ao dia, não excedendo 75 mg em 24 horas.
De 7 a 12 anos: ½ a 1 comprimido 2 a 3 vezes ao dia, não excedendo 150 mg em 24 horas.
De 13 ou mais: 1 a 2 comprimidos 2 a 3 vezes ao dia, não excedendo 400 mg em 24 horas.

Para crianças crianças com idade inferior a 2 anos recomenda-se falar primeiro com o medico.


Quanto a posologia posso acrescentar que convém experimentar, pela experiência sei que basta tomar menos do que a dose indicada e dura mais tempo do que o indicado. Como é um medicamento em que nota logo o efeito pode adaptar a dosagem necessária para si, quanto mais baixa melhor.

O dimenidrinato pode causar sonolência, por isso desaconselha-se a condução de veículos e toda a actividade que possa requerer vigilância total (utilização de máquinas).

Em caso da gravidez recomenda-se evitar a não ser por indicação do medico, embora não parece provocar danos ao feto. Poderá ser recomendado em caso de graves enjoos relacionados com a gravidez.

São excretadas pequenas quantidades de dimenidrinato no leite materno, portanto não deve ser utilizado na altura do aleitamento.
antivertiginosas. Possui notável efeito sedativo, sendo útil para reduzir vómitos e náuseas, especialmente associadas ao enjoo por movimento (de automóvel, de comboio, de barco, de avião, etc.).

Não interfere com a eficácia da pílula.

Preço: 4-5 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

10/08/16

Flagyl: anti-infecioso e antiparasitário

O Flagyl (metronidazol) é um agente anti-infecioso e antiparasitário da família do nitro-5-imidazol. Tem uma utilizaçao muita vasta, utilizado no tratamento de infeções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários. Bactérias anaeróbicas são bactérias que não precisam do oxigénio para viver, por isso podem ser encontradas em qualque parte do nosso organismo. Flagyl normalmente é prescrito pelos médicos depois de analisar os exames e determinar qual é o microrganismo responsável pela doença.

O Flagyl existe em comprimidos (250 mg) e em óvulos vaginais (500 mg)

 Flagyl (250 mg)
O Flagyl comprimidos (250 mg)

Indicações terapêuticas dos comprimidos:
  • Vaginites e uretrites por tricomonas
  • Giardíase ou lamblíase intestinal
  • Amebíase intestinal ou hepática
  • Infeções provocadas por bactérias anaeróbias 

Posologia:

No tratamento da infestação por Tricomonas
Mulher:
Tratamento com dose única: 8 comprimidos de 250 mg (2 g) numa só toma.
Tratamento misto: 2 comprimidos de 250 mg/dia em duas tomas durante 10 dias + 1 óvulo vaginal ao deitar.

Homem:
Tratamento com dose única: 8 comprimidos de 250 mg (2 g) numa só toma.
Tratamento clássico: 2 comprimidos de 250 mg/dia em duas tomas durante 10 dias

Amibíase intestinal: 6 comprimidos de 250 mg/dia em 3 tomas durante 7 a 10 dias.
Giardíase intestinal: 3 comprimidos de 250 mg/dia durante 5 a 7 dias.
Infeções por bactérias anaeróbias: 4 a 6 comprimidos de 250 mg/dia.


Álcool: durante o tratamento com metronidazol, e durante pelo menos um dia após a sua conclusão, não se deverão consumir bebidas alcoólicas nem fármacos contendo álcool, devido à possibilidade de ocorrência de uma reação tipo dissulfiram (efeito de antabus: rubor, cólicas abdominais, vómitos, taquicardia e reações psicóticas).

Deve ser evitado na gravidez e no aleitamento (especialmente no 1º trimestre).

Não interfere com a eficácia da pílula.

Flagyl 500 mg Óvulo, 10 unidades

Flagyl 500 mg óvulo está indicado no tratamento local das vaginites por Trichomonas vaginalis.
 
Flagyl 500 mg Óvulo, 10 unidades.
O tratamento dura 10 dias, em que introduz um óvulo na vagina a noite antes de deitar. No caso de ter o período a meio da embalagem, deve continuar o tratamento sem parar. O ideal seria fazer o tratamento antes ou depois de ter a menstruação, para não comprometer a eficácia.

Devem ser evitados duches vaginais. A utilização de metronidazol pode levar ao desenvolvimento de candidíase.

O uso simultâneo de Flagyl óvulos com preservativos ou diafragma à base de látex pode aumentar o seu risco de rutura.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

06/08/16

Migretil: alivio da crise de enxaqueca

Uma dor de cabeça é uma grande chatice, uma enxaqueca é ainda pior! No fundo uma enxaqueca é uma dor de cabeça mais forte e mais persistente, frequentemente acompanhado com náuseas .

Não há solução magica para acabar com a enxaqueca, cada pessoa tem de conhecer o seu organismo e ver o que melhor funciona. O importante é atacar logo, mal começa a sentir dor a aparecer toma logo um comprimido.
Se for a farmácia o mais habitual que lhe vão recomendar é Ben-u-ron, Aspirina, Brufen, Voltaren ou Nimed. Para maior parte das pessoas será suficiente, experimentando vai perceber qual destes medicamentos funciona melhor no seu caso.

Se já experimentou tudo e continua a não ver efeitos, pode experimentar um medicamento mais forte, que é uma mistura de varias substancias. Normalmente vende-se com receita medica, por isso primeiro seria melhor aconselhar-se com o seu medico.

Migretil

È utilizado no tratamento da crise de enxaqueca.
Migretil: alivio da crise de enxaqueca

Composição:
  • Paracetamol 400 mg (Tem efeitos analgésicos e antipiréticos )
  • Cafeína 100 mg (A cafeína não exerce nenhum efeito analgésico intrínseco, no entanto as combinações que contêm cafeína têm sido descritas como tendo um efeito analgésico mais rápido e mais potente, permitindo reduzir as doses da substância analgésica.)
  • Tartarato de ergotamina 1 mg (É um alcalóide da cravagem do centeio que continua a ser um agente importante para o alívio sintomático da cefalalgia da enxaqueca, em particular nos doentes nos quais os fármacos do tipo da aspirina só provocam alívio incompleto. Tem efeitos farmacológicos complexos. Nas doses terapêuticas, causa vasoconstrição periférica estimulando os receptores alfa-adrenérgicos e deprimindo os centros vasomotores centrais.)
  • Alcalóides da beladona 0,1 mg (Os alcalóides da beladona exercem um efeito anti-emético benéfico, contribuíndo para o alívio sintomático da crise)

Salvo diferente opinião médica, a posologia deve ser a seguinte:
Adultos: Dois comprimidos, de uma vez só, durante a aura ou no início da cefaleia. Se necessário, administrar, meia hora depois, mais um comprimido, podendo ainda repetir-se esta mesma dose passada meia hora.
Adolescentes (12 anos ou mais): Um comprimido durante a aura ou no início da cefaleia. Se necessário, administrar, meia hora depois, mais um comprimido.

Os comprimidos devem ser ingeridos o mais precocemente possível, logo após os primeiros sintomas da crise de enxaqueca. Não ingerir mais de 6 comprimidos por dia ou mais de 10 a 12 comprimidos por semana.

Não utilizar durante a gravidez e lactação.

Nao interfere com a eficacia da pilula.

Preço: 20 comprimidos, 4,84 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

04/08/16

TransAct LAT no alivio das dores

Para tratamento das dores temos varias opções disponíveis: comprimidos, gel/pomada e emplastros. Emplastro anti inflamatório é uma opção muitas vezes esquecida, mas é bastante interessante e muito pratica, porque actua directamente na área afectada durante um período de tempo prolongado. Um dos mais populares e já utilizados há muitos anos é o TransAct Lat, tem eficácia comprovada.

TransAct Lat está indicado no tratamento de:
 TransAct LAT no alivio das dores
  • Dores das articulações
  • Dores musculares (dor nas costas, lombar, pescoço, pernas, braços e lesões musculares)

TransAct LAT é um penso impregnado (constituído por uma película aderente de poliéster), o qual liberta de uma forma sustentada níveis de flurbiprofeno (substancia activa) directamente para a área afectada com uma absorção sistémica mínima. O flurbiprofeno é um agente anti-inflamatório não esteróide bem conhecido, com propriedades analgésica, anti-inflamatória e antipirética importantes. Neste caso o flurbiprofeno é um anti-inflamatório não esteróide para uso tópico.

Utilização: Recomenda-se a aplicação de um só penso impregnado, sobre a área afectada, devendo ser substituído de 12 em 12 horas (não utilizar em peles feridas ou muito frágeis). Quando se aplica o TransAct LAT sobre uma articulação, como por exemplo o cotovelo o joelho, deve ser colocado com a articulação um pouco flectida, podendo ser conveniente a utilização de uma ligadura ou manga (inclusa) sobre o penso impregnado. Não deve ser utilizado mais do que 7 dias seguidos.

A segurança do TransAct LAT durante a gravidez e o aleitamento não foi ainda estabelecida.

È pouco provável haver reacções adversos com a utilização do emplastro, a não ser que seja utilizado por períodos prolongados o que vai facilitar a absorção cutânea.

Preço: Transact Lat, 40 mg x 10 penso impregnado 12.65€

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!


28/06/16

Aspirina MicroActive

Aspirina é um dos medicamentos mais conhecidos do mundo, já existe há mais de 100 anos e continua a ser amplamente utilizada. Aspirina contém como substância activa o ácido acetilsalicílico que pertence a um grupo de substâncias conhecidas como anti-inflamatórios não esteróides (AINE). Medicamento não sujeito a receita médica.

Aspirina está indicada no alívio de dores de intensidade ligeira a moderada:
  • dores de cabeça
  • dores de dentes
  • dores musculares (costas)
  • dores menstruais 
  • estados febris associados a resfriados ou gripe

Bayer HealthCare em 2015 fez o lançamento da Aspirina MicroActive, uma nova fórmula da
Aspirina clássica, nova tecnologia micro-active, alivia a dor e inflamação duas vezes mais rápido do que apresentação anterior, graças as partículas muito mais pequenas do que as partículas dos comprimidos Aspirina 500mg tradicionais.
Aspirina MicroActive

A Aspirina MicroActive tem também uma embalagem inovadora com blisters no formato de trevo de quatro folhas, sendo os blisters mais pequenos, divisíveis e por isso fáceis e práticos de transportar. Também passou a ser comprimido efervescente na agua e não é um comprimido para engolir.


Especificidades da nova formula:
  1. Dissolve-se 6 vezes mais rápido
  2. O seu ingrediente activo é absorvido para a corrente sanguínea 2,5 vezes mais depressa 
  3. Proporciona alívio da dor 2 vezes mais rápido

Posologia:

Adultos: recomenda-se 1 - 2 comprimidos. Não se devem tomar mais de 8 comprimidos por dia e deve haver um intervalo de 4 - 8 horas entre as tomas.

Crianças a partir de 12 anos: 1 comprimido. Não se devem administrar mais de 3 comprimidos por dia e deve haver um intervalo de 4 - 8 horas entre as tomas.

Não usar em crianças e adolescentes com doenças febris, a não ser por recomendação expressa do médico.

O ácido acetilsalicílico tem demonstrado ser bem tolerado, apesar disso destina-se ao alívio de sintomas ocasionais pelo que não deverá ser utilizada durante períodos prolongados (mais de 3 dias). Usos prolongados podem levar ao aparecimento de imensos problemas de saúde, um dos principais são as hemorragias.

Durante a gravidez e aleitamento, os medicamentos contendo ácido acetilsalicílico não devem ser usados a não ser por receita médica.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

19/06/16

Kombucha: benefícios e a preparação

Chá de kombucha é consumido mundialmente por causa das suas propriedades refrescantes e benefícios para a saúde humana. È uma bebida com sabor doce e ligeiramente ácido, produzido a partir da fermentação de chá açucarado com uma cultura simbiótica de bactérias do ácido acético e leveduras (fungo de chá ou também chamado cogumelo do chá). Kombucha é composto por uma camada de película celulósica flutuante que possui a aparência de uma panqueca.

Há vários estudos que foram feitos e que afirmam que beber chá de kombucha pode prevenir vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares , promover as funções do fígado , e estimular o sistema imunológico.

Alguns benefícios que já foram comprovados ou ainda estão em estudo:

Desintoxicar o organismo
Reduzir o nível de colesterol e aterosclerose
Reduzir a pressão arterial
Reduzir os problemas inflamatórios
Aliviar a artrite , reumatismo e sintomas da gota
Melhorar a actividade do fígado e das glândulas
Normalizar a actividade intestinal, o equilíbrio da flora intestinal , reduzir as hemorroidas
Reduzir a obesidade e regular o apetite
Prevenir / curar a infecção da bexiga e reduzir a calcificação renal
Proteger contra a diabetes
Aumentar a resistência do corpo ao cancro
Tem um efeito antibiótico contra bactérias , vírus e leveduras
Melhorar o sistema imunitário
Aliviar a bronquite e asma
Reduzir distúrbios menstruais e de afrontamentos na menopausa
Melhorar a pele, cabelos , unhas e saúde
Reduzir o desejo pelo álcool
Reduzir o stress e distúrbios nervosos , actua na insónia
Aliviar dores de cabeça
Melhorar capacidade visual
Combater o envelhecimento
Melhorar o metabolismo geral


Modo de preparação:

Preparar chá de kombucha é bastante e simples e não precisa de grandes cuidados. Chá preto e açúcar branco são os ingredientes principais, no entanto pode variar, por exemplo pode utilizar chá verde.
ingredientes necessários para preparação da kombucha

Vai precisar de uma colónia saudável-uma panqueca (de preferência com algum liquido da preparação anterior). Uma chávena de açúcar. Algumas saquetas de chá preto e um recipiente grande de vidro.
Ferver a quantidade da agua necessária, depois introduzir as saquetas de chá e dissolver o açúcar. Depois de arrefecer o preparado pode passar para o frasco (evita que o vidro racha devido ao calor).
Quando estiver pronto e preparação estiver a temperatura ambiente pode introduzir a panqueca no meio do chá com o liquido da preparação anterior, se não tiver o liquido não tem problema, o cogumelo vai demorar mais tempo a começar a fermentar ou então pode colocar algumas gotas do vinagre só para acidificar a preparação. Enquanto o frasco esta em repouso convém tapar com pano ou folha do papel da cozinha para evitar que entra pó ou moscas.
Passado 2 semanas, em principio, já pode beber. A quantidade de açúcar que colocar e o tempo que deixar fermentar vai influenciar o sabor da bebida, como é uma questão de gosto aconselho ir experimentando.

A medida que o tempo vai passando vai formar-se uma nova camada da kombucha, uma película em cima que vai engrossar, pode deitar fora ou oferecer a alguém. Pode guardar a kombucha no frigorífico durante uns dias se for preciso, enquanto troca da preparação. Em Portugal pode também adquirir uma colónia no olx.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

15/06/16

Sargenor 5: melhoria do rendimento físico e psíquico

Anda cansado e com falta de energia em geral? A cabeça parece que anda na lua e não consegue concentrar-se? Pode experimentar tomar um Tónico, são destinados a combater o cansaço e fadiga do dia a dia. Da lhe energia e força para enfrentar os problemas e stress diário. Também permite melhorar função cognitiva e a memoria. Os Tónicos Energizantes são muito utilizados nas situações de maior desgaste como exames e excesso de trabalho ou ate no caso das doença. Os especialistas alertam que estados de fadiga (astenia), é mais frequente na Primavera e no Outono.

Sargenor 5

È um dos lideres do mercado já há bastante tempo e com a eficácia comprovada. O Sargenor 5 são ampolas bebíveis constituídos por 2 aminoácidos: arginina e acido aspartico (em conjunto correspondente a 5g de aspartato de arginina).

Arginina é indispensável á produção da energia celular e melhoria da actividade cerebral- uma melhoria do rendimento físico e psíquico. Arginina é um aminoácido, não confundir com complexos vitaminicos que pode adquirir na farmácia.

Sargenor 5 é um medicamento bioenergético com acção favorável nas seguintes situações:

Sargenor 5: melhoria do rendimento físico e psíquico
  • Fadiga física do desportista, da grávida, estados de convalescença médica e cirúrgica
  • Fadiga intelectual
  • Fadiga sexual primária
  • Perturbações do sono 

Pode tomar Sargenor 5 durante a gravidez e o período de aleitamento.

Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar Sargenor 5 com precaução para obter os devidos resultados. Este medicamento contém 250 mg de sacarose por cada ml de solução oral. Aspartamo é uma fonte de fenilalanina ( importante no caso da fenilcetonúria). Sargenor 5 não engorda e não interfere com a eficácia da pílula.

Como todos os medicamentos, Sargenor 5 pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas, alias o Sargenor é muito bem tolerado.

Recomenda-se a seguinte posologia: 1 ampola 2 vezes ao dia. A duração do tratamento não deverá ser inferior a 3 semanas ( o mínimo é a toma de 2 embalagens seguidas). As ampolas bebíveis devem ser tomadas no início das refeições. Diluir uma ampola bebível com um pouco de água.

Apresentações:
Sargenor 5 20 ampolas de vidro de 10ml (5gr de aspartato de arginina). Preço +/- 14.50 euros
Sargenor 20 ampolas (1gr de aspartato de arginina)
Sargenor 60 Cápsulas (500mg de aspartato de arginina)

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

14/06/16

Vacina Bexsero e os prazos de administração.

Em 2015 maior parte dos médicos passou a prescrever uma nova vacina para as crianças e bebes: Bexsero. Este medicamento é indicado na prevenção activa contra doença meningocócica invasiva causada por Neisseiria meningitidis do grupo B. Em quase todos os casos são necessárias 2 doses com intervalo mínimo de 2 meses entre a primeira e a segunda dose. O preço de cada dose é € 90,09.

De momento encontra se esgotada devido ao aumento do consumo durante o ano de 2016, o que provoca muita ansiedades nos pais. A duvida é sobre os prazos de administração da vacina.

De acordo com o RCM da Bexsero não existe um intervalo máximo de tempo entre doses de imunização primária. Deste modo, recomenda-se que os indivíduos que ainda se encontrem a completar o esquema de imunização, o façam assim que possível, sem necessidade de recomeço do mesmo.

Direção Geral de Saúde, faz uma referência a algumas regras gerais de vacinação nomeadamente sobre o intervalo entre a administração de vacinas: “Intervalos superiores ao recomendado no calendário vacinal não reduzem a concentração final de anticorpos protectores. A interrupção do esquema vacinal apenas requer que se complete o esquema estabelecido, independentemente do tempo decorrido desde a administração da última dose

Isso quer dizer que mesmo que a vacina continue esgotada nos próximos meses não tem mal nenhum em aplicarem a segunda/terceira dose mais tarde do que esta marcado. Única diferença é que ate completarem o esquema de imunização a criança não esta protegida contra Neisseiria meningitidis porque o nível dos anticorpos criados pela vacina não é suficiente. Mas a vacina não perde a sua eficácia se não for tomada nas datas marcadas, assim que completar o esquema começa o efeito protector.

Convém só relembrar caso haja outras vacinas que ainda esteja a tomar pelo Plano Nacional de Vacinação convém toma-las nas datas marcadas e terá de aguardar algum tempo, a volta de um mês e só depois pode tomar a vacina Bexsero. No caso da duvida é melhor falar com o pediatra.

Vacina Bexsero e os prazos de administração. Posologia

11/06/16

Monuril no tratamento da infecção urinária

Infecção urinária é um problema muito comum, especialmente nas mulheres. Infecção pode ser causada por varias bactérias ( bactérias da flora intestinal ou vaginal) e pode atingir regiões diferentes do sistema urinário. Em mulheres costuma atingir a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite). Nos homens as bactérias podem alojar-se na próstata, nos testículos e nos rins.

Sintomas da infecção urinária:
  • dor na bexiga (sente um peso em baixo da barriga)
  • dor e ardência ao urinar
  • dificuldade para iniciar a micção
  • urgência miccional
  • vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades
  • urina com mau odor e coloração alterada
  • hematúria (urina com sangue) em certos casos
  • dor na lombar e febre (sinais de pielonefrite)
Pode ter infecção, mas sem sintomas, que é detectada nos exames da rotina. Maior parte das infecções nem precisa do tratamento, melhora passado alguns dias.

As infecções urinárias são tratadas com antibióticos. Recomenda-se fazer um exame a urina para saber qual é o tipo da bactéria que tem e depois tratar com antibiótico certo.

Durante a infecção urinária e para prevenir mais infecções é recomendado que beba muita água, use roupa interior larga e de algodão e mantenha a região íntima bem limpa.

Monuril

Monuril é o medicamento mais popular no tratamento de infecção urinaria, é um antibiótico, cuja substancia activa é Fosfomicina (3g). Frequentemente é prescrito pelos medico sem antes fazer teste a urina.

Esta indicado, em adultos e crianças com mais de 12 anos, para:
Monuril no tratamento da infecção urinária
  • tratamento de infecções agudas não complicadas das vias urinárias baixas (cistite), causadas por bactérias sensíveis à fosfomicina
  • tratamento de infecções urinárias pós-operatórias
  • prevenção de infecções do tracto urinário resultantes de intervenções cirúrgicas e manobras de diagnóstico
  • bacteriúria assintomática na gravidez -presença de bactérias na urina sem sintomas de infecção (este medicamento apenas deve ser tomado durante a gravidez ou o aleitamento se os seus benefícios justificarem os riscos potenciais)
Toma habitual: toma uma saqueta e passado 24h toma outra saqueta do antibiotico. É aconselhável tomar o medicamento com o estômago vazio, ou seja, duas a três horas antes ou depois da ingestão de alimentos, preferivelmente antes de deitar e após esvaziada a bexiga. Cada saqueta deve ser diluída num copo de água ou de outro líquido e tomada de imediato.

Apesar de uma dose única equivalente a 3g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura, os médicos normalmente recomendam a toma de 2 saquetas para prevenir e garantir eliminação total das bactérias.

Monuril geralmente é bem tolerado. Contem sacarose (açúcar), por isso os diabéticos tem de ter cuidado. Monuril tem sua absorção diminuída pela metoclopramida (medicamento para reduzir os vómitos).

Após o início do tratamento os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias. Caso não ocorra melhora, o médico deverá ser informado.

Monuril não interfere com a eficácia da pílula.


Monuril, 3 g x 2 saquetas: preço € 8,35
Existe também em generico.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

08/06/16

Cuidados a ter após fazer uma tatuagem

Ao fazer uma tatuagem a pele fica em "ferida" e tem de ter cuidado nos próximos dias. Como qualquer feriada convém que esteja limpa adequadamente e de seguida tem de aplicar algum creme hidratante e cicatrizante.

Não há regras rígidas que tem de ser seguidos. Para limpeza pode utilizar algum sabão neutro ou algum desinfectante por exemplo Diaseptyl ( é parecido com Betadine), limpa sem esfregar e seca com toalha ou papel da cozinha.
Cuidados a ter após fazer uma tatuagem

Nos primeiros dias, logo a seguir a fazer tatuagem, pode optar por ter a tatuagem coberta com uma película plástica (da cozinha), nesse caso não aplica a pomada em conjunto com a película, e substituir a película várias vezes ao dia, fazendo limpeza antes de cada substituição. Ou outra opção que penso que é mais fácil de fazer é ter a tatuagem ao ar, nesse caso sempre com uma fina camada protectora de pomada cicatrizante.

Passado alguns dias a tatuagem já esta mais cicatrizada e com algumas crostas e provoca a comichão...não pode coçar! Tem de continuar a aplicar pomada hidratante até estar completamente cicatrizada.

Bepanthene Plus Creme e Bepanthene Pomada são as duas opções mais recomendadas, eficazes e baratas. Bepanthene é um óptimo hidratante e graças ao Dexpantenol é um bom cicatrizante. Pode ser aplicado as vezes que quiser na pele. Recomendo a compra do Bepanthene Plus Creme porque tem a cloro-hexidina (um anti-séptico), assim ajuda a desinfectar e minimizar a contaminação por bactérias. É absorvido rapidamente e não deixa a pele gordurosa.

Nas áreas do corpo expostas ao sol terá de aplicar um creme protector com factor 50+. Esse cuidado tem mesmo de ser cumprido se não quer que a sua tatuagem perca a cor. Tera de ter cuidado com o sol nos próximos 3-6 meses.

Recentemente foi lançado um óptimo produto : CICAPLAST BAUME B5 com ou sem SPF50. Tem o mesmo principio activo do Bepanthene e associa outros elementos que ajudam a cicatrizar: Madecassoside + Cobre + Zinco + Manganésio. Tem uma textura óptima, não é gorduroso, forma uma película protectora invisível.

CICAPLAST BAUME B5 SPF50 é uma óptima opção para altura do ano em que temos sol, assim tem o cicatrizante e protector solar 2 em 1.

Seguindo os conselhos dados você terá uma tatuagem com cores vivas e bonitas e logo ficará com vontade de fazer outra.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

20/05/16

Dormidina, durma melhor

Dormidina é um medicamento que se vende sem receita medica e que ajuda a adormecer e regular o seu ciclo do sono sem causar habituação.

Substancia activa da Dormidina é doxilamina, que é um anti-histamínicos (antialérgico), com propriedades sedativas acentuadas. Doxilamina também é utilizado em constipações, alergias e como um antitússico, anti-emético.

Quando compra um anti-histamínico na farmácia normalmente avisam que tem de tomar a noite porque pode provocar sono, neste caso vai provocar sono. E é mesmo por causa desta característica forte que Dormidina tem sucesso, é eficaz na redução do tempo de inicio do sono assim como no aumento da duração do mesmo.

 Dormidina, durma melhor

Dormidina está indicada no tratamento sintomático da dificuldade temporária em adormecer, incluindo a insónia ocasional,que pode ser causada por diferentes motivos: situações de stress, problemas pessoais ou profissionais, jet lag, etc. Dormidina ajuda-o a dormir bem e a estar bem de dia porque proporciona um sono reparador permitindo-lhe o descanso necessário para enfrentar as atividades do dia seguinte.

O álcool e outros depressores do Sistema Nervoso Central (medicamentos para dormir, calmantes), aumentam o efeito sedante da Dormidina. Os inibidores da monoamino oxidase (IMAO) prolongam e intensificam os efeitos anticolinérgicos da doxilamina. Em regra geral é bem tolerado, tem os mesmos efeitos adversos e alguns benefícios dos outros anti-histamínicos .

Dormidina não deve ser usada durante a gravidez e a amamentação.

Posologia: adultos (maiores de 18 anos) tomam 1 comprimido 30 minutos antes do deitar, proporciona um sono ate 8 horas seguidas. Recomenda-se não administrar o produto por mais de 7 dias seguidos.


Apresentação:
Dormidina 25mg comp x14
Dormidina 12,5mg comp x14
Dormidina Efervescente 25mg x10

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

01/05/16

Priligy: ejaculação precoce

A ejaculação precoce afecta muitos homens que ejaculam normalmente logo após a penetração ou, em alguns casos, até mesmo antes da penetração acontecer. Ejaculação precoce é quando um homem ejacula com pouco estímulo sexual e antes de o homem o desejar, normalmente no espaço de 1-2 min. È um problema serio que afecta auto-estima e pode dificultar as relações com a parceira. Maior parte do problema reside num factor psicológico e muito raramente num factor físico.

Priligy

Priligy é o único fármaco em Portugal aprovado para tratamento da ejaculação precoce .
Priligy: ejaculação precoce

Priligy contém uma substância activa designada “dapoxetina”. Esta pertence a um grupo de medicamentos designados “inibidores selectivos da recaptação da serotonina” (ISRSs). São uma classe de fármacos usados no tratamento da síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e tem como efeito secundário atraso na ejaculação.

Priligy é utilizado para tratar a ejaculação precoce, em homens adultos com idades entre 18 aos 64 anos. Aumenta o tempo que demora até ejacular e pode melhorar o seu controlo sobre a ejaculação. Isto poderá reduzir a frustração ou preocupação sobre a ejaculação precoce. Em media consegue atrasar ate 3 vezes o tempo, como tinha dito a ejaculação costuma ocorrer após 1 min, no caso deste medicamento consegue atrasar ate 5-6 min.

Posologia: A dose recomendada no folheto é de 30 mg, embora os médicos recomendam começar logo com 60 mg para garantir que ha bom resultado e depois diminuir a dosagem para 30 mg.
Tomar o comprimido 1 a 3 horas antes da actividade sexual (so pode tomar 1 por dia).
O medicamento Priligy vem em doses únicas de 30mg e de 60mg,

Tem de tomar especial atenção se tiver a tomar alguma medicação para depressão ou se tiver algum problema cardíaco, de qualquer forma antes de começar a tomar convém consultar o medico.

Na embalagem com letras vermelhas diz que pode provocar Síncope, não é motivo para não tomar a medicação, significa que pode sentir sintomas de desmaio ou pode desmaiar, os sintomas não duram mais de 20 segundos. Os benefícios superam largamente os possíveis efeitos adversos.


Infelizmente a Priligy não vai resolver todos os problemas de ejaculação precoce, vai ajudar no tratamento do problema e na melhoria da auto-estima e da calma no acto. Como eu disse no inicio a origem é quase sempre psicológica por isso tem de trabalhar com psicólogo ou medico na resolução dos problemas e vai ver que o problema geral vai desaparecer com o tempo.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

28/04/16

Nasomet e Rinite alérgica

Nasomet pulverizador nasal contém furoato de mometasona, que pertence a um grupo de medicamentos designados por corticosteroides. O furoato de mometasona é considerado um corticosteroide tópico potente.

Quando o furoato de mometasona é pulverizado no nariz, poderá ajudar a aliviar a inflamação (inchaço e irritação do nariz), os espirros, a comichão e o nariz obstruído ou o corrimento nasal / pingo. Actua como um descongestionante nasal, permitindo uma respiração mais fácil.

É utilizado em casos de:
Nasomet
  • Febre dos fenos,também designada por rinite alérgica sazonal (é uma reacção alérgica típica a altura da primavera e de aparecimento de pólen no ar)
  • Rinite perene (reacção alérgica que pode existir durante o ano todo, como alergia aos ácaros e a pelo de animais)
  • Pólipos nasais (os pólipos nasais são pequenas protuberâncias que crescem na mucosa do nariz e afectam normalmente as duas narinas. Nasomet reduz a inflamação do nariz causando a redução gradual dos pólipos, aliviando por sua vez a sensação de obstrução no nariz que pode afectar a respiração pelo mesmo)
  • Tratamento regular para o controlo da asma persistente.
Nasomete pode demorar até 2 dias até atingir eficácia máxima, normalmente começa a aliviar os sintomas 12 horas após a primeira dose.

Normalmente é um medicamento que se utiliza por curtos períodos do tempo até os sintomas diminuírem ou passarem. No caso de ser um tratamento prolongado, passando alguns meses o medico tem de observar para poder detectar possíveis alterações na mucosa nasal, embora não é frequente serem observados sinais de atrofia da mucosa nasal.


Posologia: Adultos e crianças a partir dos 12 anos de idade fazem duas pulverizações (50 microgramas/pulverização) em cada narina, uma vez por dia (dose total de 200 microgramas). É recomendada a redução da dose após o controlo dos sintomas.
Em casos das crianças e bebes a dose é adaptada e determinada pelo pediatra.

A quantidade de dados sobre a utilização de Nasomet em mulheres grávidas é limitada ou inexistente. Desconhece-se se o furoato de mometasona é excretado no leite humano.

Como sendo corticosteroides não deve ser tratamento de primeira linha da escolha no tratamento de pingo e sintomas de alergia, deve optar pelos descongestionantes não sujeitos a receita medica ( Ex: Vibrocil, Vick, Otrivina).

Preço: € 9,22 , tem comparticipação


Existem genericos no mercado com o nome Mometasona, embora a diferença do preço nao é significativa

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!