25/08/16

Epiduo: tratamento da acne

O Epiduo é utilizado no tratamento da acne severa e persistente. Este gel combina dois componentes activos, o Adapaleno e o Peróxido de benzoílo que actuam em conjunto, mas de maneira diferente:
  • Peróxido de benzoílo (2,5%) - agente anti microbiano, com a capacidade de combater o Propionibacterium acnes, bactéria responsável pelo aparecimento de borbulhas. Ao mesmo tempo amacia e esfolia a camada superficial da pele, reduz os cravos e os comedões
 Epiduo: tratamento da acne
  • Adapaleno (0,1%) - pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como retinóides e actua especificamente na pele nos processos que originam a acne. Os retinoides em geral são indicados tanto para acne inflamatória, como para acne não inflamatória. Os retinoides são químicos derivados da vitamina A, o adapaleno é uma substância parecida com ácido retinóico ou tretinoína (Ex: Ketrel), tem a capacidade de reduzir a produção de sebo (oleosidade) e inibir a formação de comedões e tem propriedades anti-inflamatorias. Adaptaleno é um retinoide tópico sintético da 3 geraçao, apesar da tretinoina ter eficácia maior,o adaptaleno apresenta menos reacções adversas, por essa razão é muitas vezes o eleito
A associação do peróxido de benzoílo com o retinoide adapaleno apresenta bons resultados e é mais
eficaz do que ambas as substancias isoladamente. Para alem de eficácia aumentada, o probabilidade de irritações inicias, típicas deste tipo de tratamento, parece ser mais reduzida.

O tratamento deve durar, no mínimo, 3 meses, só depois pode avaliar a sua eficácia. Epiduo precisa de tempo para alterar a camada superficial da pele e para eliminar as bactérias presentes. Não vai obter resultados melhores ou mais rápidos se aplicar mais vezes do que o recomendado. É um tratamento com eficácia comprovada, vale bem o tempo e o dinheiro investido.

O Epiduo só deve ser utilizado em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 9 anos. Aplique uma camada fina e uniforme de gel nas áreas afectadas com acne, uma vez por dia, ao deitar, evitando o contacto com os olhos, lábios e narinas. A pele deve estar limpa e seca antes da aplicação. Lave cuidadosamente as mãos após utilizar Epiduo.

No inicio de utilização pode aplicar 2-3 vezes por semana para habituar a pele e evitar as reacções. Depois de notar melhorias significativas pode começar a reduzir a utilização, em principio não será preciso fazer aplicações diárias, ate poderá passar a utilizar outro produto menos complexo.

Efeitos secundários frequentes que aparecem no local de aplicação: vermelhidão, irritação da pele, secura da pele, descamação, sensação de queimadura e dor na pele (picadas, dor). Com o tempo a pele habitua-se e não sentira estes sintomas.


Não utilize Epiduo em zonas que apresentem feridas, cortes ou eczema.

Evite a exposição excessiva ao sol e lâmpadas UV, tem de utilizar protector 50+ o ano todo para evitar a formação de manchas.

Evite o contacto do Epiduo com o cabelo ou tecidos com fibras coloridas, uma vez que os pode descolorar.

O Epiduo não deve ser utilizado durante a gravidez.


Preço: 60g +/- € 35

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

21/08/16

Buscopan Compositum N para os espasmos

Buscopan Compositum N é um medicamento indicado para adultos no alívio de dor ou desconforto abdominal associado a espasmos transitórios e moderados do trato gastrointestinal e na dismenorreia primária (dores/colicas menstruais).
Buscopan Compositum N

Buscopan Compositum N proporciona um alívio rápido e eficaz devido à sua ação dupla: elimina efetivamente a causa da dor porque tem um efeito relaxante do músculo, atuando apenas onde a dor ocorre, no abdómen. O analgésico inibe a acção das substância que provocam a dor.

As substâncias ativas são:
  • brometo de butilescopolamina (10 mg) - relaxa a musculatura lisa quando esta está contraída de forma não fisiológica (espasmo), e tem um efeito rápido no bloqueio da dor.
  • paracetamol (500 mg) - possui propriedades analgésicas que funcionam como complemento dos efeitos do brometo de butilescopolamina.

Indicado para o tratamento de dores :
  • do estômago (por exemplo no caso da diarreia)
  • do intestino
  • no tracto biliar
  • no tracto urinário 
  • dos orgãos genitais femininos (por exemplo, dismenorreia).

Posologia:
Adultos (a partir de 10 anos): 1 a 2 comprimidos, 3 vezes por dia. A dose diária máxima não deve exceder os 6 comprimidos. Não deve ser administrado por um período superior a 3 dias, exceto se assim tiver sido prescrito pelo médico.

Não se recomenda a utilização de Buscopan Compositum N durante a gravidez e aleitamento, apesar de não haver evidência de efeitos adversos.

Preço: 20 comprimidos +/- 4 euros

Buscopan

Buscopan simples é a versão menos utilizada do Buscopan Compositum N .

Buscopan
Buscopan actua apenas onde a dor ocorre e trata a causa da dor, tem na sua composição apenas o brometo de butilescopolamina, que é um antiespasmotico.

A dose habitual de Buscopan, para adultos e crianças com mais de 6 anos, é: 1 a 2 comprimidos (10 a 20 mg), 3 a 5 vezes por dia.

Preço: 20 comprimidos +/- 4 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

19/08/16

Locetar EF - verniz antifúngico

Ter fungo nas unhas é uma das maiores pragas que podemos ter. Bastante inofensivo a primeira vista mas muito difícil de tratar e de eliminar. A infecção inicia-se, habitualmente, a partir das margens laterais da unha, alternando o aspecto e a cor da unha, unhas ficam mais grossas e com cor branca, amarela ou castanha. Começa por afectar uma unha e se não for tratado estas manifestações podem piorar com o passar do tempo, levando à destruição da unha e contágio de unhas adjacente.

Quanto mais cedo começar a tratar mais fácil e rápido será o tratamento. Se for no inicio pode experimentar aplicar um dos vernizes antifungicos que combatem o fungo a partir de exterior. Se a unha esta muito danificada (metade ou mais), aplicação de verniz não será suficiente para combater o fungo e terá de tomar antifungico em comprimidos, mas para isso terá de consultar o medico para ver o tratamento mais adequado.

Locetar EF  

O Locetar EF verniz para as unhas é um antifúngico
Locetar EF - verniz antifúngico
utilizado no tratamento de onicomicoses (infecções nas unhas provocadas por fungos) em adultos. A substância ativa do Locetar EF é o cloridrato de amorolfina, penetra e difunde-se pela placa da unha permitindo erradicar fungos de difícil acesso no leito da unha.

A duração do tratamento depende essencialmente da intensidade, da localização da infeção e da capacidade de crescimento das unhas. O tratamento deve ser continuado sem interrupções até crescimento completo de uma unha saudável e cura das áreas afetadas. Na generalidade traduz-se por 6 meses para as unhas das mãos e 9 a 12 meses para as unhas dos pés. Depois de não conseguir ver as lesões ao olho nu, convém continuar o tratamento por algum tampo para garantir a cura total. Considerando que as unhas crescem lentamente, as primeiras melhorias observam-se após 2 a 3 meses, desde o início do tratamento. É preciso ter muita paciência e fazer o tratamento sem falhar.

O Locetar EF verniz deve ser aplicado nas unhas afetadas uma ou duas vezes por semana (normalmente, uma aplicação por semana é suficiente).

Cada embalagem contém 30 compressas embebidas em álcool isopropílico a 70%, 10 espátulas reutilizáveis e 30 limas descartáveis.

Instruções para a utilização:

1. Lime as áreas afetadas das unhas (em particular a superfície da unha) tanto quanto possível utilizando a lima descartável.

2. Use a compressa embebida em álcool, fornecida nas saquetas para limpar a unha.

3. Aplique o verniz na totalidade da superfície da unha afetada com uma das espátulas (não limpe a espátula no bordo do frasco e não utilizar as mesmas espátulas nas infectadas e nas unhas saudáveis para não espalhar a infeção).

4. Feche o frasco imediatamente após cada aplicação.

5. Deixe secar a unha durante 3-5 minutos.

6. Limpar a espátula com a compressa usada e repetir o procedimento para cada unha afetada.

Limpe a espátula reutilizável entre cada passagem de uma unha a tratar para a outra, de modo a evitar a contaminação do verniz (limpar com a compressa usada).


Outras considerações:

Aguarde até que o verniz medicamentoso tenha secado antes de lavar as mãos ou pés.

Evite qualquer contacto do verniz com os olhos, ouvidos ou membranas mucosas (por exemplo boca ou narinas). Se o Locetar EF entrar em contacto com olhos ou ouvidos, lave de imediato com água e contacte o seu médico, farmacêutico ou o hospital mais próximo.

Não use verniz cosmético o ou unhas artificiais durante o tratamento com o verniz medicamentoso.

Feche bem o frasco, para o verniz não evaporar.

O Locetar EF verniz para as unhas medicamentoso não deve ser utilizado durante a gravidez ou amamentação, a menos que seja manifestamente necessário.


Preço: +/- 23 euros (não é comparticipado)
De momento existem alguns genéricos no mercado.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

15/08/16

Viabom, Vomidrine, Enjomine

Viabom, Vomidrine, Enjomine enjoo
Quem nunca sentiu enjoos numa viagem de carro ou de avião? Poucas pessoas podem dizer que sim. Convém ter sempre algum comprimido a mão, nem que seja para dar ao colega ao lado :)

Em Portugal temos 3 principais nomes comerciais: Viabom (50mg), Vomidrine (50mg), Enjomine (100mg). Se reparar os 3 tem a mesma substancia activa que é dimenidrinato, embora há variação quanto a dosagem.

Viabom, Vomidrine, Enjomine

O dimenidrinato é um anti-histamínico que também possui propriedades antieméticas e

O dimenidrinato deve ser administrado oralmente 15-30 minutos antes de começar a viagem.

Posologia (comprimido com 50mg):

De 2 a 6 anos: ¼ a ½ comprimido 2 a 3 vezes ao dia, não excedendo 75 mg em 24 horas.
De 7 a 12 anos: ½ a 1 comprimido 2 a 3 vezes ao dia, não excedendo 150 mg em 24 horas.
De 13 ou mais: 1 a 2 comprimidos 2 a 3 vezes ao dia, não excedendo 400 mg em 24 horas.

Para crianças crianças com idade inferior a 2 anos recomenda-se falar primeiro com o medico.


Quanto a posologia posso acrescentar que convém experimentar, pela experiência sei que basta tomar menos do que a dose indicada e dura mais tempo do que o indicado. Como é um medicamento em que nota logo o efeito pode adaptar a dosagem necessária para si, quanto mais baixa melhor.

O dimenidrinato pode causar sonolência, por isso desaconselha-se a condução de veículos e toda a actividade que possa requerer vigilância total (utilização de máquinas).

Em caso da gravidez recomenda-se evitar a não ser por indicação do medico, embora não parece provocar danos ao feto. Poderá ser recomendado em caso de graves enjoos relacionados com a gravidez.

São excretadas pequenas quantidades de dimenidrinato no leite materno, portanto não deve ser utilizado na altura do aleitamento.
antivertiginosas. Possui notável efeito sedativo, sendo útil para reduzir vómitos e náuseas, especialmente associadas ao enjoo por movimento (de automóvel, de comboio, de barco, de avião, etc.).

Não interfere com a eficácia da pílula.

Preço: 4-5 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

10/08/16

Flagyl: anti-infecioso e antiparasitário

O Flagyl (metronidazol) é um agente anti-infecioso e antiparasitário da família do nitro-5-imidazol. Tem uma utilizaçao muita vasta, utilizado no tratamento de infeções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários. Bactérias anaeróbicas são bactérias que não precisam do oxigénio para viver, por isso podem ser encontradas em qualque parte do nosso organismo. Flagyl normalmente é prescrito pelos médicos depois de analisar os exames e determinar qual é o microrganismo responsável pela doença.

O Flagyl existe em comprimidos (250 mg) e em óvulos vaginais (500 mg)

 Flagyl (250 mg)
O Flagyl comprimidos (250 mg)

Indicações terapêuticas dos comprimidos:
  • Vaginites e uretrites por tricomonas
  • Giardíase ou lamblíase intestinal
  • Amebíase intestinal ou hepática
  • Infeções provocadas por bactérias anaeróbias 

Posologia:

No tratamento da infestação por Tricomonas
Mulher:
Tratamento com dose única: 8 comprimidos de 250 mg (2 g) numa só toma.
Tratamento misto: 2 comprimidos de 250 mg/dia em duas tomas durante 10 dias + 1 óvulo vaginal ao deitar.

Homem:
Tratamento com dose única: 8 comprimidos de 250 mg (2 g) numa só toma.
Tratamento clássico: 2 comprimidos de 250 mg/dia em duas tomas durante 10 dias

Amibíase intestinal: 6 comprimidos de 250 mg/dia em 3 tomas durante 7 a 10 dias.
Giardíase intestinal: 3 comprimidos de 250 mg/dia durante 5 a 7 dias.
Infeções por bactérias anaeróbias: 4 a 6 comprimidos de 250 mg/dia.


Álcool: durante o tratamento com metronidazol, e durante pelo menos um dia após a sua conclusão, não se deverão consumir bebidas alcoólicas nem fármacos contendo álcool, devido à possibilidade de ocorrência de uma reação tipo dissulfiram (efeito de antabus: rubor, cólicas abdominais, vómitos, taquicardia e reações psicóticas).

Deve ser evitado na gravidez e no aleitamento (especialmente no 1º trimestre).

Não interfere com a eficácia da pílula.

Flagyl 500 mg Óvulo, 10 unidades

Flagyl 500 mg óvulo está indicado no tratamento local das vaginites por Trichomonas vaginalis.
 
Flagyl 500 mg Óvulo, 10 unidades.
O tratamento dura 10 dias, em que introduz um óvulo na vagina a noite antes de deitar. No caso de ter o período a meio da embalagem, deve continuar o tratamento sem parar. O ideal seria fazer o tratamento antes ou depois de ter a menstruação, para não comprometer a eficácia.

Devem ser evitados duches vaginais. A utilização de metronidazol pode levar ao desenvolvimento de candidíase.

O uso simultâneo de Flagyl óvulos com preservativos ou diafragma à base de látex pode aumentar o seu risco de rutura.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

06/08/16

Migretil: alivio da crise de enxaqueca

Uma dor de cabeça é uma grande chatice, uma enxaqueca é ainda pior! No fundo uma enxaqueca é uma dor de cabeça mais forte e mais persistente, frequentemente acompanhado com náuseas .

Não há solução magica para acabar com a enxaqueca, cada pessoa tem de conhecer o seu organismo e ver o que melhor funciona. O importante é atacar logo, mal começa a sentir dor a aparecer toma logo um comprimido.
Se for a farmácia o mais habitual que lhe vão recomendar é Ben-u-ron, Aspirina, Brufen, Voltaren ou Nimed. Para maior parte das pessoas será suficiente, experimentando vai perceber qual destes medicamentos funciona melhor no seu caso.

Se já experimentou tudo e continua a não ver efeitos, pode experimentar um medicamento mais forte, que é uma mistura de varias substancias. Normalmente vende-se com receita medica, por isso primeiro seria melhor aconselhar-se com o seu medico.

Migretil

È utilizado no tratamento da crise de enxaqueca.
Migretil: alivio da crise de enxaqueca

Composição:
  • Paracetamol 400 mg (Tem efeitos analgésicos e antipiréticos )
  • Cafeína 100 mg (A cafeína não exerce nenhum efeito analgésico intrínseco, no entanto as combinações que contêm cafeína têm sido descritas como tendo um efeito analgésico mais rápido e mais potente, permitindo reduzir as doses da substância analgésica.)
  • Tartarato de ergotamina 1 mg (É um alcalóide da cravagem do centeio que continua a ser um agente importante para o alívio sintomático da cefalalgia da enxaqueca, em particular nos doentes nos quais os fármacos do tipo da aspirina só provocam alívio incompleto. Tem efeitos farmacológicos complexos. Nas doses terapêuticas, causa vasoconstrição periférica estimulando os receptores alfa-adrenérgicos e deprimindo os centros vasomotores centrais.)
  • Alcalóides da beladona 0,1 mg (Os alcalóides da beladona exercem um efeito anti-emético benéfico, contribuíndo para o alívio sintomático da crise)

Salvo diferente opinião médica, a posologia deve ser a seguinte:
Adultos: Dois comprimidos, de uma vez só, durante a aura ou no início da cefaleia. Se necessário, administrar, meia hora depois, mais um comprimido, podendo ainda repetir-se esta mesma dose passada meia hora.
Adolescentes (12 anos ou mais): Um comprimido durante a aura ou no início da cefaleia. Se necessário, administrar, meia hora depois, mais um comprimido.

Os comprimidos devem ser ingeridos o mais precocemente possível, logo após os primeiros sintomas da crise de enxaqueca. Não ingerir mais de 6 comprimidos por dia ou mais de 10 a 12 comprimidos por semana.

Não utilizar durante a gravidez e lactação.

Nao interfere com a eficacia da pilula.

Preço: 20 comprimidos, 4,84 euros

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

04/08/16

TransAct LAT no alivio das dores

Para tratamento das dores temos varias opções disponíveis: comprimidos, gel/pomada e emplastros. Emplastro anti inflamatório é uma opção muitas vezes esquecida, mas é bastante interessante e muito pratica, porque actua directamente na área afectada durante um período de tempo prolongado. Um dos mais populares e já utilizados há muitos anos é o TransAct Lat, tem eficácia comprovada.

TransAct Lat está indicado no tratamento de:
 TransAct LAT no alivio das dores
  • Dores das articulações
  • Dores musculares (dor nas costas, lombar, pescoço, pernas, braços e lesões musculares)

TransAct LAT é um penso impregnado (constituído por uma película aderente de poliéster), o qual liberta de uma forma sustentada níveis de flurbiprofeno (substancia activa) directamente para a área afectada com uma absorção sistémica mínima. O flurbiprofeno é um agente anti-inflamatório não esteróide bem conhecido, com propriedades analgésica, anti-inflamatória e antipirética importantes. Neste caso o flurbiprofeno é um anti-inflamatório não esteróide para uso tópico.

Utilização: Recomenda-se a aplicação de um só penso impregnado, sobre a área afectada, devendo ser substituído de 12 em 12 horas (não utilizar em peles feridas ou muito frágeis). Quando se aplica o TransAct LAT sobre uma articulação, como por exemplo o cotovelo o joelho, deve ser colocado com a articulação um pouco flectida, podendo ser conveniente a utilização de uma ligadura ou manga (inclusa) sobre o penso impregnado. Não deve ser utilizado mais do que 7 dias seguidos.

A segurança do TransAct LAT durante a gravidez e o aleitamento não foi ainda estabelecida.

È pouco provável haver reacções adversos com a utilização do emplastro, a não ser que seja utilizado por períodos prolongados o que vai facilitar a absorção cutânea.

Preço: Transact Lat, 40 mg x 10 penso impregnado 12.65€

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!