28/06/16

Aspirina MicroActive

Aspirina é um dos medicamentos mais conhecidos do mundo, já existe há mais de 100 anos e continua a ser amplamente utilizada. Aspirina contém como substância activa o ácido acetilsalicílico que pertence a um grupo de substâncias conhecidas como anti-inflamatórios não esteróides (AINE). Medicamento não sujeito a receita médica.

Aspirina está indicada no alívio de dores de intensidade ligeira a moderada:
  • dores de cabeça
  • dores de dentes
  • dores musculares (costas)
  • dores menstruais 
  • estados febris associados a resfriados ou gripe

Bayer HealthCare em 2015 fez o lançamento da Aspirina MicroActive, uma nova fórmula da
Aspirina clássica, nova tecnologia micro-active, alivia a dor e inflamação duas vezes mais rápido do que apresentação anterior, graças as partículas muito mais pequenas do que as partículas dos comprimidos Aspirina 500mg tradicionais.
Aspirina MicroActive

A Aspirina MicroActive tem também uma embalagem inovadora com blisters no formato de trevo de quatro folhas, sendo os blisters mais pequenos, divisíveis e por isso fáceis e práticos de transportar. Também passou a ser comprimido efervescente na agua e não é um comprimido para engolir.


Especificidades da nova formula:
  1. Dissolve-se 6 vezes mais rápido
  2. O seu ingrediente activo é absorvido para a corrente sanguínea 2,5 vezes mais depressa 
  3. Proporciona alívio da dor 2 vezes mais rápido

Posologia:

Adultos: recomenda-se 1 - 2 comprimidos. Não se devem tomar mais de 8 comprimidos por dia e deve haver um intervalo de 4 - 8 horas entre as tomas.

Crianças a partir de 12 anos: 1 comprimido. Não se devem administrar mais de 3 comprimidos por dia e deve haver um intervalo de 4 - 8 horas entre as tomas.

Não usar em crianças e adolescentes com doenças febris, a não ser por recomendação expressa do médico.

O ácido acetilsalicílico tem demonstrado ser bem tolerado, apesar disso destina-se ao alívio de sintomas ocasionais pelo que não deverá ser utilizada durante períodos prolongados (mais de 3 dias). Usos prolongados podem levar ao aparecimento de imensos problemas de saúde, um dos principais são as hemorragias.

Durante a gravidez e aleitamento, os medicamentos contendo ácido acetilsalicílico não devem ser usados a não ser por receita médica.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

19/06/16

Kombucha: benefícios e a preparação

Chá de kombucha é consumido mundialmente por causa das suas propriedades refrescantes e benefícios para a saúde humana. È uma bebida com sabor doce e ligeiramente ácido, produzido a partir da fermentação de chá açucarado com uma cultura simbiótica de bactérias do ácido acético e leveduras (fungo de chá ou também chamado cogumelo do chá). Kombucha é composto por uma camada de película celulósica flutuante que possui a aparência de uma panqueca.

Há vários estudos que foram feitos e que afirmam que beber chá de kombucha pode prevenir vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares , promover as funções do fígado , e estimular o sistema imunológico.

Alguns benefícios que já foram comprovados ou ainda estão em estudo:

Desintoxicar o organismo
Reduzir o nível de colesterol e aterosclerose
Reduzir a pressão arterial
Reduzir os problemas inflamatórios
Aliviar a artrite , reumatismo e sintomas da gota
Melhorar a actividade do fígado e das glândulas
Normalizar a actividade intestinal, o equilíbrio da flora intestinal , reduzir as hemorroidas
Reduzir a obesidade e regular o apetite
Prevenir / curar a infecção da bexiga e reduzir a calcificação renal
Proteger contra a diabetes
Aumentar a resistência do corpo ao cancro
Tem um efeito antibiótico contra bactérias , vírus e leveduras
Melhorar o sistema imunitário
Aliviar a bronquite e asma
Reduzir distúrbios menstruais e de afrontamentos na menopausa
Melhorar a pele, cabelos , unhas e saúde
Reduzir o desejo pelo álcool
Reduzir o stress e distúrbios nervosos , actua na insónia
Aliviar dores de cabeça
Melhorar capacidade visual
Combater o envelhecimento
Melhorar o metabolismo geral


Modo de preparação:

Preparar chá de kombucha é bastante e simples e não precisa de grandes cuidados. Chá preto e açúcar branco são os ingredientes principais, no entanto pode variar, por exemplo pode utilizar chá verde.
ingredientes necessários para preparação da kombucha

Vai precisar de uma colónia saudável-uma panqueca (de preferência com algum liquido da preparação anterior). Uma chávena de açúcar. Algumas saquetas de chá preto e um recipiente grande de vidro.
Ferver a quantidade da agua necessária, depois introduzir as saquetas de chá e dissolver o açúcar. Depois de arrefecer o preparado pode passar para o frasco (evita que o vidro racha devido ao calor).
Quando estiver pronto e preparação estiver a temperatura ambiente pode introduzir a panqueca no meio do chá com o liquido da preparação anterior, se não tiver o liquido não tem problema, o cogumelo vai demorar mais tempo a começar a fermentar ou então pode colocar algumas gotas do vinagre só para acidificar a preparação. Enquanto o frasco esta em repouso convém tapar com pano ou folha do papel da cozinha para evitar que entra pó ou moscas.
Passado 2 semanas, em principio, já pode beber. A quantidade de açúcar que colocar e o tempo que deixar fermentar vai influenciar o sabor da bebida, como é uma questão de gosto aconselho ir experimentando.

A medida que o tempo vai passando vai formar-se uma nova camada da kombucha, uma película em cima que vai engrossar, pode deitar fora ou oferecer a alguém. Pode guardar a kombucha no frigorífico durante uns dias se for preciso, enquanto troca da preparação. Em Portugal pode também adquirir uma colónia no olx.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

15/06/16

Sargenor 5: melhoria do rendimento físico e psíquico

Anda cansado e com falta de energia em geral? A cabeça parece que anda na lua e não consegue concentrar-se? Pode experimentar tomar um Tónico, são destinados a combater o cansaço e fadiga do dia a dia. Da lhe energia e força para enfrentar os problemas e stress diário. Também permite melhorar função cognitiva e a memoria. Os Tónicos Energizantes são muito utilizados nas situações de maior desgaste como exames e excesso de trabalho ou ate no caso das doença. Os especialistas alertam que estados de fadiga (astenia), é mais frequente na Primavera e no Outono.

Sargenor 5

È um dos lideres do mercado já há bastante tempo e com a eficácia comprovada. O Sargenor 5 são ampolas bebíveis constituídos por 2 aminoácidos: arginina e acido aspartico (em conjunto correspondente a 5g de aspartato de arginina).

Arginina é indispensável á produção da energia celular e melhoria da actividade cerebral- uma melhoria do rendimento físico e psíquico. Arginina é um aminoácido, não confundir com complexos vitaminicos que pode adquirir na farmácia.

Sargenor 5 é um medicamento bioenergético com acção favorável nas seguintes situações:

Sargenor 5: melhoria do rendimento físico e psíquico
  • Fadiga física do desportista, da grávida, estados de convalescença médica e cirúrgica
  • Fadiga intelectual
  • Fadiga sexual primária
  • Perturbações do sono 

Pode tomar Sargenor 5 durante a gravidez e o período de aleitamento.

Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar Sargenor 5 com precaução para obter os devidos resultados. Este medicamento contém 250 mg de sacarose por cada ml de solução oral. Aspartamo é uma fonte de fenilalanina ( importante no caso da fenilcetonúria). Sargenor 5 não engorda e não interfere com a eficácia da pílula.

Como todos os medicamentos, Sargenor 5 pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas, alias o Sargenor é muito bem tolerado.

Recomenda-se a seguinte posologia: 1 ampola 2 vezes ao dia. A duração do tratamento não deverá ser inferior a 3 semanas ( o mínimo é a toma de 2 embalagens seguidas). As ampolas bebíveis devem ser tomadas no início das refeições. Diluir uma ampola bebível com um pouco de água.

Apresentações:
Sargenor 5 20 ampolas de vidro de 10ml (5gr de aspartato de arginina). Preço +/- 14.50 euros
Sargenor 20 ampolas (1gr de aspartato de arginina)
Sargenor 60 Cápsulas (500mg de aspartato de arginina)

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

14/06/16

Vacina Bexsero e os prazos de administração.

Em 2015 maior parte dos médicos passou a prescrever uma nova vacina para as crianças e bebes: Bexsero. Este medicamento é indicado na prevenção activa contra doença meningocócica invasiva causada por Neisseiria meningitidis do grupo B. Em quase todos os casos são necessárias 2 doses com intervalo mínimo de 2 meses entre a primeira e a segunda dose. O preço de cada dose é € 90,09.

De momento encontra se esgotada devido ao aumento do consumo durante o ano de 2016, o que provoca muita ansiedades nos pais. A duvida é sobre os prazos de administração da vacina.

De acordo com o RCM da Bexsero não existe um intervalo máximo de tempo entre doses de imunização primária. Deste modo, recomenda-se que os indivíduos que ainda se encontrem a completar o esquema de imunização, o façam assim que possível, sem necessidade de recomeço do mesmo.

Direção Geral de Saúde, faz uma referência a algumas regras gerais de vacinação nomeadamente sobre o intervalo entre a administração de vacinas: “Intervalos superiores ao recomendado no calendário vacinal não reduzem a concentração final de anticorpos protectores. A interrupção do esquema vacinal apenas requer que se complete o esquema estabelecido, independentemente do tempo decorrido desde a administração da última dose

Isso quer dizer que mesmo que a vacina continue esgotada nos próximos meses não tem mal nenhum em aplicarem a segunda/terceira dose mais tarde do que esta marcado. Única diferença é que ate completarem o esquema de imunização a criança não esta protegida contra Neisseiria meningitidis porque o nível dos anticorpos criados pela vacina não é suficiente. Mas a vacina não perde a sua eficácia se não for tomada nas datas marcadas, assim que completar o esquema começa o efeito protector.

Convém só relembrar caso haja outras vacinas que ainda esteja a tomar pelo Plano Nacional de Vacinação convém toma-las nas datas marcadas e terá de aguardar algum tempo, a volta de um mês e só depois pode tomar a vacina Bexsero. No caso da duvida é melhor falar com o pediatra.

Vacina Bexsero e os prazos de administração. Posologia

11/06/16

Monuril no tratamento da infecção urinária

Infecção urinária é um problema muito comum, especialmente nas mulheres. Infecção pode ser causada por varias bactérias ( bactérias da flora intestinal ou vaginal) e pode atingir regiões diferentes do sistema urinário. Em mulheres costuma atingir a bexiga (cistite) e os rins (pielonefrite). Nos homens as bactérias podem alojar-se na próstata, nos testículos e nos rins.

Sintomas da infecção urinária:
  • dor na bexiga (sente um peso em baixo da barriga)
  • dor e ardência ao urinar
  • dificuldade para iniciar a micção
  • urgência miccional
  • vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades
  • urina com mau odor e coloração alterada
  • hematúria (urina com sangue) em certos casos
  • dor na lombar e febre (sinais de pielonefrite)
Pode ter infecção, mas sem sintomas, que é detectada nos exames da rotina. Maior parte das infecções nem precisa do tratamento, melhora passado alguns dias.

As infecções urinárias são tratadas com antibióticos. Recomenda-se fazer um exame a urina para saber qual é o tipo da bactéria que tem e depois tratar com antibiótico certo.

Durante a infecção urinária e para prevenir mais infecções é recomendado que beba muita água, use roupa interior larga e de algodão e mantenha a região íntima bem limpa.

Monuril

Monuril é o medicamento mais popular no tratamento de infecção urinaria, é um antibiótico, cuja substancia activa é Fosfomicina (3g). Frequentemente é prescrito pelos medico sem antes fazer teste a urina.

Esta indicado, em adultos e crianças com mais de 12 anos, para:
Monuril no tratamento da infecção urinária
  • tratamento de infecções agudas não complicadas das vias urinárias baixas (cistite), causadas por bactérias sensíveis à fosfomicina
  • tratamento de infecções urinárias pós-operatórias
  • prevenção de infecções do tracto urinário resultantes de intervenções cirúrgicas e manobras de diagnóstico
  • bacteriúria assintomática na gravidez -presença de bactérias na urina sem sintomas de infecção (este medicamento apenas deve ser tomado durante a gravidez ou o aleitamento se os seus benefícios justificarem os riscos potenciais)
Toma habitual: toma uma saqueta e passado 24h toma outra saqueta do antibiotico. É aconselhável tomar o medicamento com o estômago vazio, ou seja, duas a três horas antes ou depois da ingestão de alimentos, preferivelmente antes de deitar e após esvaziada a bexiga. Cada saqueta deve ser diluída num copo de água ou de outro líquido e tomada de imediato.

Apesar de uma dose única equivalente a 3g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura, os médicos normalmente recomendam a toma de 2 saquetas para prevenir e garantir eliminação total das bactérias.

Monuril geralmente é bem tolerado. Contem sacarose (açúcar), por isso os diabéticos tem de ter cuidado. Monuril tem sua absorção diminuída pela metoclopramida (medicamento para reduzir os vómitos).

Após o início do tratamento os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias. Caso não ocorra melhora, o médico deverá ser informado.

Monuril não interfere com a eficácia da pílula.


Monuril, 3 g x 2 saquetas: preço € 8,35
Existe também em generico.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

08/06/16

Cuidados a ter após fazer uma tatuagem

Ao fazer uma tatuagem a pele fica em "ferida" e tem de ter cuidado nos próximos dias. Como qualquer feriada convém que esteja limpa adequadamente e de seguida tem de aplicar algum creme hidratante e cicatrizante.

Não há regras rígidas que tem de ser seguidos. Para limpeza pode utilizar algum sabão neutro ou algum desinfectante por exemplo Diaseptyl ( é parecido com Betadine), limpa sem esfregar e seca com toalha ou papel da cozinha.
Cuidados a ter após fazer uma tatuagem

Nos primeiros dias, logo a seguir a fazer tatuagem, pode optar por ter a tatuagem coberta com uma película plástica (da cozinha), nesse caso não aplica a pomada em conjunto com a película, e substituir a película várias vezes ao dia, fazendo limpeza antes de cada substituição. Ou outra opção que penso que é mais fácil de fazer é ter a tatuagem ao ar, nesse caso sempre com uma fina camada protectora de pomada cicatrizante.

Passado alguns dias a tatuagem já esta mais cicatrizada e com algumas crostas e provoca a comichão...não pode coçar! Tem de continuar a aplicar pomada hidratante até estar completamente cicatrizada.

Bepanthene Plus Creme e Bepanthene Pomada são as duas opções mais recomendadas, eficazes e baratas. Bepanthene é um óptimo hidratante e graças ao Dexpantenol é um bom cicatrizante. Pode ser aplicado as vezes que quiser na pele. Recomendo a compra do Bepanthene Plus Creme porque tem a cloro-hexidina (um anti-séptico), assim ajuda a desinfectar e minimizar a contaminação por bactérias. É absorvido rapidamente e não deixa a pele gordurosa.

Nas áreas do corpo expostas ao sol terá de aplicar um creme protector com factor 50+. Esse cuidado tem mesmo de ser cumprido se não quer que a sua tatuagem perca a cor. Tera de ter cuidado com o sol nos próximos 3-6 meses.

Recentemente foi lançado um óptimo produto : CICAPLAST BAUME B5 com ou sem SPF50. Tem o mesmo principio activo do Bepanthene e associa outros elementos que ajudam a cicatrizar: Madecassoside + Cobre + Zinco + Manganésio. Tem uma textura óptima, não é gorduroso, forma uma película protectora invisível.

CICAPLAST BAUME B5 SPF50 é uma óptima opção para altura do ano em que temos sol, assim tem o cicatrizante e protector solar 2 em 1.

Seguindo os conselhos dados você terá uma tatuagem com cores vivas e bonitas e logo ficará com vontade de fazer outra.

Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!