28/02/16

ValdispertNoite e ValdispertNoite Rapid

A melatonina, é uma hormona naturalmente produzida pelo nosso organismo ajuda a regular o ciclo de sono. Contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer, melhora a qualidade do sono e desta forma conseguimos aproveitar melhor o descanso. Promove um sono mais profundo e mais reparador, pode ser tomado por qualquer adulto e crianças e não cria habituação. Pode ser usado em casos de jet-lag ou simplesmente se tiver dificuldade em adormecer.

ValdispertNoite


60 comprimidos revestidos de libertação prolongada.
o que faz ValdispertNoite

Composição: Melatonina 1 mg, Niacina (Nicotinamida / vitamina B3) 36 mg, Vitamina B6 9,5 mg.

Vitaminas do Complexo B ajudam a diminuir o cansaço e a fadiga causadas pelos distúrbios do sono.

Os comprimidos de libertação prolongada permitem uma dupla funcionalidade:
Metade do substancia activa é libertada de imediato e a outra metade é libertada gradualmente ao longo da noite para proporcionar um sono prolongado.

Modo de utilização:
Tomar 1 comprimido 15 minutos antes de se deitar, preferencialmente sempre à mesma hora.

Preço: +/- 15 euros



ValdispertNoite Rapid


20 comprimidos orodispersíveis de rápida absorção.
como tomar ValdispertNoite Rapid

Composição: 1,9 mg de melatonina

Sendo um comprimido orodispersível não precisa de agua para ser tomado e começa a funcionar mais rápido.

Modo de utilização: Tomar 1 comprimido 30 minutos antes de se deitar, preferencialmente sempre à mesma hora. Tem de colocar o comprimido debaixo da língua e deixar dissolver. Pode também engolir com ajuda da agua se preferir.

Preço: +/- 10 euros

Contra-indicações:
Não se aconselha a utilização do produto em crianças com menos de 3 anos, em mulheres grávidas, a amamentar ou que têm intenção de engravidar.


Não há quaisquer efeitos negativos conhecidos se o tratamento for interrompido ou terminado antecipadamente. Não são conhecidos quaisquer efeitos de privação após a conclusão do tratamento com melatonina .

Comparando os dois produtos podem ver que são bastante parecidos, variam na concentração da melatonina e na forma de tomar. Quanto ao preço reparem que o numero de comprimidos é diferente (20 ou 60 unidades).


P.S. Não confunda estes dois produtos com Valdispert normal que tem raiz de Valeriana.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

Melatonina e o sono

A melatonina, é uma hormona naturalmente produzida por uma glândula localizada no cérebro, denominada glândula pineal. A melatonina está envolvida na coordenação do ciclo do sono, actua em células de zonas específicas do cérebro e ajuda a adormecer.

Os seus níveis sanguíneos aumentam normalmente na ausência da luz, atingindo o seu nível máximo a meio da noite por volta das 2-3 da manha e diminui gradualmente ao longo da noite. A função mais conhecida da melatonina é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.

Estudos demonstram que as mulheres tem níveis mais elevados de melatonina, por isso são mais sensíveis as mudanças sazonais e alterações da luz.

Há 3 situações típicas em que a concentração da melatonina no organismo é reduzida:
  • Alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz artificial, inibe a produção da melatonina, por isso normalmente estas pessoas tem dificuldades em dormir ou não descansam o suficiente.
  • O envelhecimento também leva a redução da produção da hormona, por isso, os distúrbios de sono / insónias são mais frequentes em adultos ou idosos. Com a idade o sono é menos profundo e desperta-se mais vezes.
  • Fenomeno jet-lag. Ocorre quando fazemos uma viagem para um local com fuso-horário muito diferente do país original. O ritmo circadiano do seu organismo fica desregulado e pode levar vários dias ate ajustar a rotina de sono.
Existem suplementos com a melatonina sintética que podem ser úteis nas 3 situações. Através da substituição da hormona, o suplemento aumenta os níveis de melatonina no sangue, ajudando pessoas a adormecer, libertam a melatonina lentamente, ao longo de algumas horas, simulam a produção natural de melatonina pelo organismo. Melhora a qualidade do sono, promovendo um sono mais profundo e mais reparador, depois de acordar sentimos que descansamos bem.

Melatonina é utilizada em monoterapia (isoladamente) para o tratamento a curto prazo da insónia primária (dificuldade em adormecer ou em ficar adormecido, ou sono de má qualidade durante, pelo menos, um mês) em doentes adultos e idosos. “Primária” significa que a insónia não tem uma causa identificada, nomeadamente quaisquer outras causas médicas, mentais ou ambientais. Pode ser um complemento de tratamentos com benzodiazepinas.

A dose varia de 1 a 5 mg dependendo da necessidade do indivíduo. Geralmente inicia-se o tratamento com doses mais baixas e aumenta-se conforme a necessidade. Idosos podem necessitar de doses mais altas. Nem todas as pessoas reagem a melatonina , mas há muitos estudos que comprovam a sua eficácia. Normalmente toma-se 1 comprimido a noite 1 hora antes da hora de dormir.

Em Portugal a melatonina pode ser encontrada em medicamento Circadin 2 mg

27/02/16

Ensaios clínicos em pessoas saudáveis

Ensaios clínicos è um tema controverso. Maior parte das pessoas nem quer ouvir falar em participar num. Vou tentar explicar aqui que há imensa variedade de ensaios e alguns são bastante inofensivos e vale a pena considerar a hipótese de participar.

No Porto no Hospital da Prelada existe um laboratório de ensaios clínicos de Fase 1 - Blueclinical . Ensaios da Fase 1 são realizados em pessoas saudáveis e focam-se principalmente na segurança e tolerância ao medicamento. Em Portugal, os ensaios clínicos com medicamentos devem ser autorizados pela Comissão de Ética e pelo INFARMED.

Durante um ensaio de fase I o medicamento é testado num grupo de pessoas pela primeira vez. Antes disso, a nova molécula foi testada em células e em animais. Maior parte dos ensaios que são realizados neste laboratório é a comparação de um medicamento de marca com o medicamento género ou interacção do medicamento com a alimentação ou com outros medicamento. Os ensaios mais perigosos na minha opinião são os que usam moléculas desconhecidas pela primeira vez, que não é o caso.

Nestes ensaios participam um numero reduzido de voluntários ( até 30 normalmente ), tem de ser pessoas saudáveis, normalmente não fumadores, que não tomam nenhuma medicação ( a pílula nalguns ensaios é aceite ). São realizados exames ao sangue e a urina e ECG antes de admissão de candidatos e feito um questionário extenso sobre a sua saude, suplementos alimentares que pode estar a tomar e sobre condições específicos de cada ensaio.


Se passar nos testes todos terá de assinar consentimento informado em que explica o que estão a testar, o que vão fazer, reacções adversas possíveis e comprometer se a cumprir todas as regras ( se não cumprir será retirado do ensaio ).

Ensaio da Blueclinical normalmente consiste num internamento de um dia, em que lhe colocam um cateter e tiram sangue IMENSAS vezes por dia, depois da alta terá de vir ao laboratório tirar sangue mais algumas vezes nas horas certas, impostas pelo ensaio. O procedimento é repetido passado 2 semanas. Durante o internamento é tudo vigiado e controlado ao minuto, tem horas para comer e para colheitas e eventuais testes complementares. Vão sentir se como uma cobaia do laboratório a qual atribuem um numero. Não é a melhor sensação do mundo, mas aguenta se.

Como disse estão a ser sempre vigiados, há imensos enfermeiros a sua volta sempre a ver se esta tudo bem, por isso se houver algum problema a intervenção é rápida. Já agora qualquer ensaio é coberto pelo seguro.

Todos os participantes em ensaios clínicos são livres de sair do ensaio clínico em qualquer momento, a participação é voluntaria. Se não cumprir algum requisito ou se tomar alguma coisa não autorizada será convidado a sair, qualquer desvio pode ser notado nas colheitas de sangue, por isso não consegue enganar.

Apesar de participação ser voluntaria, há poucos voluntários. Existe uma compensação monetária pelo ensaio, pela lei os voluntários não podem ser pagos, mas são compensados pelo desconforto e o tempo perdido. Não queria estar a dizer valores porque variam de ensaio para ensaio e do tempo dispensado, mas em 2 semanas pode ganhar até 500 euros. Tera de passar recibo verde no final. A primeira vista parece bastante, mas depois de ser picado não sei quantas vezes e ter de ir la varias vezes já não parece tão bom. Maior partes dos participantes são jovens estudantes universitários.

Eu participei pela curiosidade pela área da saúde e a compensação monetária também ajudou :)

Se quiser inscrever se na Blueclinical ou simplesmente tirar alguma duvida pode fazer aqui no site da Blueclinical .

Depois passam a receber emails com os ensaios que estão disponíveis e podem avaliar se estão interessados ou não.

Já participou em algum ensaio? Se souber de mais laboratórios pode deixar o nome nos comentários pf

26/02/16

ELUGEL : antisséptico e cicatrizante para a sua boca

ELUGEL é um daqueles produtos que toda a gente já ouviu falar ou tem em casa. Podia ser um dos produtos para estar na caixa de primeiros socorros. Se alguma vez teve algum problema na boca ou uma ferida ou simplesmente já foi ao dentista provavelmente já lhe recomendaram comprar o ELUGEL .
ELUGEL para que serve

ELUGEL é um gel bucal com Clorohexidina 0.2% com elevado poder antisséptico e cicatrizante. Devido às suas propriedades antissépticas previne a formação de placa bacteriana na boca, utiliza se nas situações em que as condições locais não permitem uma higiene oral habitual: após cirurgia, extração dentária e aftas. Consegue manter o ambiente livre das bactérias (dentro do possível claro) e evita as infecções no local da ferida.

Pode ser utilizado se tiver gengiva inflamada e irritada, se tirar o dente, se fizer alguma operação na boca, feridas resultantes do aparelho e também recomenda se em caso de aftas para cicatrizar mais rápido.

ELUGEL não tem álcool e não arde quando é aplicado, tem um sabor agradável. Deve aplicar varias vezes ao dia para manter uma película protectora que se forma depois da aplicação, deixar estar sem retirar, voltar a aplicar depois das refeições. Aplicar diretamente, mas sem fazer muita pressão em cima da ferida, pode aplicar em cima dos aparelhos fixos ou sobre as próteses.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

23/02/16

Como aplicar óvulos / comprimidos vaginais?

No folheto do Gino-Canesten Comprimidos Vaginais pode ver as seguintes

INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO:

Introdução do comprimido vaginal com aplicador
1. Puxar o êmbolo (A) até prender. Colocar o comprimido vaginal no aplicador (B).

2. Introduzir cuidadosamente o aplicador com o comprimido o mais profundamente
possível na vagina (de preferência deitada e com as pernas ligeiramente fletidas).

3. Empurrar o êmbolo cuidadosamente até prender, de modo a depositar o
comprimido na vagina. Remover o êmbolo.

4. O aplicador pode ser novamente utilizado. Após a utilização, retirar totalmente o
êmbolo do aplicador e lavar cuidadosamente em água quente (não a ferver). Para
tal, retirar completamente o êmbolo (A) do aplicador (B).


Introdução do comprimido vaginal sem aplicador
Após lavagem das mãos, introduzir o comprimido vaginal o mais profundamente
possível na vagina, utilizando diretamente o dedo (de preferência deitada e com as
pernas ligeiramente fletidas).


Por regra geral todos óvulos / comprimidos vaginais são colocados da mesma forma. Posso dar alguns exemplos como Gino-Canesten, Gyno-Pevaryl, Gynoflor, Fluomizin, Flagyl e etc...

A numero dos dias do tratamento varia dependendo do produto, por regra geral a embalagem vem com a quantidade certa de tratamento, por isso tem de fazer a embalagem até acabar. Na minha opinião é mais fácil e mais rápido colocar com a ajuda dos dedos e consegue sentir melhor o que esta a fazer. Depois de remover o produto da embalagem de plástico/ alumínio só tem de empurrar o mais fundo possível de preferência a noite na hora de deitar para que o óvulo / comprimido não começa a descer e acabe por sair antes de ser dissolvido.

A diferença entre óvulo e comprimidos não é grande e não é muito relevante, varia na consistência e no tempo que demora a desfazer se. Depois de introduzido óvulo / comprimido começa a partir se com o calor do nosso corpo e espalha se pela vagina como uma pomada e começa a fazer o efeito desejado, dependendo da substancia activa do medicamento.

De manha e ao longo dos próximos dias é normal notar que essa pomada esta a sair , por isso nota uma mancha / pasta branca nas cuecas. Tudo que não foi absorvido, acaba por sair pelo canal vaginal quando nos levantamos, é a lei da gravidade. Isso não quer dizer que o óvulo não fez efeito, simplesmente saiu o excesso.

Enquanto esta a fazer tratamento aconselha se evitar relações sexuais vaginais porque:
  • pode infectar o parceiro 
  • pode interferir com a eficácia dos óvulos vaginais, por alterar a flora e pH vaginal
  • pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex (ex.: preservativos e diafragma).

No caso de estar com período é melhor aguardar e começar fazer o tratamento depois. Maior partes dos óvulo / comprimido perdem ou reduzem eficácia se estiver com a menstruação (substancia activa é eliminada pelo fluxo de sangue), por isso antes de começar o tratamento faça as contas para que não calha nestes dias.

No caso da gravidez tem de aconselhar se com a medica antes de começar qualquer aplicação e se tiver de usar algum produto nesta altura não pode usar aplicadores por precaução para não atingir o feto.

Regra geral óvulo / comprimido é pouco absorvido pelo sangue por isso normalmente não interfere com outra medicação que pode estar a tomar, por exemplo pílula. Por essa mesma razão raramente pode haver efeitos adversos.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

14/02/16

Herpes labial , o que fazer?

O herpes labial é uma infecção que é causada pelo Vírus herpes simplex tipo 1 (HSV) que está dormente (latente) nos gânglios nervosos da face, quando o vírus é activo aparece em forma de umas bolhas pequenas de liquido aglomeradas que depois originam uma ferida. Pode aparecer no lábio, no nariz, na vagina ou na pele a volta. A duração da fase inicial das bolhas de liquido dura em media 3-4 dias, depois forma-se ferida e a crosta que vai desaparecendo devagar, o tempo depende da pessoa e do tamanho da lesão. Um terço da população vai ter manifestações repetidas do herpes, infelizmente é impossível de eliminar o vírus do organismo.

Vários factores podem activar o vírus: constipações, gripe, menstruação, cansaço, perturbações emocionais, stress, dieta pouco equilibrada, lesões físicas, excesso da radiação solar ou do frio (usar sempre protector labial com SPF e protector solar no rosto quando for para a praia ou para as pistas de esqui ).

O herpes labial é contagioso, pode infetar outras partes do seu corpo e as pessoas a sua volta. Deverá evitar beijar e ter sexo oral se você ou o seu parceiro tiverem uma lesão de herpes labial. Não partilhe copos, toalhas, lâminas de barbear, escovas de dentes ou quaisquer outros objetos que toquem a boca. A fase de maior contagio é logo no inicio quando há bolhas, deve evitar tocar na ferida e a seguir tocar nas outras partes do seu corpo, especialmente olhos e partes intimas.

Mesmo sendo comum, o herpes labial pode ser muito desconfortável, especialmente pela parte estética. Normalmente passa sem deixar marcas ou deixa pequenas marcas que desaparecem com o tempo.

Herpes labial
Não é possível livrar-se do vírus do herpes labial, mas pode acelerar a cura quando este se desenvolver! Deve aplicar creme antiviral ( o mais conhecido é o ZOVIRAX ) na zona afectada logo nos primeiros sinais de aparecimento do herpes labial. O melhor momento para se iniciar o tratamento é assim que comece a notar a sensação de uma picada, comichão ou formigueiro, antes mesmo que apareça qualquer sinal visível do herpes labial. Mais vale colocar o creme mesmo se tem duvidas se precisa ou não, mal não faz.

O ZOVIRAX contém 5% de aciclovir, ajuda a impedir o vírus de se reproduzir e acelera a cicatrização, na fase mais tardia pode continuar a aplicar o ZOVIRAX ou algum creme cicatrizante para hidratar a ferida. Na fase inicial deve aplicar o creme varias vezes ao dia, de preferência ter sempre uma camada do creme em cima do herpes.

ZOVIRAX creme apresenta-se numa bomba doseadora pratica e custa +/- 7 euros.
Existe também o genérico,chama se aciclovir e custa +/- 3 euros.
Outra opção bastante conhecida é o creme chamado Fenivir (penciclovir), igualmente eficaz no combate a herpes e custa +/- 8 euros.

Há um truque que eu uso e funciona comigo, apesar de não haver provas cientificas. Aplicar/pressionar algodão embebido em álcool durante alguns minutos na área que esta com formigueiro, ajuda a reduzir a quantidade das bolhas e herpes passa mais rápido. Tem algum truque que quer partilhar?


Se tem herpes labial com muita frequência, mais de 3/5 vezes por ano pode considerar a opção de tomar os comprimidos para ver se consegue reduzir a frequência de aparecimento. Terá de falar com o medico e pedir receita, pode ser necessários fazer algum tratamento prolongado.

Tratamento normal consiste em tomar durante 5 dias ZOVIRAX comprimidos 200 mg, cinco vezes por dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo a dose da noite. Nem sempre funciona porque a dificuldade consiste em começar o tratamento antes de aparecerem as lesões do herpes.


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!

10/02/16

Infecção vaginal: qual é a sua?

Comparação dos principais sintomas das infecções vaginais mais comuns:


Infecção vaginal provocada por FUNGO (Candidiase)
Aspecto do corrimento: espesso e esbranquiçado
Odor do corrimento: geralmente não tem odor
Aspecto da vulva e vagina: edema, fissura, vermelhidão da vulva
Prurido e dor:  prurido e grande desconforto acompanhado de dor no acto sexual



Infecção vaginal provocada por BACTÉRIA (Vaginose bacteriana)
Aspecto do corrimento:  pegajoso, homogéneo, esbranquiçado e fino
Odor do corrimento: odor intenso e desagradável (lembra o odor a peixe)
Aspecto da vulva e vagina:ausência de inflamação e vermelhidão da vulva
Prurido e dor: sem dor no acto sexual



Infecção vaginal provocada por PROTOZOÁRIOS (Tricomoníase)


Aspecto do corrimento: amarelo/esverdeado, purulento
Odor do corrimento: odor desagradável
Aspecto da vulva e vagina: vermelhidão vulvovaginal
Prurido e dor: dor no acto sexual

08/02/16

Airborne

Airborne é mais um suplemento alimentar que promete ajudar na altura do frio para prevenir de forma natural as gripes e constipações. É recomendado para ajudar no normal funcionamento do sistema imunitário, para reforça as defesas naturais na época de stress / falta de sono e nas mudanças de estações especialmente na altura de frio.


Airborne contém uma mistura de 10 vitaminas, minerais e extractos de plantas que pela sua acção conjunta tem um efeito antioxidante, protector e estimulante do sistema imunitário. Nos casos de gripe e constipações promete ser eficaz na prevenção das doenças e reduzir a duração das mesmas.

Vitaminas: 
Vitamina C /ácido ascórbico - actua como antioxidante e potenciador de sistema imunológico.
Vitamina Aesta relacionada com a protecção da pele e das mucosas (mucosa da garganta e mucosa oral, recomendada para quem sofre de infecções da garganta recorrentes)
Vitamina E - antioxidante
Vitamina B2 / Riboflavina - coenzima indispensável no metabolismo, actua como protectora da mucosa da garganta.

Minerais:
Zinco - nutriente essencial para combater bactérias e vírus , uso comprovado para prevenir constipações ou diminuir a sua duração.
Magnésio e Manganês - ajuda a reduzir o tempo de recuperação na altura de maior stress , estimula a produção de anticorpos melhorando sistema imunitário.
Selénio - antioxidante 

Extractos de plantas:
Equinácea - estimula sistema imunitários e tem efeito anticéptico 
Ginseng - uma planta revitalizante que fornece energia 



4 apresentações:
Comprimidos Efervescentes Laranja, 32 Comprimidos Para Mastigar
Comprimidos Para Mastigar Laranja, 10 Comprimidos efervescentes
Comprimidos Para Mastigar Frutos do Bosque, 32 Comprimidos Para Mastigar
Comprimidos Efervescentes Lima-Limão , 10 Comprimidos efervescentes

Preço costuma ser a volta de 8/9 euros.


Modo de Utilização:
Para adultos e crianças com mais de 15 anos.
Recomenda-se a toma de 4 comprimidos para mastigar por dia (sem necessidade de água)
ou a toma de um comprimido efervescente por dia, dissolvido num copo de água.


Apesar de Airborne ter óptima composição que acabamos de ver a sua eficácia não foi comprovada, alias a empresa já foi processada pelas declarações de eficácia sem provas cientificas.
Outro ponto que merece ser referido é a concentração de vitamina A que é bastante elevada, é preciso ter cuidado se estiver a tomar algum outro suplemento vitaminico. Quantidade máxima de vitamina A que pode tomar por dia São 10.000 Unidades Internacionais (UI).


Deixe um comentário com a sua opinião, obrigada!