07/02/11

Antitranspirante ou desodorizante qual é a diferença?

Maior parte das pessoas não sabe a diferença ou então pensa que são sinónimos, mas não é verdade.
Desodorizante – diminui e disfarça o cheiro
Antitranspirante – não permite a transpiração, fecha as glândulas sudoríferas reduzindo a eliminação de toxinas.

O processo da transpiração acontece de seguinte forma, o nosso corpo produz suor, que é eliminado através dos poros, depois neste local começa o crescimento das bactérias que são causadores de mau cheiro. O antitranspirante actua na fase inicial, bloqueai os poros e conseguintemente não há acumulação de bactérias e de mau cheiro. Já o desodorizante actua na fase em que as toxinas já foram libertadas e começam aparecer as bactérias, funciona como anticéptico (diminui o numero das bactérias) e disfarça o odor.
Como podem ver os antitranspirantes acabam por ser muito mais eficazes no combate ao mau cheiro e as t-shirt molhadas debaixo dos braços.

Há uma certa controvercia sobre o facto se devemos usar o antitranspirante.
Há quem diga que sais do alumínio (o ingrediente mais frequente dos antitranspirantes) provocam cancro da mama ou que não devemos tapar os poros completamente, porque o corpo não consegue eliminar as toxinas.
Quanto ao cancro ainda nada foi provado, são só teorias e em relação a tapar os poros- os médicos dizem sempre que nos temos muitos mais lugares por onde podemos transpirar por isso não há mal nenhum. Também podem optar por usar durante a semana o antitranspirante e no fim-de-semana desodorizante.

Para quem tem a pele muito sensível o melhor será optar por um desodorizante sem álcool e sem cheiro. Um dos mais procurados na farmácia é o Keops da Roc, os homens gostam muito porque não deixa manchas nas camisas.
A escolha é sua, para mim sem duvida é o antitranspirante J

Sem comentários:

Enviar um comentário